Mais engajamento no email marketing com GIFS animados

nostalgico

O que é um GIF animado?

O Animated Graphic File Interchange, é um tipo de imagem que está presente desde os primórdios da internet comercial. Incrivelmente, sobreviveu a diversas tecnologias bem mais arrojadas como o Flash e Silverlight que se popularizaram pelas décadas seguintes. O formato foi introduzido em 1987 pela CompuServe. Consiste em combinar mais de uma imagem do tipo GIF (sendo chamada de quadro ou frame) em um mesmo arquivo, e então, esses “quadros” são compactados para que a animação final não se torne muito grande, e cada um deles recebe uma velocidade definida de exibição. À medida que o GIF roda, alterna as imagens da sequência, e o efeito para o observador é uma animação, semelhante a um vídeo, porém com limitações de até 256 cores e sem áudio.


Muitas razões para usar

Com a Internet banda larga e redes móveis como 3G max e 4G cada vez mais populares, a visualização de GIFs já não é mais um inconveniente, além do que, o formato é universal e é aceito por todos os dispositivos e softwares de navegação atuais. Se uma imagem vale por mil palavras, animações valem por 1 milhão.

sorriso-clima
Um bom GIF, quebra o gelo e muda o clima
Comunica emoções facilmente

Os GIFs são divertidos, fáceis de usar e ajudam a manter o interesse das pessoas ao lerem seu conteúdo. Podem causar impacto, sorrisos e nostalgia. São muito mais propensos a capturar uma resposta emocional dos leitores, o que é bastante interessante, e também passam aquela sensação de compartilhar com um amigo uma piadinha interna 😉

Senso de humor e objetividade

É mais fácil manter os membros da audiência engajados quando uma experiência os deixa alegres. E se o GIF em questão os fizer rir… bingo!! Varios estudos científicos mostram como isso é importante. Confira esta matéria da intel sobre o assunto.

Melhora o entendimento do conteúdo
animated_business_chart
Gifs podem mostrar vários dados ao mesmo tempo de forma clara e sucinta.

Documentos com conteúdo pesado, texto técnico e gráficos, podem ser mal interpretados. Adicionar um GIF explicativo que tenha relação com o conteúdo, pode ajudar a reforçar o tom apropriado da sua mensagem, tornando mais fácil para os seus leitores a compreensão da ideia destacada em um simples olhar.


O GIF é um complemento perfeito que tornará difícil algum ponto importante passar despercebido.


O estrondoso sucesso do case da DELL

A Dell conseguiu aumentar sua receita em 109% com uma de suas campanhas de email marketing com GIFs.
Este case é um exemplo clássico do que é possível fazer com um GIF animado se você conhece bem o seu público – e foi  no lançamento de um novo produto em 2013, o Ultrabook Covertible XPS12, que a equipe de marketing da DELL teve a sacada.

Veja o briefing

Transmitir a ideia de um “Conversível” que fosse tablet e um poderoso Ultrabook ao mesmo tempo, sem excesso de texto……e nem de imagem!

E o resultado…

A DELL entendeu que seus clientes preferiam entender visualmente seus produtos, portanto apenas encher o email de fotos estava totalmente fora de questão. Então veio a solução: criar uma animação que mostrasse a principal característica do produto de maneira rápida, simples e atrativa. Deu certo.

gif-en-email-marketing-dell

Números surpreendentes

Os resultados dessa campanha comparados com de outras realizadas naquele mesmo ano, foram os seguintes:
+42% TAXA DE CLIQUE
+103% TAXA DE CONVERSÃO
+109% RECEITA GERADA

Se você se interessou por esses números, confira duas matérias do nosso blog que detalham bastante esse assunto:
Métricas e Indicadores
ROI do Email Marketing


Quando não se deve usar?

10390Como em qualquer boa estratégia de marketing, você precisa saber quando não usar. Afinal, nem todas as mensagens precisam de um GIF animado. Evite abusos. Ele precisa agregar valor à sua mensagem e estar relacionado com a temática e o assunto dela. Embora os GIFs sejam divertidos e fáceis de usar, você não deve usá-los para tudo o tempo todo.
Use para engajar, não para espantar!


3 sites especializados em GIFs de reação:

GIFs de reação, são animações criadas a partir de elementos da cultura pop e que causam bastante empatia e engajamento. Neste mesmo post, estamos usando vários deles! Fizemos aqui uma seleção desses sites, confira:

1) GIPHY
screenshot_1-1 O GIPHY é um dos sites mais completos de gifs animados. Você pode buscar através de temas e palavras-chaves e tem a opção de inserir o gif na sua página de uma forma bem descomplicada, semelhante ao youtube, sem que haja necessidade de hospedar a animação.

Acesse o Giphy


2) Reaction Gifs
reactiongif O Reaction Gifs é outro site repleto de gifs interessantes. Seu funcionamento de buscas é bem curioso, pois você pode informar o sentimento que deseja captar, e ele lhe retornará as animações correspondentes.

Acesse o Reaction Gifs


3) Funny or diefunnyordie%252525252525252525201%252525252525252525201%252525252525252525201%252525252525252525201%252525252525252525201-minO Funny or die é um site de entretenimento, mas que tem uma seção semanal com os “21 melhores gifs de todos tempos”, que são muito divertidos e úteis. Vale a pena conferir.

Veja no Funny or die


2 Serviços gratuitos para criação e edição de GIFs

1) EZGIF.COMezgif

O serviço ezgif.com, permite além de criar gifs, converter vídeos para gif, fazer recortes, redimensionar e otimizar GIFs. Uma ferramenta completa, totalmente online.

Site do ezgif.com


2)Giphy Gifmakergiphytool-min
O Giphy, além de fornecer uma vasta quantidade de GIFs, permite que você crie e edite os seus próprios! Além disso, é possível converter vídeos diretamente do Youtube e Vimeo e também fazer legendas.

Acesse o Gif Maker

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Fontes:
Banner Design and Advertising | Bannersnack blog
Content – Use More GIFs to Boost Customer Engagement This Year : MarketingProfs Article



Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: