Marketing financeiro: descubra o que é e qual a sua importância

Por Capa, CRM e Vendas, Marketing Digital

marketing financeiro
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O marketing já atingiu proporções incríveis e está presente nos mais diversos setores. Até as instituições financeiras investem pesado em estratégias digitais, sobretudo as fintechs.

A transformação digital é uma grande divisora de águas e mudou a forma como consumimos e interagimos com as empresas. Isso deu espaço para o surgimento do marketing financeiro, que é voltado justamente para ações nesse mercado.

Os bancos e outras instituições financeiras já têm certa fama em termos de comunicação. Essas empresas sempre foram conhecidas por terem foco no lucro, mas agora também estão se esforçando para mostrar um lado mais humano e de cuidado com as pessoas.

Já é possível encontrar muitas empresas que estão investindo no marketing financeiro. Dito isso, entenda o que é, a importância e como criar uma estratégia nesse segmento.


marketing financeiroO que é marketing financeiro?

O marketing financeiro é aquele voltado para a divulgação de instituições financeiras. Dessa maneira, são muitas empresas que podem investir em uma estratégia de marketing direcionada para a área, entre elas:

  • Bancos;
  • Escritórios contábeis;
  • Assessorias financeiras;
  • Investidoras;
  • Empresas de recuperação de crédito.

As empresas que visam a expansão de seus negócios já sabem da importância de investir em marketing digital. Nesse sentido, uma boa estratégia ajuda as entidades a se posicionar no mercado, melhorar a comunicação com seus clientes, conhecer mais a audiência e muitas outras vantagens.

Até bem pouco tempo atrás era possível observar como as peças publicitárias eram feitas voltadas para um público mais madura. Entretanto, agora vemos clientes cada vez mais jovens envolvidos, o que forçou as instituições a realizarem uma mudança nas ações de marketing.

A partir disso, o marketing financeiro teve uma renovação, sobretudo com o surgimento das fintechs. A digitalização dos serviços também foi um dos motivos que levou à uma mudança de comportamento, pois o consumo e os meios de comunicação com clientes tiveram que ser adaptados. Basta olhar para os serviços oferecidos por empresas como Nubank, Inter, PayPal e muitas outras.

A desburocratização dos serviços financeiros foi o primeiro passo em direção a uma nova forma das marcas cuidarem de seus clientes. Assim, as estratégias de relacionamento mudaram, bem como as estratégias de marketing.


marketing financeiroQual a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira?

O marketing financeiro levanta uma questão muito importante sobre as formas que as empresas lucram. Nesse contexto, é essencial abordar a diferença entre o marketing multinível e os esquemas de pirâmide financeira.

Essa é uma dúvida muito comum e que realmente causa confusão, até porque muitas empresas utilizam a pirâmide financeira mascarada como marketing multinível.

No entanto, é preciso ressaltar que marketing multinível não é pirâmide financeira.

Acompanhe mais detalhes sobre essas práticas e veja a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira.

Marketing multinível

O marketing multinível (ou marketing de rede) trabalha com um modelo de distribuição e ganhos de acordo com o volume de vendas. Dessa forma, é necessário ampliar a rede para que se consiga vender e aumentar os lucros. Geralmente isso é feito pelo boca a boca, sem utilizar meios tradicionais de marketing, como TV, rádio etc.

Nesse tipo de negócio todos saem ganhando, mas ao ampliar a rede de vendedores é possível ter lucros maiores — e é por isso que que o marketing multinível também é chamado de marketing de rede. Por meio de treinamentos, incentivos e o aumento de colaboradores, todos ganham com a ampliação do sistema de participantes.

O trabalho com marketing multinível nada mais é do que uma estratégia de distribuição, em que a divulgação de serviços ou produtos é feita por indicações.

Pirâmide financeira

Enquanto isso, a pirâmide é uma prática ilegal e que não tem a menor a segurança. Inclusive, muitas das pessoas que se envolvem no esquema perdem dinheiro por acreditarem que vão conseguir ganhos altos ao entrar no negócio.

Nesse sentido, o esquema de pirâmide é modelo que não consegue se sustentar, pois trabalha em busca de algo que não existe. Assim, a pirâmide financeira só existe enquanto houver pessoas dispostas a entrar no negócio, mas que assim que deixarem de existir investidores, ela quebra.


marketing financeiroA importância do marketing no mercado financeiro

Os bancos digitais estão tomando uma boa parcela do mercado financeiro, e isso também contribuiu para o crescimento da demanda de marketing voltado para a área. Além disso, as empresas mais tradicionais também já perceberam que devem se mexer, senão elas ficam para trás.

As empresas que são nativas do digital já nasceram entendendo a importância de ter meios de comunicação com o público que sejam mais eficientes. A partir disso, as ações publicitárias passaram a ser mais voltadas para o contexto online, com linguagem adaptada e campanhas digitais.

O marketing financeiro surge para entender os clientes e suas necessidades por meio de novas experiências. Dessa maneira, entre as estratégias estão o marketing de conteúdo, campanhas de e-mail, mídias sociais, branding, customer success e muita dedicação para construir relações mais profundas e de confiança.


marketing financeiroAs tendências do marketing financeiro

Não basta adaptar a estratégia para o contexto digital, é preciso conhecer as tendências e também considerar o comportamento do consumidor. Apesar do segmento ser um pouco mais lento quando falamos em mudanças, há várias atividades que podem ser aplicadas.

A partir disso, as estratégias adotadas aumentam a aquisição de clientes, melhoram a retenção e fidelização e ainda deixam as empresas mais modernas. Por isso, veja algumas das tendências que estão em alta no marketing financeiro.

Big Data

O uso de dados já não é uma novidade no mundo do marketing, afinal eles já são usados há bastante tempo nas estratégias. No entanto, mesmo que seja um conceito antigo, muitas empresas ainda não conseguem transformá-los para que essas informações sejam usadas na prática.

Um dos melhores usos do Big Data é tornar a experiência de cada cliente única e mais agradável. Para isso, os dados precisam ser usados corretamente. Portanto, a coleta, análise e utilização de dados deve ser feita voltada para os usuários.

Conexão mais humana

Essa é uma dica válida para qualquer estratégia de marketing, mas ela é especialmente importante para o marketing financeiro. A transparência é um fator determinante para que os clientes passem a confiar mais nas empresas, e criar uma conexão mais humana entre marca e consumidores é fundamental.

Mesmo com o uso de tecnologias mais avançadas, esse é um aspecto que sempre deve ser reforçado. As pessoas não querem ser atendidas por robôs e, mesmo quando a automação é utilizada, os processos devem ser o mais próximos e humanos possíveis.

Automação de marketing

A tecnologia dá mais escalabilidade, otimiza processos e melhora os resultados, mas ela deve ser aplicada com atenção. Desse modo, a automação auxilia para entregar experiências personalizadas, agiliza etapas e melhora o vínculo com os clientes.

A automação utiliza dados coletados para que você possa surpreender seus clientes de forma positiva. Assim, as ferramentas servem para prever necessidades, oferecer possibilidades focadas no perfil do consumidor, aperfeiçoar a comunicação e muitos outros pontos interessantes.

O marketing financeiro tem como uma de suas maiores aliadas a transformação digital. A jornada do consumidor é construída com base em estratégias específicas para esse tipo de público, além de acompanhar os clientes de forma constante. Assim, a satisfação é garantida e a imagem de instituições financeiras frias e distantes ficam no passado.

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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