8 dicas para atrair novos seguidores no Instagram do jeito certo

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, somando mais de 600 milhões de usuários ativos. Além disso, ele conta com uma média de 95 milhões de fotos compartilhadas por dia. Então, será que ganhar seguidores no Instagram é algo tão difícil assim?

Bom, as marcas e os influencers enfrentam um desafio constante por lá: as mudanças imprevisíveis do algoritmo. Ficou cada vez mais difícil entender o que fazer para que o Instagram entregue o seu conteúdo a mais pessoas.

Para conseguir ganhar mais seguidores no Instagram, você precisa crescer seu perfil. E há diversas estratégias que podem te ajudar a trabalhar a favor do algoritmo, basta saber quais delas realmente funcionam. Sim, é difícil se sobressair em meio a tanto conteúdo de qualidade, mas não é impossível.

Se você quer saber como conquistar seguidores no Instagram de forma ética, através das melhores práticas, leia todas as nossas próximas dicas:

  • Crie conteúdo de qualidade;
  • Tenha uma identidade visual coerente;
  • Use hashtags da maneira certa;
  • Poste com frequência;
  • Interaja com as outras pessoas;
  • Crie posts e stories interativos;
  • Faça conteúdo patrocinado;
  • Invista em parcerias.


8 dicas para ganhar seguidores no Instagram

seguidores no Instagram

Existem diversas formas de ganhar seguidores no Instagram e algumas delas nem sempre são éticas, podendo até mesmo penalizar o seu perfil. Portanto, alertamos para que você tenha cuidado com práticas duvidosas, como a compra de seguidores, o uso de bots e a participação em grupos de engajamento.

Bom, pra te ajudar nessa jornada de crescimento, nós reunimos 8 dicas que vão destravar o seu negócio no Instagram e atrair ainda mais clientes. Veja abaixo.

1. Crie conteúdo de qualidade

Primeiramente, para ter mais seguidores no Instagram, você precisa criar conteúdo de qualidade. Afinal, de nada adianta aplicar estratégias de crescimento de perfil se os conteúdos da sua página não agregam em nada para o seu público. Portanto, foque em melhorar seu conteúdo, adicionando posts que eduquem e informem, mas também entretenham.

Como fazer isso? Você precisa entender sua persona e identificar quais são suas dores, necessidades, desejos, medos, hábitos e comportamentos. Só assim, poderá criar um conteúdo que gere identificação e conexão com a audiência.

2. Tenha uma identidade visual coerente

A identidade visual é um fator forte, já que essa rede social é muito conhecida por seu foco em imagens e vídeos. Para atrair novos seguidores no Instagram, você precisa de uma identidade coerente que transmita a mensagem que você quer.

Se você vende brinquedos de crianças, por exemplo, faz sentido ter um feed todo preto? É claro que não, pois essa cor não transmite a alegria das crianças. Uma forma de evitar essa falta de conexão é variar as cores usadas ao longo do feed, por exemplo.

Veja algumas dicas para melhorar sua identidade visual no Insta:

  • Organize seu feed: você pode usar apps de organização como o Preview;
  • Procure utilizar sempre o mesmo filtro nas fotos;
  • Use a paleta de cores da sua identidade visual no feed;
  • Nas fotos, dê destaque ao produto e crie cenários interessantes.

Leia também: 6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita

3. Use hashtags da maneira certa

Agora que você já melhorou sua identidade visual e seu conteúdo, vamos às hashtags. É importante usá-las, pois o seu post pode acabar aparecendo na seção Explorar do Instagram. Isso significa que pessoas novas podem encontrar o seu perfil.

Para que a sua estratégia de hashtags funcione, faça o seguinte:

  • Use de 10 a 15 hashtags por post;
  • Não use hashtags muito genéricas, como #lookdodia ou #modapraia. Procure especificar mais e focar no seu nicho;
  • Varie as hashtags em cada post. O Instagram não gosta de perfis que sempre usam o mesmo grupo de hashtags, pois ele quer que as pessoas personalizem suas publicações;
  • Evite usar hashtags banidas.

4. Poste com frequência

Para conquistar mais seguidores no Instagram, não há saída: você precisa estar presente na rede social. Quanto mais você posta, mais o algoritmo entrega o seu conteúdo. Dessa forma, não fique muito tempo sem postar, pois isso só vai resultar na queda do seu engajamento.

Além disso, poste nos horários e dias que funcionam mais para você. Você pode ver quais são eles através da ferramenta de analytics do Instagram: o Instagram Insights.

5. Interaja com as outras pessoas

O principal objetivo das redes sociais é o relacionamento. Portanto, empresas e creators que não interagem com seu público e que não buscam realizar um networking acabam saindo prejudicadas, pois o algoritmo valoriza muito a interação. Então, é importante que você cultive relacionamentos no Instagram.

Procure comentar nos posts de outras marcas e apoie o trabalho dos outros. Do contrário, você também não recebe apoio. Além disso, nunca deixe de responder um comentário ou uma mensagem. Deixar as pessoas no vácuo não somente reduz o seu engajamento, mas passa a imagem de que você não se importa com seus clientes. Por isso, capriche também no SAC.

6. Crie posts e stories interativos

Para ter mais seguidores no Instagram, você precisa atrair novos tipos de públicos. E um jeito legal de fazer isso é criar conteúdo interativo. O objetivo desse conteúdo é fazer com que o maior número de pessoas possível se engaje com seu post, aumentando assim a visibilidade dele.

Existem algumas estratégias que você pode realizar para criar esse tipo de post:

  • Peça para as pessoas marcarem um amigo (desde que faça sentido no contexto do post);
  • Peça para que as pessoas compartilhem seu story ou post e marquem seu perfil para ganhar algo exclusivo (pode ser um material gratuito);
  • Crie stories com enquetes, quizzes, caixinha de perguntas e outros recursos de interação.

Quando você recebe mais interações, o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e merece ser mostrado para mais pessoas. É aí que a magia do algoritmo começa.

7. Faça conteúdo patrocinado

Se você quer acelerar o seu crescimento, é possível investir em campanhas de marketing através do Facebook Ads. A ferramenta de anúncios do Facebook é muito completa, permitindo que você segmente seu público de várias maneiras e que você otimize os resultados. 

Você pode pausar a campanha, alterá-la e testar outros formatos sem prejudicar o seu orçamento. Campanhas de marketing no Instagram garantem seguidores de forma mais rápida, mas lembre-se de que só vale a pena investir se você já conta com um bom conteúdo no seu perfil. Se não for o caso, priorize qualificar seu conteúdo primeiro.

8. Invista em parcerias

As empresas podem se beneficiar muito de parcerias com influencers e creators. O Instagram é um ninho repleto de criadores de conteúdo com fãs enlouquecidos, portanto, investir no marketing de influência pode ser uma ótima sacada.

É claro que isso exige uma boa verba, dependendo do influenciador escolhido. Mas pode ter certeza de que você vai conseguir mais seguidores no Instagram. O fato é que, às vezes, as pessoas confiam mais na indicação de influencers do que em anúncios. Então, considere essa estratégia.

E aí, gostou do conteúdo? Leia também:

Automação de marketing nas redes sociais: como fazer?

Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: