Como criar um blog de sucesso: o guia completo

Como criar um blog

Você deve se lembrar que no início dos anos 2000, os primeiros blogs surgiam como uma espécie de diário pessoal. Os fotologs, onde as pessoas contavam sobre suas vidas e postavam fotos do cotidiano, eram sucesso no Brasil.

Fast forward para 2020: os blogs se desenvolvem e se tornam algo muito além do que eram. Dessa forma, eles passam a entregar conteúdo relevante, educativo e profissional, e isso faz com que muitas empresas invistam nesse canal.

Ter um blog tornou-se pré-requisito para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, e não apenas algo opcional. Mas como criar um blog de sucesso? Primeiramente, vamos compartilhar com você um passo a passo fácil e maravilhoso. Veja a seguir:

  • O que é um blog?
  • Como criar o blog perfeito? Passo a passo;
  • Escolha seu nicho;
  • Defina o nome e o domínio do blog;
  • Escolha uma plataforma de CMS;
  • Selecione um serviço de hospedagem;
  • Instale o blog;
  • Selecione um tema;
  • Instale plugins e outras ferramentas.

Acompanhe!


Como criar um blogO que é um blog?

Um blog é uma página online que é atualizada constantemente com conteúdo. Nesse sentido, ele é uma plataforma de comunicação onde são feitas diversas postagens. Dentre os tipos de conteúdos que podem ser postados em um blog, estão:

  • Notícias;
  • Conteúdo educativo;
  • Conteúdo profissional;
  • Vida pessoal.

Para empresas e profissionais autônomos, ter um blog é mais um meio de alimentar seus clientes com um conteúdo que os interesse e, como resultado, se posicionar como uma autoridade no seu nicho. Contudo, ele é essencial para uma boa estratégia de inbound marketing.


como criar blog - passo a passoComo criar o blog perfeito? Passo a passo.

Uma boa estratégia de blog consiste em compartilhar conteúdo de alta qualidade. Mas antes de chegar lá, você precisa seguir alguns passos simples. E não se preocupe com investimentos, já que é possível criar um blog gastando somente com hospedagem e domínio.

Vamos ver como começar!

1. Escolha seu nicho

Primeiramente, você deve escolher um nicho. Priorize nichos nos quais você tem algum interesse, já que será difícil blogar sobre coisas que você não sabe ou não gosta. Depois, pense no que mais atrai a sua audiência.

Para completar essa etapa com maestria, siga o seguinte processo:

  1. Verifique o tamanho do seu nicho;
  2. Considere quais são as dúvidas que a sua persona mais tem;
  3. Pesquise sobre a concorrência;
  4. Se você pensa em monetizar seu blog, analise se isso é possível.

Por fim, esse processo vai ajudar você a ter uma ideia melhor do seu nicho e entender se existe potencial para ele dentro do mundo dos blogs.

2. Defina o nome e o domínio do blog

Essa é uma das etapas mais importantes, já que o nome do seu blog e o domínio serão permanentes por um tempo. Se você já possui um domínio, pode criar um endereço para o seu blog ali dentro, como por exemplo: minhaempresa.com.br/blog

Caso você não possua um domínio, procure escolher um que seja simples e fácil de lembrar, e que esteja relacionado ao nome do seu site. Não use caracteres confusos e difíceis de pronunciar.

Registre seu domínio

Antes de registrar seu domínio, verifique se ele está disponível para compra. Tudo certo? Então, basta escolher um site de registro de domínio. Você pode escolher entre ter um domínio que termine com “ponto com” ou “ponto com ponto br“, caso more no Brasil.

Antes de mais nada, digite seu domínio na caixa de pesquisas e pronto! Veja o exemplo do site Registro.Br na imagem abaixo:

Registro br - blog

 

Não hesite em fazer uma boa pesquisa para ver qual empresa de registro se encaixa melhor com suas necessidades!

3. Escolha uma plataforma de CMS

CMS - WordPress blog

Antes que passe para a etapa de escolher um serviço de hospedagem, você precisa saber qual plataforma de CMS fará o seu novo canal funcionar. A sigla CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Em síntese, é a partir dessa estrutura que você conseguirá criar páginas, postar artigos, criar uma identidade visual e gerenciar todo o seu site.

Veja algumas plataformas de CMS mais populares de hoje em dia:

No mínimo, você já deve estar familiarizado com o nome WordPress. Além disso, ele é o CMS mais usado no mundo e possui grandes vantagens: sua imensa variedade de plugins e extensões que permitem muita personalização, sua facilidade de instalação, interface intuitiva e o fato de ser gratuito.

4. Selecione um serviço de hospedagem

A hospedagem é o que garante que um site não fique fora de ar na Internet. Para isso, as empresas que oferecem esses serviços são responsáveis por manter seu portal de conteúdo online e armazenar todo o seu conteúdo.

A maior parte dos serviços de hospedagem oferece um ano de domínio grátis quando você fecha negócio com eles. Alguns dos fornecedores no mercado são:

  • Hostgator;
  • GoDaddy;
  • Locaweb;
  • Uolhost;
  • Hostinger.

Determinadas empresas de hospedagem também oferecem planos específicos para quem usa o WordPress.

5. Instale o blog

Nesse artigo, falaremos sobre a instalação no WordPress, já que ele é um dos CMSs mais escolhidos. Existem duas maneiras de instalá-lo: através do one-click install ou da instalação manual.

Para fazer o one-click install, siga esses passos:

  1. Acesse o painel de controle do seu host;
  2. Clique em WordPress;
  3. Digite o seu domínio.

Clique aqui para ver um vídeo com instruções rápidas do GoDaddy.

Para fazer a instalação manual de 5 minutos, faça o seguinte:

  1. Baixe a última versão do WordPress clicando aqui;
  2. Crie um banco de dados para o blog: se seu servidor usa um cPanel, basta utilizar o MySQL Database Wizard;
  3. Faça upload dos arquivos: suba os arquivos baixados para o diretório onde seu blog se encontra;
  4. Instale o WordPress: logo depois de baixar e subir todos os arquivos, é só acessar o link www.seudominio.com.br/wp-admin/install.php

6. Selecione um tema

Selecione o tema - WordPress

Depois de instalado, seu blog precisará de uma identidade visual consistente. Nesse sentido, o WordPress oferece diversos temas e templates, alguns inclusive gratuitos. Mas, é claro, existem outros sites com mais opções, como o Theme Forest.

Antes de escolher seu tema, certifique-se de que ele possui um design responsivo, avaliações positivas de outros usuários e suporte ao cliente. O suporte é muito importante, afinal, é comum ter dúvidas ou encontrar problemas de vez em quando.

Logo após instalar seu tema, é só você customizá-lo do seu jeito em Aparência > Customizar.

7. Instale plugins e outras ferramentas

Nem sempre seu tema virá com todos os recursos de que você precisa. Portanto, algumas ferramentas e plugins podem te ajudar a adicionar funcionalidades extras ao seu blog.

Por exemplo, é fundamental que você instale um plugin do Google Analytics, para que seja possível monitorar os resultados do seu site.

Por fim, veja outros plugins que são interessantes para uma melhor otimização do seu site:


produzir conteúdo de qualidade e trabalhe para divulgá-loPronto para tornar seu blog uma fonte rentável?

Agora que você já sabe como criar seu blog, comece a produzir conteúdo de qualidade e trabalhe para divulgá-lo com outras estratégias de marketing digital. Dessa maneira, você finalmente vai obter ótimos retornos. Afinal, um negócio de sucesso nunca deixa o marketing de conteúdo de lado.

E aí, gostou desse artigo? Então, leia também:
Pinterest: como gerar tráfego orgânico através da plataforma?


Referências:
How to start a blog: a beginner’s guide to creating a blog in 2020

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: