Automação de marketing nas redes sociais: como fazer?

Por Automação de Marketing, Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital, Redes Sociais

Automacao de marketing nas redes sociais

Automacao de marketing nas redes sociaisQuem pensa que gerenciar e cuidar das redes sociais de uma empresa é fácil, está muito enganado. Ainda mais se você é um profissional de marketing que tem agência ou que é autônomo e trabalha com vários clientes. Ser um social media significa pensar em estratégias, produzir conteúdo, publicar os posts, gerenciar o relacionamento com o cliente e analisar métricas.

A tarefa pode se tornar exaustiva e se estender até mesmo aos fins de semana. E ninguém quer isso, não é? Nesse cenário, surgem as ferramentas de automação de marketing nas redes sociais. Enquanto você pensa nas estratégias de marketing de conteúdo e produz tudo, os softwares te auxiliam nos trabalhos mais manuais.

Quer entender como a automação de marketing pode te ajudar no seu trabalho de social media? Então, continue acompanhando:

  • O que é automação de marketing nas redes sociais;
  • Como automatizar os seus processos nas redes sociais;
  • 6 cuidados que você deve ter ao usar automação.

Vamos lá!


Automacao de marketing nas redes sociais O que é automação de marketing nas redes sociais?

As redes sociais que você conhece, como por exemplo Twitter, Instagram, Linkedin, Facebook e Youtube, exigem um tempo de esforço e dedicação alto dos profissionais que trabalham com isso. A automação de marketing nas redes sociais veio para ajudar essas pessoas a realizar ações de forma automática.

O objetivo disso é facilitar a vida, é claro, mas também permitir que os profissionais foquem no que realmente importa: estratégias e criação conteúdo. Essas tarefas não podem ser feitas e pensadas por nenhuma tecnologia. Portanto, é nesse momento que os softwares e aplicativos entram em cena para auxiliar nas ações mais básicas e manuais.

Esses são alguns exemplos de automação: o agendamento de posts, o uso de chatbots e os relatórios de dados. Além de agilizar os processos e evitar que os clientes fiquem sem respostas, a automação otimiza a produtividade dos profissionais.


Automacao de marketing nas redes sociais Como automatizar os seus processos nas redes sociais?

Bem, agora que você já entendeu para que serve a automação de marketing nas redes sociais, vamos falar um pouco sobre cada tipo de automação. É válido lembrar que algumas automações são consideradas spam e podem ser extremamente anti-éticas. Mas nós vamos detalhar agora apenas as opções confiáveis:

Agendamento de posts

O agendamento de posts é um tipo de automação que pode ser usado não somente em redes sociais, mas também em blogs. Já pensou que chato seria ter que colocar um lembrete no seu celular para publicar todos os posts manualmente no horário correto? Bom, o agendamento terminou com esses problemas.

Há diversas ferramentas que agendam os posts pra você. Você pode escolher o dia, o horário e agendar tudo de uma só vez. Fácil, né? Uma das mais conhecidas é o Facebook Creator Studio, pois ele é uma ferramenta gratuita do próprio Facebook e serve para agendar posts tanto no Face quanto no Instagram.

Chatbots

Chatbots podem ser usados em redes sociais como o Facebook Messenger, Linkedin e o Instagram. Eles são respostas automáticas previamente escritas para perguntas específicas dos consumidores. Você pode usá-los para resolver questões simples ou para avisar que você vai entrar em contato em breve.

Os chatbots são interessantes porque eles auxiliam no suporte ao cliente e melhoram a experiência do usuário como um todo, sem deixá-lo esperando por uma resposta. Mas use-o com cuidado: não encha seus seguidores com mensagens inconvenientes pedindo para que eles comprem seus produtos.

Social listening

Social listening é o processo de monitorar o que as pessoas estão falando da sua marca na Internet, especialmente nas redes sociais. Com ferramentas de social listening, você pode rastrear as menções da sua empresa e seguir certas palavras-chave, hashtags ou tópicos que estejam relacionadas ao seu mercado.

Além disso, a prática de social listening também pode te ajudar a ter ideias para posts e até mesmo a melhorar seus produtos.

Relatórios de análise

A maior parte das redes sociais já possui suas próprias ferramentas de análise de métricas, mas alguns aplicativos e sites oferecem opções mais completas. A análise de dados é muito valiosa no marketing e propicia insights e informações importantes para que você melhore suas estratégias.

Através de um relatório de dados, você consegue identificar os melhores horários para postar no seu perfil, a sua taxa de engajamento, o crescimento do seu perfil, seu alcance e também informações sobre o seu público-alvo.


6 cuidados que você deve ter ao usar automação de marketing

Automacao de marketing nas redes sociais

Apesar da automação de marketing nas redes sociais ser muito vantajosa, existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de utilizá-la. Tudo o que é feito em exagero pode causar consequências negativas para sua empresa. E assim como existe Black Hat SEO no caso de blogs e sites, também existe o spam nas redes sociais.

No Instagram, por exemplo, há uma linha tênue entre um perfil que usa automação para executar tarefas normais e um perfil spammer. Isso acontece porque a plataforma tem uma política bem estrita de penalização de perfis que utilizam bots para fazer ações antiéticas.

Veja 6 coisas que você não deve fazer ao automatizar suas redes sociais:

  1. Não compre seguidores, nem contrate empresas que prometem seguidores milagrosamente;
  2. Não dê muitos follows ou unfollows em um período curto de tempo;
  3. Também não dê likes em muitos posts em um curto período de tempo;
  4. Mantenha a frequência de postagens e interações sem exagerar;
  5. Não se autopromova nos comentários de outras pessoas;
  6. No caso do Instagram, não utilize hashtags em excesso, nem hashtags banidas. E cuidado para não usar o mesmo grupo de hashtags em todos os seus posts. Procure variar.

Caso você realize alguma dessas más práticas, poderá ser denunciado por algum usuário ou pela própria rede social. Como penalização, você corre o risco de perder seu perfil, e mesmo que o recupere, seu alcance vai diminuir. Portanto, atente-se a esses pontos.

Com certeza, a automação de marketing nas redes sociais pode te ajudar a otimizar seu tempo e te poupar de tempo extra de trabalho. Bom, agora que você já entendeu como a automação funciona, basta encontrar as melhores plataformas de automação que se adequem às suas necessidades.

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