Medindo o comportamento do consumidor no Instagram com monitoramento

um enorme potencial, se você souber usar
Um enorme potencial, se você souber usar.

Um olhar analítico sobre a performance

O Instagram é uma rede com características muito peculiares, pois é centrada basicamente em fotos e vídeos pequenos.

Os usuários de Instagram têm como comportamento básico compartilhar atividades de seu dia-a-dia. Essas atividades podem envolver marcas, é logico.  São fotos de um prato no restaurante em que a pessoa foi, o momento da chegada de uma encomenda, a foto de um tênis recém comprado, um vinho, uma cerveja e etc….

Por causa deste foco em imagem, é possível determinar com mais facilidade a reputação e o engajamento de uma marca. Para isso é necessário utilizar KPI’s ou Indicadores-Chave de Performance específicos.

Listamos aqui 6 indicadores que você deve observar, para construir um monitoramento com foco no Instagram:


1) Taxa de crescimento do número de seguidores

O primeiro e mais básico Indicador para o Instagram é a taxa de crescimento de seguidores.

Seu alcance e a relevância de suas publicações podem ser medidos de maneira clara através desta taxa.

Leia também: 8 dicas para conquistar seguidores no Instagram do jeito certo


2) Likes nas fotos

É um indicador de engajamento óbvio: não adianta ter muitos seguidores se eles não se envolvem com suas publicações! O nível mais simples de engajamento é medido pelos “likes” (ou corações).


3) Expressão de sentimento

Além dos likes, você também deve medir os comentários em suas postagens. Como os comentários exigem muito mais esforço do que apenas o “like”, eles têm muito mais valor.


Os comentários positivos são geralmente na forma de apoio e elogios. Eles podem ser tão simples como “Bom post!” ou “Nossa que interessante”.
Comentários neutros podem ser aqueles que procuram descobrir mais informações sobre um post: “Como posso comprar isso?” ou “Como faço para me inscrever?”
Os comentários negativos normalmente criticam a empresa e seus produtos. Eles são genuínos pedidos de ajuda e você deve considerá-los.


4) Número de Citações

O Maior nível de engajamento possível são as citações, ou seja, alguém cita sua marca em um comentário ou até mesmo em uma publicação pessoal. As citações do Instagram geralmente são feitas em comentários, mas podem ser marcações nas fotos. O número de citações mostra a popularidade e a relevância da sua marca no mercado.


 5) Número de reposts

Semelhante ao “compartilhar” do Facebook, um repost ocorre quando um usuário do Instagram usa um aplicativo que “copia e cola” uma foto Instagram, enquanto reconhece e credita quem fez o post. Isso é semelhante aos créditos em fotos de blog ou fotos do Facebook quando queremos destacar de onde vieram. Reposts são indicadores fortes de relevância. Observar este indicador é uma maneira de medir sua influência.


6) Volume de uso de Hashtags

Hashtags são a verdadeira mágica por trás do marketing no Instagram. Monitorando e utilizando hashtags relevantes, ou uma hashtag “#suamarca”, você pode determinar a visibilidade de suas postagens do Instagram para o público-alvo certo. De certa forma, eles funcionam como as palavras-chave em pesquisas no Google, elas devem ser monitoradas.

Sites como o Websta  o Tagdef podem lhe auxiliar na escolha de hashtags.


Aumente o impacto da sua marca

Agora que você já conhece indicadores de performance que vão guiar seu monitoramento social, preparamos aqui um checklist com 3 perguntas que vão lhe auxiliar a preparar o seu produto para o Instagram:

O rótulo ou o produto em si tem cores que vão manter a qualidade na hora que o consumidor fotografar?

As outras partes do produto como embalagem, caixa e tampa são tão legais a ponto dos consumidores considerarem elas na hora de fotografar e compartilhar no seu perfil?

Meu produto está preparado para fazer parte da timeline do meu cliente?

Olhando estes 6 KPI’s e respondendo estas 3 perguntas poderemos determinar o estilo das postagens que mais lhe trarão resultado.

 

Leia também: 6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita


Thiago Blauth Ferreira

Thiago é Analista de Markting com certificações do Google. Social media, atua com Gestor de Comunidades, Palestrante, Consultor de marketing digital; curte musica, tecnologia e danças de salão :)

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: