O que é marketing de conteúdo e como começar sua estratégia

marketing de conteudoMarketing de conteúdo é toda a ação que tem como foco trabalhar com temas relevantes para quem acompanha sua marca, gerando uma conexão com essas pessoas.

O melhor da estratégia de marketing de conteúdo é poder estabelecer proximidade com possíveis consumidores. Dessa forma você faz tanto o trabalho das pessoas reconhecerem sua marca como referência naquele assunto e, também, gera novas oportunidades de venda.

O desafio de quem deseja adotar essa prática é encontrar formas de se destacar diante da grande quantidade de conteúdos produzidos. Foi com base nesse contexto que surgiu o termo “Content Shock”, que ficou conhecido através de um artigo publicado em 2014 por Mark Schaefer.

Nesse post, falaremos sobre a importância de contar com uma estratégia de marketing de conteúdo e daremos algumas dicas sobre como começar!


marketing de conteudoCase de origem do marketing de conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), o primeiro caso de estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida é da empresa norte-americana John Deere.

Em 1895, era lançada a revista The Furrow, com o objetivo de informar os trabalhadores do campo que tivessem interesse em qualificar seus negócios. Atualmente, as publicações estão disponíveis em diversos países e podem ser lidas no site da revista.

A mudança na forma de divulgação da revista da John Deere diz muito sobre os desafios de quem deseja se manter como referência em um determinado segmento: o que começou no offline se adaptou às novidades e passou a ser divulgado de uma outra forma, para atingir um público maior. E, de 1895 para cá, surgiram novas formas de se produzir conteúdo.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.


marketing de conteudoPor onde começar?

A melhor forma de começar sua estratégia de marketing de conteúdo é compreender quais são os canais mais utilizados pelo seu público. Isso facilitará seu contato e o consumo do conteúdo gerado pela sua marca. Usar suas fichas de buyer personas pode ajudar nesta tarefa.

É importante você pautar sua estratégia ao redor do seu objetivo final, seja ele o reconhecimento de marca e vendas ou então informar sobre uma nova linha que sua empresa esteja trabalhando.

Independente do objetivo, estabeleça uma teia de conteúdo onde a pessoa interessada continue se nutrindo de informações. Prepare essa jornada para que a pessoa tenha um objetivo claro após a imersão no assunto, que pode ser: contratar seu serviço, experimentar seu produto, notar o impacto da sua marca ou até visitar sua loja.


marketing de conteudoQuais as estratégias indicadas para marketing de conteúdo?

O método utilizado no marketing de conteúdo é não citar diretamente a marca, mas ainda assim conseguir atrair potenciais clientes com suas soluções.

Para que isso seja efetivo, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas.

Blog

O blog costuma ser uma das principais portas de entrada de novos clientes. No Inbound Marketing, os conteúdos são indispensáveis em todas as etapas da jornada de compras, e os blogposts podem ser usados da atração ao pós-venda.

De maneira geral, o blog é o alicerce do marketing de conteúdo. Essa única ferramenta serve para atrair, nutrir leads, engajar, gerar oportunidades de negócio e muito mais.

Uma das maiores vantagens é que, assim como o site é a “casa” da sua marca na internet, o blog é um cômodo onde todos os seus conteúdos ficam localizados. Assim, o usuário encontra informações para tirar suas dúvidas e muito mais — além do mais, é uma excelente fonte de tráfego para seu site.

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads

SEO

Você quer aparecer no Google e em outros buscadores? Se a resposta for sim, é muito importante prestar atenção neste tópico, ok?

Quanto mais as práticas de otimização forem implementadas no site, maiores serão as chances do seu conteúdo ser encontrado pelo público através dos buscadores. O SEO (Search Engine Optimization) representa todo o tipo de ação que visa melhorar o posicionamento do seu site.

Defina quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Verifique quais são essas expressões e utilize-as de forma recorrente nas páginas em que você busca um maior número de acessos.

Esse levantamento ajudará inclusive no seu planejamento de conteúdo. Com essas informações, você sabe quais postagens podem ser mais relevantes para o público interessado no segmento do seu negócio.

Outra forma de melhorar sua posição nos buscadores é utilizando links de referência. Links de referência acontecem quando um outro site disponibiliza algum link para o seu conteúdo. Seu site fica com menção sobre aquele determinado assunto e mostra que é relevante para aquele conteúdo.

Busque estabelecer parcerias para troca de links, mas preste atenção para fazer isso somente com sites dentro do seu segmento de interesse, pois o Google penaliza você por ter seu link no site sem conteúdos relevantes.

Redes sociais

Utilize as redes sociais como extensão da sua estratégia. Estabelecer uma recorrência de conteúdos engaja o público a voltar sempre ao seu canal para obter novidades.

Usar as redes sociais também possibilita que você aumente o público da sua base, mas lembre-se de buscar fazer ações fora delas para converter essas pessoas em leads e, futuramente, em clientes.

Funil de vendas

A partir do momento que o público fornece alguns dos seus dados pessoais (como nome e e-mail), utilize estes dados para criar conteúdos mais focados no interesse de cada um dos perfis que envolvem o público.

Por exemplo, foque os itens que a pessoa costuma clicar nos e-mails e segmente sempre assuntos semelhantes àquele assunto. Lembre-se de aprofundar o conteúdo conforme os envios e, assim, você estará constantemente movimentando para o fundo do funil de vendas.

E-mail marketing

Uma das ferramentas mais eficientes, com melhor ROI e que impulsiona as estratégias de marketing de conteúdo com toda certeza é o e-mail marketing

Embora seja desacreditado por muita gente, o e-mail ainda é uma das melhores formas de comunicação com o público. Portanto, é uma ferramenta que tem custo baixo e você ainda faz a segmentação dos conteúdos.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?

Baixe o Guia completo sobre Email Marketing


marketing de conteudoAções complementares ao marketing de conteúdo para vender mais

Não há dúvida alguma que o marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa a longo prazo, principalmente para negócios que querem vender mais. As empresas que apostam na estratégia percebem os benefícios da metodologia, mas apenas isso não é o suficiente.

Por isso, conheça outras ações que contribuem para que a estratégia de conteúdo tenha melhores resultados.

Construa relacionamentos com os prospects

Os conteúdos são importantes, mas não é só isso. É preciso construir um relacionamento recorrente com os contatos para que eles se qualifiquem e acabem comprando seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, invista em relacionamento, crie engajamento e aumente a credibilidade da marca por meio de conteúdo de valor.

Utilize uma ferramenta de automação

Outra ação indispensável é o uso de um bom software de automação. A Dinamize tem uma plataforma focada na captação, nutrição e geração de vendas.

A ferramenta Dinamize Automation tem recursos integrados que permitem a criação de formulários para conversão de leads, nutrição por meio de fluxos de automação de marketing, envios de e-mail, SMS e Push e muitas outras funcionalidades.

Ou seja, é uma ferramenta completa para ajudar em todos os estágios, sobretudo para impulsionar a sua estratégia de conteúdo — além de fazer suas campanhas chegarem até o público certo por meio da personalização e segmentação.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


marketing de conteudoO que você ganha ao adotar a estratégia de Marketing de Conteúdo?

Ao adotar em seu negócio uma estratégia de marketing de conteúdo, dependendo da qualidade e relevância, pode aumentar o reconhecimento da sua marca perante o público. Esse é um trabalho pensado para um longo prazo, mas que pode apresentar resultados desde o início.

Além de gerar novos clientes, o marketing de conteúdo colabora na fidelização de quem já é cliente, mantendo assim sua base engajada e a recuperar o público que deixou de adquirir os serviços oferecidos pelo seu negócio.

E aí, preparado para definir a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio?


Texto publicado originalmente no GeraçãoE, do Jornal do Comércio. Publicamos dicas exclusivas de marketing digital todas as semanas na página do GE, que são publicadas de forma quinzenal na edição impressa do jornal.

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: