9 recursos do Instagram que podem melhorar a experiência do cliente

Por Capa, Dicas, Ferramentas, Marketing Digital, Redes Sociais

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recursos do InstagramNos últimos meses, o Instagram já fez tantas atualizações que fica difícil de acompanhar. Volta e meia, novos recursos do Instagram, novas ferramentas e novas funcionalidades são lançadas. Então, como saber o que dá pra ser usado como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo?

Segundo pesquisas, 50% dos brasileiros dizem já ter comprado um produto ou serviço que conheceram no Instagram. Além disso, 47% já contrataram alguém diretamente pelo Instagram. Como você pode ver, essa rede social é uma mina de oportunidades para as marcas.

É por isso que, nesse post, nós vamos revelar 9 recursos do Instagram que podem melhorar a experiência do cliente. Afinal, cada vez mais, o Instagram vem se tornando uma grande parte do funil de vendas. Você vai ler sobre:

  • 1. Bio estratégica;
  • 2. Stories;
  • 3. Reels;
  • 4. IGTV;
  • 5. Live;
  • 6. Instagram Shopping;
  • 7. Guias;
  • 8. Filtros;
  • 9. Push Notification.

Vamos lá?


1. Bio estratégica

A bio estratégica é um dos recursos do Instagram que muitas pessoas subestimam. Como empresa, você precisa escrever uma biografia estratégica que faça sentido. Do contrário, seus clientes não entenderão qual é o seu nicho, nem o seu propósito. Procure escrever frases curtas que sintetizem o que você faz e para quem é seu produto/serviço.

Além disso, é interessante disponibilizar um link para o seu site. E se você não possui um site, pode criar um Insta Website através do aplicativo milkshake para colocar todos os seus links úteis ali, direcionando seus visitantes para outras redes sociais da marca, por exemplo.

Outro ponto importante é o botão de contato que fica na biografia, mas está disponível somente para perfis comerciais ou para criadores de conteúdo. Você pode inserir seu email ali ou então seu whatsapp. Dessa forma, seu cliente pode te contatar de maneira prática.


2. Stories

Os stories são outra funcionalidade importante, não tenha dúvida. Através deles, você pode se comunicar com seu cliente, mostrar os bastidores da empresa e até mesmo convidá-lo para interagir. Os vídeos são parte importante da plataforma, pois eles ajudam a humanizar as empresas, gerando identificação no consumidor.

Instagram Stories - como gerar interação

Veja alguns recursos do Instagram Stories que você pode utilizar para gerar engajamento e interação:

  • Enquetes: perfeitas para interações rápidas;
  • Caixinha de perguntas: ótimas para entender seu público, coletar feedbacks e receber respostas mais longas;
  • Testes: podem ser usados como quizes para entreter a audiência;
  • Manda uma DM: funcionalidade que permite que o cliente responda pelas mensagens diretas, gerando uma taxa de engajamento ainda maior;
  • Destaques: é possível salvar seus stories como destaques. Você pode categorizá-los e utilizá-los para explicar mais sobre sua empresa, mostrar feedbacks positivos e dar dicas.

Leia também: 8 dicas para conquistar seguidores no Instagram do jeito certo


3. Reels

O Reels é um recurso novo do Instagram que está ganhando cada vez mais popularidade. Ele basicamente imita os vídeos curtos do Tik Tok, permitindo que você faça gravações de 15 ou 30 segundos. Diferentemente dos stories, os Reels aparecem no feed, e recentemente ganharam uma nova aba exclusiva para eles no app, onde você pode visualizar diversos Reels ao deslizar para cima.

Instagram Reels - novo recurso do Instagram

Além disso, eles viralizam fácil. Portanto, não deixe de criar conteúdo nesse formato.


recursos do Instagram4. IGTV

Assim como o Reels e os stories, o IGTV é um conteúdo em formato de vídeo. Contudo, ele é mais longo e foi feito para concorrer com o Youtube. Nele, cabem conteúdos mais complexos, e por agregar tanto valor, pode ser vantajoso em mercados B2B.

Além disso, influencers e creators certamente irão se beneficiar muito dele no futuro, já que o Instagram pretende monetizar o IGTV. Portanto, os anúncios para esse formato serão mais um tipo de Ad interessante dentro das mídias pagas.


recursos do Instagram5. Live

O número de lives no Instagram aumentou drasticamente após o início da pandemia, afinal, as pessoas estão mais em casa e mais online. As lives podem servir como uma ótima estratégia dentro do marketing para infoprodutores, por exemplo. Elas permitem interação ao vivo e podem funcionar como aulas gratuitas ou eventos.

Seus clientes poderão tirar todas as suas dúvidas em tempo real e isso é muito valioso, pois eles terão toda a sua atenção concentrada neles.

instagram live


6. Instagram Shopping

Já vimos alguns recursos do Instagram que envolvem vídeos, mas agora vamos entrar em algo um pouco diferente: o Instagram Shopping.

O Instagram Shopping é uma funcionalidade que te ajuda a criar uma loja virtual dentro do Instagram. Ao usá-lo, você terá um catálogo dentro do seu perfil com todos os seus produtos. Basta que o cliente clique em um produto e ele será automaticamente levado ao seu ecommerce para realizar a compra.

Além disso, com o Shopping, você consegue marcar seus produtos nas suas fotos e nos seus stories. Desse modo, o visitante que clicar na tag, será levado à loja virtual. É um jeito super fácil e prático de divulgar seus produtos.


7. Guias

O guias é um dos recursos do Instagram mais recentes. Ele é uma aba que aparece no perfil de contas comerciais e de creators, onde você pode fazer uma curadoria de conteúdos. É possível criar pastas de diferentes categorias e adicionar seus próprios conteúdos ali ou então adicionar o conteúdo de perfis parceiros.

Essa ferramenta traz uma forma mais organizada de consumidor conteúdos. Se você fala sobre mais de um assunto no seu Instagram e seu cliente só se interessa pelo assunto x, ele pode ir até o guias e clicar em uma pasta onde há somente conteúdos sobre aquilo. Dessa maneira, ele não se perde em meio a tantos posts já feitos.

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8. Filtros

Seja você uma empresa ou um influencer, é possível sim ter seus próprios filtros no Instagram. Sabe aqueles efeitos de realidade aumentada que você vê nos seus stories? Esses são os famosos filtros! Hoje, muitas marcas contratam um designer de filtros para fazer seu próprio efeito. Os clientes que usarem estarão automaticamente divulgando o perfil.

Os filtros se tornam virais facilmente. Portanto, você pode acabar conquistando mais seguidores e fortalecendo o seu branding.


9. Push notification

Você provavelmente recebe notificações de vários aplicativos ou sites, correto? Bem, o Instagram também tem essa função: é possível ativar as notificações push de qualquer perfil para receber um lembrete quando aquela pessoa posta alguma coisa. Esse recurso do Instagram é muito vantajoso, já que a rede social só entrega os seus posts a 5% dos seguidores.

Portanto, incentive seus clientes a ativar as notificações do seu perfil. Eles sempre estarão atualizados e, por isso, não correrão o risco de nunca mais te ver no feed.

Mas aí, curtiu do conteúdo? Então, leia também:

Medindo o comportamento do consumidor no Instagram com monitoramento


Referências:

The complete list of instagram features for marketing experts