E-mail marketing para contabilidade: veja o que fazer para ter melhores resultados

E-mail marketing para contabilidade

Sem dúvidas o e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes em marketing digital. O Retorno Sobre Investimento (ROI) com o envio de e-mails é o maior, o que mostra como essa ferramenta ainda é potente e tem resultados expressivos. Diante disso, a aplicação de e-mail marketing para contabilidade é tão válida quanto em outras áreas.

Há quem diga que a estratégia não funciona, mas a verdade é que o problema pode estar no plano de ação adotado. A estratégia de e-mail permite a comunicação de um para um. Mesmo que você faça disparos de mensagens em massa para sua base de contatos ainda é possível personalizá-las. Assim, o e-mail contábil contribui para experiências mais positivas envolvendo clientes e potenciais clientes. 

Chegou a hora de conhecer as melhores estratégias para serem aplicadas no e-mail marketing para contabilidade!


E-mail marketing para contabilidadeComo criar e-mails que convertem?

Qual a melhor opção para se comunicar com pessoas que têm interesse nos seus serviços? Não deveria haver necessidade de pensar muito, mas provavelmente o e-mail não foi a primeira alternativa que surgiu na sua cabeça. 

Contudo, saiba que o envio de e-mails não está defasado e nem é uma opção que as pessoas já não utilizem — aliás, é o oposto disso. Os e-mails são uma excelente forma de comunicação. Você os envia e o lead pode abrir e ler a hora que quiser. E a melhor parte é que você não é invasivo, pois quem recebe seus emails são pessoas interessadas no serviço que tem a oferecer.

Por isso, veja como criar e-mails que convertem!

Concentre-se no funil de vendas

O funil de vendas é uma das ferramentas que dá maior suporte na estratégia Inbound. Nela, os leads são divididos por estágios de acordo com o nível de decisão para realizar a compra. 

Dessa forma, o funil separa seus leads por etapas conforme a qualificação deles. No início, quando o usuário descobre a marca, ele entra no topo do funil. Ao ser convertido, passa para o meio e, ao chegar ao fundo, está pronto para ser abordado pois tem maior chances de comprar.

Em cada uma dessas fases são enviados e-mails diferentes que ajudam o lead avançar na jornada de compra. Portanto, são enviados conteúdos e outros materiais que o auxiliem na solução do problema e possibilitam a criação de um relacionamento. Aos poucos, se cria confiança até que a pessoa perceba que a sua empresa pode ajudar naquela necessidade.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

Crie conteúdos compartilháveis

O e-mail marketing é uma ferramenta em que você consegue enviar diversos conteúdos para nutrir a relação com seus potenciais clientes. Portanto, crie materiais que podem ser compartilhados tanto em e-mails quanto nas redes sociais e em outros meios.

Porém, tenha atenção no que é realmente interessante para a sua persona. Em contabilidade, entenda quais são as principais dúvidas do seu público e crie conteúdos que respondam esses questionamentos. 

Por exemplo, se a pessoa quer entender como funciona o Imposto de Renda, faça materiais que expliquem sobre o assunto e que ajudem o seu lead nessa questão. Depois disso, compartilhe esses conteúdos no seu disparo de e-mail marketing para nutrí-lo. 

Chame atenção pelo assunto do e-mail

O que faz você tomar a decisão de abrir ou não um e-mail quando você olha a caixa de entrada? Claro que o assunto do e-mail! Esse é o primeiro contato com a mensagem e é o que faz o destinatário pensar se vai abrir a mensagem ou não.

O assunto de e-mail precisa ser chamativo e deve criar uma urgência. Assim, o seu lead percebe que precisa ler aquele e-mail antes dos outros. No entanto, também tenha bastante cuidado para não ser apelativo e jamais faça um clickbait! Se você fala sobre algo no assunto do e-mail, entregue esse conteúdo!

Sempre coloque CTAs na mensagem

O call to action é a chamada para ação. Ou seja, é um convite para o que o seu lead deve fazer a seguir, que pode ser ler um artigo no blog, entrar em contato, entre muitas outras possibilidades. 

Em um escritório contábil você pode oferecer demonstrações de serviços, planilhas e outros conteúdos por e-mail, indicando que o lead clique no botão. A partir disso, o lead é direcionado para seu site ou blog e começa a navegar, o que permite que a relação estreite. 

Organize fluxos de e-mails

Não manter um fluxo constante de e-mails é o pior erro que você pode cometer nessa estratégia. Enviar um e-mail hoje e depois demorar semanas para manter outra mensagem não funciona muito, pois a constância é essencial para manter o seu escritório vivo na memória de seus clientes

Dessa maneira, o melhor a se fazer é criar um fluxo de nutrição. Assim, a sequência de e-mails é enviada com um intervalo pré-determinado para nutrir seus leads. Um exemplo disso é mandar uma mensagem de boas-vindas após a conversão. A partir de então, outros e-mails automáticos são enviados.

Você pode dividir esses fluxos conforme os interesses dos leads, como informações para abertura de uma empresa, conteúdos que falem de regime tributário entre outros materiais. Essa é uma das dicas mais valiosas em e-mail marketing. A segmentação é fundamental para dividir os leads em grupos e enviar mensagens que sejam relevantes para cada um deles. 

Use os dados e segmente em grupos de segmentação demográfica, geográfica, comportamento e outras informações coletadas. O e-mail marketing contábil precisa 

Invista em uma ferramenta de automação

Após segmentar seus leads em grupos, a estratégia precisa de uma ferramenta para enviar os e-mails ao grupo certo. Nesse contexto é que entram os softwares de automação.

Por meio dessas ferramentas é possível direcionar as mensagens para cada grupo conforme o estágio do funil, comportamento e interesses de seus leads. Isso faz com que você automatize as tarefas e faça processos mais otimizados, o que acelera muitas atividades.

O e-mail marketing para contabilidade tem muitos benefícios, entre eles gerar um número maior de contratações do seu serviço, enviar mensagens com regularidade e em momentos assertivos, além de fidelizar mais clientes ao longo do tempo. Então, não perca tempo e comece a aproveitar todas as vantagens que essa ferramenta de marketing digital oferece para o seu negócio!

Para complementar seus conhecimentos, veja também nosso post com as vantagens da automação de marketing para pequenas empresas!

Venda mais com a automação de marketing da Dinamize:

Comece seu teste grátis

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: