Marketing Pessoal: o que é e 10 dicas para colocar em prática!

marketing pessoalEm meio há tantas pessoas talentosas, profissionais capacitados e gente de todo o mundo com muitas habilidades, se destacar parece muito difícil — principalmente na internet. Todavia, o marketing pessoal é o caminho para fortalecer sua imagem e fazer com que você impactar positivamente as pessoas.

O marketing pessoal é capaz de transformar você em uma autoridade na sua área de atuação. Dessa forma, você influencia pessoas e se conecta com seu público.

Para criar uma imagem diferenciada, mais influente, autêntica e com boa reputação são usados diversos conceitos, técnicas e ferramentas. Assim, você mostra suas habilidades, experiências e constrói os argumentos certos.

Sua imagem é o seu cartão de visitas. Por isso, venha conferir 10 dicas de como desenvolver uma estratégia de marketing pessoal!


marketing pessoal1. Saiba sua missão, visão e valores

As marcas de sucesso sempre têm missão, visão e valores bem definidos.

É isso que norteia a estratégia de negócio, seja na produção de conteúdos, na linguagem ou então nos projetos que você se envolve. Assim, seus objetivos ficam mais explícitos:

  • Missão: o que você quer entregar para os clientes;
  • Visão: o que você pretende fazer e onde quer estar em alguns anos;
  • Valores: o que move sua marca e orienta sua postura profissional.

marketing pessoal2. Se conheça

O autoconhecimento é muito importante para que você mostre quem é e quais os seus valores. Uma tática interessante para fazer isso é por meio da Matriz SWOT. Dessa forma, você consegue identificar quais são as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Em outras palavras, você se conhece melhor e entende melhor sua concorrência – aspectos fundamentais para criar um planejamento estratégico eficiente. A análise SWOT ajuda a entender o mercado e o que você precisa fazer para melhorar e ampliar seus resultados.


marketing pessoal3. Desenvolva a sua marca

Você quer que o seu marketing pessoal seja um sucesso? Então, você precisa investir em branding!
As marcas queridas pelo público precisam ter uma identidade definida, contar uma história e ter um propósito. O verdadeiro valor de uma marca consiste nos diferenciais que ela apresenta, assim como os elementos que a constituem.

O branding é o que faz a sua marca ser reconhecida pelo público. Dessa maneira, você cria uma percepção na mente dos consumidores por meio de seus produtos e serviços. É um planejamento com um conjunto de ações para promover a sua imagem. Portanto, você agrega mais valor por meio da sua personalidade, propósito e voz.


marketing pessoal4. Faça networking

Manter contato com profissionais da sua área é uma excelente técnica para reforçar seu marketing pessoal. Existem diversas maneiras de fazer isso, como participar de eventos do setor, conectar-se nas redes sociais, entrar em contato com empresas do seu nicho e outras alternativas.

Fazer networking é fundamental para a sua carreira, uma vez que ativar a sua rede de contatos faz com que você ganhe reconhecimento. A partir disso, as suas conexões passam a gerar mais oportunidades de trabalho.

A troca de experiências e conhecimentos é um meio prático de conhecer novas pessoas. Assim, você encontra mais chances de expandir seus negócios e marketing pessoal com esses relacionamentos.


marketing pessoal5. Cuide da sua imagem

Como você quer que as pessoas reconheçam você? Como uma figura de líder? Uma autoridade no seu nicho? Essas são algumas questões levantadas que precisam ser respondidas para que você cuide da sua imagem.

Ter mais visibilidade é o sonho de qualquer profissional, mas as pessoas precisam de uma imagem correta de você. Por isso, posicione-se e cuide para que o público consiga perceber quem você é, o que faz e quais são os valores.


marketing pessoal6. Aprenda a persuadir e argumentar

Nem todo mundo sabe como vender o próprio peixe. Nesse sentido, aprender técnicas de persuasão e saber argumentar são características essenciais. Compreender os mecanismos que utilizamos nas tomadas de decisões são capazes de aprimorar suas conversas e melhorar seus argumentos.

Se você tem uma proposta, se posiciona, sabe articular suas ideias e tem convicção no que faz, já estará na metade do caminho para persuadir seu público. Além disso, saber como despertar desejos e atender necessidades também são pontos muito positivos para seu marketing pessoal.


marketing pessoal7. Invista em qualificação

Não podemos parar de aprender nunca, sobretudo quando estamos falando de marketing digital. Sempre há novidades, tendências, ferramentas e estratégias novas.

Dessa forma, deixar de investir em qualificação te deixará para trás e por fora dessas novidades. As capacitações, treinamentos, cursos, palestras e outros tipos de conteúdos são importantes para aperfeiçoar suas habilidades. Além de tudo isso, o aprendizado nunca é demais, certo?

Quanto mais você aprende, mais consegue passar o que sabe para seu público e clientes. Mostrar que você domina os assuntos da sua área fortalecem a sua imagem profissional e, portanto, o seu marketing pessoal.


marketing pessoal8. Tenha um posicionamento coerente

A consistência é uma das qualidades mais interessantes no marketing. Desse modo, manter um posicionamento coerente é um fator único para criar uma marca forte. A coerência significa que suas ações e o que você fala estão alinhados.

Manter um padrão de comunicação, utilizar elementos e ter um tom de voz próprio são algumas das questões envolvidas no posicionamento. Ao adotar esses quesitos, você terá uma imagem diferenciada e humaniza a percepção que as pessoas têm de você.

Por isso, a coerência é algo primordial para o marketing pessoal.


marketing pessoal9. Tenha autenticidade

O marketing pessoal tem tudo a ver com autenticidade. As suas características pessoais fazem com que você seja único. Seja no jeito de se expressar, de se vestir ou em outros aspectos que fazem parte da sua personalidade.

Esse toque de personalidade pode ser um grande diferencial para que você ganhe mais destaque. Ou seja, o marketing pessoal depende muito da sua autenticidade.


marketing pessoal10. Envolva-se em projetos interessantes

Como se sobressair em meio a tantos profissionais qualificados? Essa é uma pergunta comum, mas ela tem uma resposta simples: participe de projetos que tenham a ver com você e seus propósitos.

Quando você trabalha em ações da sua área e participa de projetos, há ganho de experiência, networking e também é uma oportunidade para divulgar seu trabalho. Um combo completo para seu marketing pessoal!

Todas essas dicas são válidas para que você consiga transmitir os seus ideais e a missão de trabalho. Além disso, a internet é um espaço incrível para seu marketing pessoal, sobretudo as redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook e outras). Portanto, aproveite esses canais para criar o seu perfil profissional.

Aprenda também como definir o tom de voz da sua marca e aplicar no digital!

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: