5 ferramentas grátis para edição de vídeos online

5 ferramentas grátis para edição de vídeos na nuvem

Com a expansão de recursos em redes sociais como o Instagram, Twitter, Snapchat, IGTV e Facebook,  as campanhas em mídias sociais usando vídeos (video ads ou video advertising) são uma alternativa muito interessante para divulgação de produtos ou serviços. Por isso, selecionamos 5 ferramentas grátis para edição de vídeos online para que você experimente.


O vídeo é muito mais interessante do que uma imagem estática, pois permite numa dimensão e tempo reduzidos, transmitir muito mais informação visual e também tem a possibilidade de ser narrado (um fator de acessibilidade que aumenta o seu público).

=

Obviamente essas ferramentas não permitem fazer tudo o que um software tradicional poderia, mas possibilitam que você faça edições rápidas, simples e com qualidade, diretamente no navegador, sem precisar comprar e instalar aplicativos caros no seu computador ou celular.

Vamos à Lista!

Kapwing


Kapwing

Antes de tudo, o Kapwing é uma suite de pequenos apps gratuitos, pensados para tarefas comuns de edição de vídeos.  Dessa forma, lá é possível ajustar seu vídeo para as dimensões de cada rede social, cortar partes da tela, legendar vídeos, fazer montagens, etc. Entretanto, um ponto interessante é que a interface é bem simples de usar. 🙂
Só para ilustrar, a ferramenta de redimensionamento ajustará instantaneamente seu vídeo ao melhor tamanho para redes sociais populares. Sendo assim, envie seu vídeo e escolha o que você deseja redimensionar: Instagram, Facebook, Twitter ou Snapchat. Além disso, o Kapwing tem configurações internas para isso e também mostra uma prévia. Por fim, você ainda pode publicar o vídeo ou fazer o download dele.
Abaixo temos os links para cada uma das funcionalidades, aproveite! \o/


Voice2V


Voice2V

De acordo com as informações levantadas, o Voice2V é um serviço cuja principal função é colocar áudio em uma imagem. Aliás, também é possivel escolher diversas animações usando a imagem escolhida como fundo e fazer legendas.
Para utilizar acesse essa página
Funciona tanto em dispositivos desktop, quanto mobile.

=

Surpresa: você sabia que o Facebook oferece efeitos de som e músicas gratuitamente para você usar em suas campanhas? Mas você precisa estar logado na sua conta ou se cadastrar... Veja neste link

Está gostando deste conteúdo?
Temos um ebook sobre cores no email marketing para você!

clipchamp create


Clipchamp Create

O Clipchamp Create é, antes de mais nada, um editor de vídeo que vem com todas as ferramentas básicas de criação e edição que você precisará para trabalhar em projetos de vídeo. Por isso, os recursos disponíveis incluem cortar trechos, recortar áreas, girar, controlar velocidade entre outros. Surpreendentemente, você ainda pode adicionar texto, faixas de áudio e imagens, ajustar cores e aplicar filtros.
Sobretudo, a grande vantagem desse editor é queele edita os arquivos diretamente em seu computador.

Para começar é necessário criar uma conta:
Acesse em esse link


WeVideo


WeVideo


O WeVideo é, sem dúvida, uma ferramenta que combina recursos avançados de edição de vídeo com uma interface de simples utilização. Posto que, nele, você controla tudo em seu vídeo, incluindo efeitos de movimento, transições e, a partir dos recursos sofisticados, é possível criar animações de foto, transformação de clipe e narração. Só para exemplificar, você pode adicionar marcas personalizadas e faixas de música gratuitas da biblioteca WeVideo de músicas sem direitos autorais.

Dá pra enviar suas fotos, vídeos e áudios para o WeVideo. Depois que seus materiais estiverem nas nuvens, você poderá acessá-los sempre que precisar, onde quer que tenha acesso à Internet. Assim que terminar de editar seu vídeo, você pode baixá-lo ou deixá-lo na nuvem para publicá-lo em redes como Facebook e Twitter.

No entanto a opção gratuita permite armazenar até 1 GB de vídeo, trabalhar com arquivos de vídeo com resolução de até 480p e coloca uma marca d’agua no video ao ser publicado.

Então para começar é necessário criar uma conta.

Acesse a página para começar.

=


Ezgif.com

O Ezgif.com é uma ferramenta que editava gifs animados, mas evoluiu e agora também permite a edição de vídeos.  Além disso, não é necessário criar nenhum tipo de conta para usar;

Não se deixe enganar, por mais que a interface pareça simples, seus recursos são muito poderosos. Aqui na Dinamize, por exemplo, é uma ferramenta bem utilizada para o marketing montar gifs e converter vídeos.

 

Tela do site

Aceita vídeos em MP4, WebM, AVI, MPEG, FLV, MOV, 3GP e ainda converte Gifs para vídeo e vice-versa.

Lista das funcionalidades:

 


Dica extra:

Canva


Você sabia que o Canva também oferece uma ferramenta de edição de vídeos? Pois é!

Além de criar as melhores artes para bombar suas redes sociais, ou então tornar seus envios de email marketing ainda mais incríveis, você consegue explorar a ferramenta para criar vídeos que engajem ainda mais seu público. É só selecionar a mídia que faz mais sentido para a sua estratégia e começar a criar:

A ferramenta de edição de vídeos do canva oferece diversos recursos para criadores, incluindo aqueles que não são familiarizados com edição de vídeo!

Além da facilidade para criar vídeos mesmo sem experiência, você ainda consegue compartilhar suas criações com outros membros da equipe, seja para trabalhar em conjunto ou então para saber o que eles acham dos vídeos criados.

Comece a criar seus vídeos no Canva!


Fontes:
4 Websites to Edit Videos Online for Free
5 No-Signup Free Online Video Editors That Keep You Anonymous

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: