Análise SWOT – Como fazer um planejamento estratégico

Análise SWOT

Você provavelmente já utilizou a Matriz SWOT durante a sua vida, mas nem se deu conta. Afinal, quem nunca aproveitou aquela oportunidade de emprego que veio à tona? Quem nunca correu de uma água viva ao avistá-la no mar, procurando se livrar daquela ameaça?

Como você pode ver, a Análise SWOT é útil tanto no cotidiano quanto no empreendedorismo. Contudo, para fazer um planejamento estratégico de marca eficiente, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos de um negócio, além das oportunidades e ameaças que podem surgir.

Se você quer saber mais sobre esse método, então fique atento aos próximos tópicos do post. Nós falaremos sobre:

  • O que é a Análise SWOT;
  • Os 4 elementos da Análise SWOT;
  • Quais as vantagens de utilizar essa ferramenta?
  • Como usar a Análise SWOT na sua empresa?

Vamos começar?


O que é a Análise SWOT?

A Análise SWOT, igualmente conhecida como Matriz SWOT ou Matriz FOFA, é uma ferramenta de desempenho empresarial que ajuda as marcas a entenderem o cenário no qual elas estão inseridas e a tomarem decisões melhores.

A partir desse método, as empresas podem gerir seus projetos com mais facilidade e planejar as próximas ações. Ou seja, essa análise proporciona um diagnóstico completo do negócio e ajuda a identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Basicamente, a sigla SWOT é uma abreviação de Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Examinar cada um desses elementos é essencial para que o seu projeto obtenha o sucesso esperado.

Agora, vamos ver em detalhes cada um desses elementos.


Os 4 elementos da Análise SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta que permite a análise profunda de qualquer tipo de negócio sem maiores dificuldades. Ela é ideal para iniciar o planejamento estratégico da sua empresa, atingir objetivos e metas, e avaliar o posicionamento dela perante o mercado.

SWOT matrizEntretanto, para entendermos como ela funciona, precisamos saber o que cada elemento dentro da matriz representa. Vamos ver abaixo.


1. Strenghts (Forças)

As forças da sua empresa representam os diferenciais que você tem diante dos concorrentes e as vantagens que seu serviço proporciona. Para te ajudar a pensar nisso, selecionamos as seguintes perguntas:

  • Quais são nossas melhores atividades e processos?
  • As características nos diferenciam de nossos concorrentes?
  • Quais são nossos melhores produtos e serviços?
  • Quais são nossos melhores recursos?

Leia também: Como funciona o Google Alerts e como usá-lo no marketing


2. Weaknesses (Fraquezas)

As fraquezas simbolizam as desvantagens que você encontra internamente na sua empresa. Então, faça uma análise para identificar os fatores que prejudicam os seus rendimentos, esforços e clientes. Para começar, responda essas perguntas:

  • Todos os nossos produtos têm qualidade?
  • O quão bom é nosso relacionamento com os clientes?
  • Nossos processos são confiáveis?
  • Quão bem conhecemos nossa concorrência?

3. Opportunities (Oportunidades)

As oportunidades são as forças externas que influenciam o negócio positivamente. Por isso, mudanças no mercado, contexto global, social e fatores econômicos que podem gerar oportunidades são alguns exemplos. Pensando nisso, considere as seguintes perguntas:

  • Há alguma política econômica que possa favorecer nosso negócio?
  • Quais eventos públicos podemos aproveitar para expandir e divulgar a marca?
  • Quais tendências atuais podemos usar para o benefício da empresa?

4. Threats (Ameaças)

Por fim, temos os aspectos negativos externos que ameaçam o seu negócio. Você deve pensar cautelosamente sobre esse elemento, pois ele pode prejudicar seu empreendimento e desfavorecer seus resultados. Para fazer a Análise SWOT desse elemento, guie-se por algumas dessas perguntas:

  • Existe alguma política de tributação que pode prejudicar nosso negócio?
  • Qual dos nossos concorrentes é o mais forte?
  • Alguma tendência atual pode prejudicar o desempenho da empresa?

entretanto conheça os diferenciais da sua empresa na análise swot

Quais as vantagens de utilizar a Análise de SWOT?

Agora que você mapeou todos os pontos negativos e positivos que circundam o seu negócio, fica muito mais fácil ter uma visão geral do cenário que o espera. Com um bom panorama da empresa, você conseguirá realizar um plano de negócios perfeito.

No entanto, existem outras vantagens que a Análise SWOT também propicia. Veremos algumas delas a seguir.


Insights que ajudam em problemas

A Análise SWOT ajuda a diagnosticar problemas e dificuldades que podem atrapalhar um negócio ao longo do tempo. Portanto, é muito comum que surjam insights que solucionem esses problemas. É possível pensar em ações de marketing digital, otimização de recursos e outras alternativas para suas dificuldades a partir dessa análise.


Mais qualidade nos serviços e produtos

Além de ajudar os participantes a obterem insights, a ferramenta possibilita a implementação de melhorias nos serviços e produtos da marca. Muitas vezes, os serviços não são melhorados devido à falta de uma visão mais analítica e estratégica; portanto, a Análise SWOT ajuda os empreendedores a identificar as falhas e a pensar em soluções.


Identificação do posicionamento

Primeiramente, compreender qual é o posicionamento estratégico da sua empresa é fundamental para realizar as ações adequadas. Sobretudo, é preciso analisar como a marca está se posicionando no mercado e comparar sua atuação com os concorrentes, para que haja coerência em seu posicionamento futuro.


Promoção de parcerias

Uma grande vantagem da Análise SWOT é que ela permite promover parcerias para contrabalancear algumas fraquezas que existem em uma empresa. Por exemplo, se você sente que há a necessidade de oferecer serviços complementares para seu cliente, mas não pode fazê-lo sozinho, você pode formar parcerias comerciais que beneficiem ambas as partes.

Ou, é claro, você pode colaborar com influenciadores que tenham afinidade com o seu nicho.


Criação de novos produtos

A Análise SWOT também influencia na inovação de uma empresa? Sim! Essa ferramenta é tão útil que, a partir das informações identificadas com ela, você pode gerar oportunidades para criar novos produtos. Isso ocorre, pois, ao pensar nas próximas tendências globais e locais, você consegue desenvolver ideias inovadoras que ajudem o seu negócio.

Leia também: Como vender produtos no Instagram Shopping


como usar swot na empresaComo usar a Análise SWOT na sua empresa?

A Matriz SWOT já é, por si só, um método de análise muito fácil e simples de aplicar. Contudo, a parte mais complicada é o exercício de reflexão que devemos fazer ao pensar nos 4 elementos da ferramenta. É preciso conhecer a fundo a sua empresa e todos os seus processos para que essa prática funcione.

Mas como usar a Análise SWOT na sua empresa? Em primeiro lugar, pegue um papel ou uma cartolina e divida em 4 quadrantes. Depois que fizer isso, realize um brainstorming com sua equipe e separe as ideias em cada um dos elementos.

Por fim, depois de fazer a Análise SWOT, você e sua equipe devem cruzar as informações e pronto! Vocês estarão preparados para colocar o planejamento estratégico em ação.

E aí, achou legal o conteúdo? Então, leia também: Customer Success – O que é e qual sua função em uma empresa?


Referências:
SWOT Analysis – Research-Methodology

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: