8 motivos para você fazer um investimento em marketing digital!

Por Capa, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

investimento em marketing

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Com as mudanças constantes de comportamento dos consumidores, é preciso estar por dentro de todas as alternativas para ampliar o alcance da sua marca. Hoje, dificilmente encontramos alguém que não tenha um smartphone para acessar a web, entrar em suas redes sociais e fazer pesquisas no Google. Por isso, realizar um investimento em marketing digital é essencial.

Afinal, para que a sua marca seja encontrada na internet, saiba que é preciso ter uma estratégia detalhada. As marcas que não estão por dentro da transformação digital ficam para trás, pois a presença nos meios digitais já se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas. Muitas delas, inclusive, fazem um ótimo trabalho com estratégias que integram canais de marketing online e offline.

Quer entender qual a importância do investimento em marketing digital e quais suas vantagens? Neste artigo você conhecerá alguns dos benefícios!


investimento em marketing1. Mais credibilidade para a marca

Imagine que alguém vê a sua marca em algum lugar e se interessa pelo que você oferece. Após observar o nome da sua empresa, o usuário faz uma pesquisa no Google e não encontra nada. Provavelmente, a pessoa vai achar muito estranho e ficará desconfiada. Afinal, como não há informações sobre a empresa na internet?

Esta é uma situação que pode parecer estranha, mas ainda é comum de acontecer. Marcas que não investem no digital são encontradas com menor frequência e, portanto, encontram mais dificuldade para construir credibilidade e serem confiáveis aos olhos do público.

Uma grande parcela dos consumidores fazem pesquisas sobre a empresa antes de comprar um produto. Então, ajude no processo de decisão e mostre que seu negócio é confiável.

SEO – O que é e por onde começar


investimento em marketing2. Aumenta o alcance da sua empresa

A internet tem um alcance global e conecta pessoas do mundo inteiro. Isso significa que a sua marca pode ter um alcance imenso, dependendo da estratégia adotada e dos seus objetivos. Para chegar lá, o investimento em marketing digital é primordial.

A criação de um site, blog, páginas nas redes sociais, anúncios, campanhas de email marketing e outras ações são meios de aumentar o alcance da sua marca. Além disso, entrar no mundo digital também oferece oportunidades únicas, como interagir com seu público e fazer com que eles fiquem mais engajados.

Quando você trabalha com marketing digital, descobre que suas ações ultrapassam fronteiras. Assim, sua marca não fica restrita a um bairro, cidade ou estado. Pelo contrário, a sua empresa pode ser conhecida em todo o país e, quem sabe, até mesmo mundo afora.


investimento em marketing3. É mais barato que as estratégias tradicionais de marketing

Produzir conteúdos e colocá-los na TV, rádio, outdoor e outras mídias tradicionais são um tiro no escuro. Você nunca vai saber se a mensagem atingiu o público certo, aquele que realmente tem chances de comprar do seu negócio.

Diante disso, não é possível calcular o retorno sobre investimento (ROI) de suas ações. Ou seja, fica difícil saber se os custos valeram a pena e se a sua estratégia teve um bom custo-benefício.

No marketing digital, você consegue acompanhar o orçamento de perto e em tempo real. Dessa forma, se algo não está com um bom retorno, você ajusta e analisa. Logo, é uma maneira de investir que rende resultados positivos e evita desperdícios.


investimento em marketing4. Permite fazer a segmentação do público

Além de conseguir quanto será gasto em cada uma das suas ações, outra vantagem do marketing digital é poder segmentá-las. A segmentação é um jeito de identificar os perfis de seus clientes para criar comunicações certeiras.

Segmentar significa separar o público de acordo com suas características, o que permite que suas ações sejam mais efetivas. Você identifica preferências, necessidades, hábitos de consumo e outras formas de separar seu público em grupos.

Além disso, você também consegue direcionar conteúdos e anúncios para diferentes perfis. Comportamento de navegação, histórico de visitas, interações e outras ações também servem para identificar as oportunidades. Assim, o processo de nutrição e conversão de leads torna-se mais simples.


investimento em marketing5. Atrai clientes de forma espontânea

O inbound marketing é uma estratégia e tanto quando o assunto é atração de novos clientes. Também conhecido como marketing de atração, o conceito é fazer com que os consumidores cheguem até a sua marca por meio de conteúdos.

Assim, são usadas técnicas de SEO para ganhar tráfego orgânico, postagens em redes sociais, campanhas de e-mail e outras ações. Aos poucos, você atrai prospects e faz com que eles entrem no funil de vendas de forma espontânea, sem precisar exibir seu produto de forma inadequada ou criando propagandas invasivas.


investimento em marketing6. Acompanhe resultados em tempo real

A publicidade tradicional tem uma grande desvantagem em relação ao marketing digital: não dá para mensurar com precisão os resultados das campanhas. Por outro lado, as ações digitais podem ser acompanhadas a cada instante.

Em vez de aguardar até o final da ação para interpretar os resultados, é possível analisar a cada momento os desempenho das ações. Desse modo, você tem insights valiosos que ajudam a ajustar outras campanhas.

Com um público cada vez mais exigente, entender como produzir um bom conteúdo, na hora certa e no formato certo é uma vantagem frente aos concorrentes. Então que tal começar a usar dados para melhorar sua estratégia?


investimento em marketing7. Mensure os resultados de suas ações

Essa é uma das melhores características do digital. A cada momento você consegue analisar o desempenho de suas ações e, caso seja necessário, pode fazer alterações. Medir os resultados das ações de marketing digital é uma das etapas mais importantes, pois é a hora de analisar o que deu certo e o que precisa melhorar.

A análise de resultados aponta os gargalos da sua estratégia e ajuda a identificar quais canais geram mais conversões, as etapas do funil que precisam de ajustes, conhecer o ROI das campanhas e mais uma série de outras informações importantes.

Nesse sentido, se você valoriza o seu dinheiro e deseja otimizar seu orçamento, o investimento em marketing digital é uma alternativa relevante.


investimento em marketing8. Maior competitividade no mercado

Uma estratégia competitiva deve ser baseada em informações e dados relevantes sobre seu público e também sobre o mercado. Afinal, a concorrência faz esforços para se manter à frente, e você deve trabalhar para conquistar seu espaço.

A gestão de marketing deve utilizar inteligência competitiva para impulsionar sua marca. Dessa forma, você percebe as oportunidades, os riscos e consegue administrar o negócio conforme as necessidades apresentadas.

Conheça bem seu público e sempre ouça o que ele tem a dizer. Os feedbacks são essenciais para entender o que interessa a cada lead e aperfeiçoar sua comunicação.


investimento em marketing9. Experiências únicas para os clientes

Você já deve ter notado como os consumidores perceberam que têm um imenso poder em suas mãos. Dessa maneira, são eles que mostram o que querem, quando querem, como esperam ser tratados e muito mais.

A partir disso, é sua obrigação oferecer experiências únicas que possam fazer a sua marca se destacar entre as outras. Ganhar relevância e deixar uma boa impressão é o que faz com que os consumidores se encantem com sua empresa. Depois disso, a fidelização de clientes fica ainda mais próxima.

Portanto, o investimento em marketing digital é capaz de melhorar muito seus resultados! Em conjunto com estratégias de branding, você perceberá como a sua empresa será mais vista e mudará a percepção do público sobre sua marca.

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