O Instagram se tornou uma ferramenta vital para empresas. Segundo pesquisas, as pessoas têm uma impressão sólida de você nos primeiros 7 segundos que elas te observam. A primeira impressão é crucial, e sua bio é o cartão de visitas digital. Se você busca atrair clientes e oportunidades de negócio, uma bio bem construída é o primeiro passo. Mas você já pensou em como o seu Instagram se conecta com outras estratégias de marketing para um resultado ainda melhor? Descubra como otimizar sua bio do Instagram e como ela pode se integrar ao seu funil de vendas.
Se você quer aprender a escrever uma bio que realmente chama a atenção e transforma seguidores em clientes, continue acompanhando! Nós vamos te dar algumas dicas especiais para você se destacar no Instagram e atrair mais oportunidades para o seu negócio. Você vai saber:
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O que é uma bio do Instagram e por que ela é tão importante para sua estratégia de marketing digital
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6 dicas práticas para otimizar sua bio e atrair mais clientes
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Como integrar sua bio do Instagram com outras ações de marketing.
Então, vamos lá?
O que é a bio do Instagram?
A bio de Instagram é uma área logo abaixo da sua foto de perfil, onde você pode compartilhar informações pessoais ou profissionais. No mundo dos negócios, ela é essencial, pois pode causar uma boa ou má primeira impressão e determinar se o cliente vai clicar em “seguir” ou não. Uma biografia bem construída tem o poder de atrair novos leads e criar uma primeira impressão positiva sobre a sua marca.
A grande função de uma bio deve ser informar as pessoas quem é você e o que faz. Muitas empresas não são objetivas em suas bios e confundem seus potenciais clientes, por fim afastando-os. Além disso, é importante personalizar a sua bio de forma que você crie uma conexão com o seu público e uma experiência do cliente melhor. Criar uma bio de instagram para empresas é um passo essencial na sua estratégia de marketing digital.
Esses são os principais componentes de uma bio de Instagram:
- Foto ou logo;
- Nome;
- Categoria;
- Mini bio;
- Destaques;
- Link ou site;
- Botões de ação.
6 Dicas Para Você Escrever uma Bio de Instagram que Atrai Clientes
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a bio de Instagram, vamos ver como escrevê-la e otimizá-la para atrair mais clientes? Preste atenção nas próximas dicas!
1. Tenha uma foto de perfil atraente
A primeira coisa que você precisa fazer é ter uma foto de perfil interessante. Se você é uma marca corporativa, coloque seu logo. Se você é uma marca pessoal, coloque uma foto sua profissional. Atente-se à qualidade da imagem e à percepção que você gostaria de passar. Uma foto profissional e bem cuidada gera mais credibilidade para a sua marca.
Se você quer passar seriedade, traduza isso na sua foto. Agora, se você quer que o seu público sinta leveza e diversão, pode colocar uma foto menos séria. Muitas pessoas subestimam o poder de uma foto de perfil, mas ela é fundamental. Uma foto atraente é o primeiro passo para criar uma boa impressão. Mas, para manter o engajamento do seu público e criar um relacionamento a longo prazo, é essencial ter uma estratégia de comunicação regular. O envio de e-mails personalizados, por exemplo, pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo.
2. Otimize seu nome
Outra coisa que você pode fazer na sua bio de Instagram é otimizar seu nome. Quando as pessoas buscam por um assunto no Instagram dentro da categoria “contas”, o que vai aparecer pra elas são as palavras-chave do nome do perfil. Então, não coloque apenas o seu nome, mas insira também algum termo relacionado ao seu nicho. Essa é uma maneira muito eficiente de otimizar a sua bio para empresas.
Veja como o Erico Rocha adicionou “Marketing Digital” ao lado de seu nome. Ele fez isso para identificar o que faz e para que mais pessoas possam achá-lo através das buscas, algo que também pode ajudar a ganhar seguidores no Instagram.
3. Escreva uma bio objetiva
A sua bio deve ser objetiva, sem informações irrelevantes. Informe qual problema da sua audiência você resolve e quem é o seu público-alvo. Desse modo, os seus clientes saberão o que você vende e para quem você vende. Uma bio clara e concisa ajuda a atrair os clientes certos para o seu perfil no Instagram.
No perfil da Dinamize (@dinamize), você encontra uma bio com um ótimo copy.
Nele, reforçamos que somos uma plataforma de automação de marketing, com 24 anos de mercado e mais de 12 mil clientes. Ou seja, deixamos claro que:
- Nosso público-alvo é representado por profissionais de marketing e vendas, em níveis como analistas e gestores;
- Ajudamos este público com dicas para transformar leads em clientes com estratégias de CRM – além de compartilhar conteúdos que mostram o dia a dia da equipe.
Sua bio do Instagram está impecável e pronta para atrair clientes, mas como manter esse engajamento e gerar oportunidades de vendas? Uma estratégia de e-mail marketing bem planejada pode ser a chave para nutrir seus leads e transformá-los em clientes fiéis. Quer saber como a automação de e-mail pode ajudar sua empresa a crescer? Clique aqui e conheça a Dinamize e descubra como podemos ajudar você a otimizar sua estratégia de marketing digital.
4. Insira um link na bio
Uma bio de Instagram eficiente precisa ter um link que leve as pessoas a algum lugar, afinal, se seu propósito é vender alguma coisa, como as pessoas podem entrar em contato com você e visualizar os produtos sem um direcionamento? Este é um elemento chave para sua estratégia de Instagram para empresas.
As opções são infinitas. Você pode redirecionar as pessoas para o seu ecommerce, o seu whatsapp, o seu blog, um vídeo, uma página de eventos ou então uma landing page para captar leads. O link na bio direciona para uma ação. Mas como dar sequência nesse contato? Que tal direcionar seus clientes para uma landing page, captar seus dados e manter a comunicação através de e-mail marketing com conteúdos de valor e ofertas exclusivas? Com a automação, a comunicação se torna muito mais fácil e eficiente.
Mas como fazer isso? Primeiramente, você pode usar o aplicativo Linktree, Bento ou Milkshake para criar pequenas páginas da web, em que pode inserir mais de um botão para redirecionar os usuários até outros canais.
Veja então um exemplo:
5. Adicione botões de ação
Se você tem um perfil comercial no Instagram, pode adicionar botões de ação na sua bio. Ter um CTA é fundamental para fazer as pessoas seguirem em contato com a sua marca.
Portanto, veja a seguir alguns dos botões disponíveis no Instagram:
- Mensagem;
- Email;
- Telefone;
- Direções;
- Comprar/obter ingresso;
- Agendar;
- Reservar;
- Iniciar pedido;
- Ver loja (apenas para quem tem Instagram Shopping).
6. Crie destaques relevantes
Para que a sua bio de Instagram fique ainda mais completa, não esqueça de otimizar seus destaques dos Stories. A mini bio do Instagram tem um limite de caracteres, então você deve aproveitar os destaques para falar um pouco mais sobre sua empresa e serviços que oferece. Os destaques são um ótimo lugar para organizar conteúdos, além de permitir que você conte a história da sua marca. Se um cliente gostar do seu conteúdo, ele terá mais chances de se manter conectado à sua marca. Uma forma de manter esse contato é através do envio de e-mail marketing com conteúdo relevante para ele. Que tal criar segmentações por assunto e enviar conteúdos personalizados para as pessoas certas?
Assim, tenha um destaque “quem somos” ou “quem sou” para explicar sobre a empresa e contar sua história. Outros destaques importantes que você deve adicionar:
- Serviços: explique sobre os serviços que você presta e inclua detalhes sobre cada um deles;
- Feedback: insira prints dos feedbacks dos clientes para gerar confiança;
- Dúvidas: tenha uma área de FAQ com as dúvidas mais frequentes dos clientes;
- Temas relacionados ao nicho: além de todos esses destaques, você pode adicionar outros sobre assuntos relacionados ao seu nicho. Por exemplo, se sua empresa é uma papelaria, você pode ter os destaques “design”, “organização”, “bastidores”, entre outros.
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos tempos, ou seja: ter um perfil otimizado vai fazer toda a diferença para a sua empresa. Por isso, trabalhe bem a sua bio e não deixe de fora nenhum dos itens acima! Com essas mudanças, portanto, você terá clientes menos confusos e mais pessoas cientes do que sua marca oferece. Essa estratégia é fundamental para otimizar seu Instagram para empresas.
Mas e aí, curtiu as dicas? Então, leia também:
Como usar o Guias do Instagram para organizar o seu conteúdo?
Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?
Referências:
How to make a good impression with your Instagram bio
Saiba tudo sobre marketing digital e automação: