Segmentação de mercado: o que é e qual a importância de separar seu público

segmentação de mercadoA concorrência sempre exerce uma forte pressão para que os negócios continuem se aperfeiçoando. Além de oferecer um produto de qualidade, ter técnicas de venda e outras estratégias, há outra ação fundamental: a segmentação de mercado.

Desde a fase de criação do plano de negócios, a segmentação já começa a ser feita. É assim que você consegue identificar quem é seu público-alvo e começa a traçar as estratégias para alcançá-lo.

Conhecer somente o público-alvo não é o suficiente, pois consumidores têm diferentes características que também precisam ser consideradas.

É justamente para que suas vendas sejam mais eficientes que existe a segmentação de mercado. Então, venha entender o que é, a importância e os tipos de segmentação!


segmentação de mercadoEntenda o que é segmentação de mercado

Mesmo que você tenha um público-alvo em vista, é preciso separá-lo em segmentos para criar campanhas mais detalhadas e com maiores chances de sucesso. Afinal, ainda que os consumidores pensem em comprar produtos semelhantes, a aquisição será feita de acordo com suas preferências e necessidades.

Nesse sentido, a segmentação divide o público em grupos conforme suas características, necessidades e as preferências dos consumidores. De modo geral, segmentar o mercado tem intuito de resolver uma questão básica no marketing: gerar um número maior de conversões.

Com a criação de ações personalizadas e que são focadas em cada tipo de público, a probabilidade de converter prospects aumenta. Os profissionais de marketing sabem que, quanto mais exatas e segmentadas, mais as campanhas são efetivas.


segmentação de mercadoPor que você deve segmentar o seu mercado

Aquele emaranhado de consumidores com características distintas não faz muito sentido no marketing digital. Afinal, a ideia é justamente tornar os processos mais claros, objetivos e certeiros. Com isso, você conquista resultados cada vez mais interessantes e sua estratégia é aprimorada.

Essa separação em grupos segmentados auxilia a criação de ações de marketing mais personalizadas. A partir disso, é possível atender as especificidades de cada um, aderindo a diferentes canais, formatos de conteúdo e outras estratégias.

A segmentação de mercado permite organizar o público-alvo para otimizar seu tempo, orçamento e outros recursos. Além disso, você também perceberá que os riscos das ações de marketing serão reduzidos. Assim, aquelas campanhas que um dia foram mal-sucedidas ou ineficazes ficarão no passado.

Ao citarmos a segmentação estamos falando sobre a personalização da jornada de compras. Essa separação é útil para priorizar cada público, entender o que eles desejam e organizar as campanhas para essa finalidade.

A seguir, veja algumas das vantagens e entenda porquê você deve começar a fazer a segmentação de mercado na sua estratégia de marketing.

Entender quem é seu consumidor

Um dos maiores benefícios de segmentar o mercado é poder entender com profundidade para quem você está vendendo seu produto. Quando você sabe quem é seu consumidor final, isso dá uma luz para que você crie um planejamento mais detalhado. Ou seja, a sua estratégia para cada público e tipo de consumidor.

Mensurar o alcance de suas ações

Entender o desempenho das ações faz parte da rotina no marketing digital. Para isso, a mensuração de resultados é uma etapa presente em qualquer campanha, uma vez que a análise das métricas permite entender melhor o que pode ser otimizado.

A segmentação de mercado é essencial para chegar aos resultados que você deseja. No entanto, compreender esses resultados ajudará a tomar medidas mais eficientes. Além disso, a mensuração mostra as ações que tiveram melhor performance e as que não foram tão bem assim.

Melhorar o posicionamento do produto

Toda estratégia de vendas envolve aspectos como o valor percebido pelo público, o posicionamento do produto e outros pontos. São diversas questões que precisam ser definidas, mas a segmentação de mercado é uma parte importante disso.

A partir do momento que você sabe exatamente quem é a sua persona e o que fazer para convertê-la, também é possível melhorar o posicionamento do seu produto. Compreender o que o consumidor quer, quais suas expectativas e outros detalhes orientam as ações tomadas.


segmentação de mercadoConfira quais são os tipos de segmentação de mercado

Quando você adota a segmentação de mercado como uma de suas estratégias, percebe como suas campanhas são mais produtivas. Isso porque os custos diminuem e os processos passam a ser mais rápidos, com maiores chances de conversão e fidelização.

Porém, a segmentação não pode ser feita de qualquer maneira. Dessa forma, acompanhe alguns tipos e aprenda a segmentar seu público de acordo com as particularidades que eles apresentam.

Segmentação demográfica

Consiste em dividir o público conforme características como por exemplo:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Escolaridade
  • Renda
  • Religião

Segmentação geográfica

Se você quer fazer uma campanha de marketing visando determinada região, a segmentação geográfica é a mais indicada. Assim, o grupo é separado de acordo com o local em que as pessoas estão, como:

  • Cidade
  • Bairro
  • País
  • Estado

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

Segmentação psicográfica

Nesta segmentação, aspectos como estilo, personalidade, hobbies e outros que estão relacionados ao comportamento do consumidor são considerados. Se esse for um critério para segmentar seu público, lembre-se que devem ser observados os valores subjetivos das pessoas.

As exigências são divididas em 4 tipos:

  • lentas e emocionais;
  • lentas e racionais;
  • rápidas e emocionais;
  • rápidas e racionais.

Portanto, é possível entender em quais os grupos se encaixam criam direcionamentos mais específicos para sua estratégia de marketing.

Segmentação socioeconômica

O nível de renda é outro fator importante para fazer a segmentação. Afinal, se você oferece um produto de alto valor, os clientes devem ter condições socioeconômicas para adquirir. Status e classe social são observados para que as ações sejam direcionadas para consumidores específicos.

Segmentação comportamental

Neste tipo, observa-se o comportamento de compra para planejar ações. O que o usuário acompanha na internet, os produtos que visualizou, páginas acessadas e conteúdos que consumiu são alguns exemplos do que verificar.

Esses dados mostram se o lead está pronto para a abordagem e qual o melhor o momento entrar em contato. Dessa maneira, a segmentação comportamental pode ser utilizada em conjunto com as demais.


segmentação de mercadoAprenda com alguns exemplos

Segmentar ajuda você a identificar lacunas no mercado para aproveitar mais as oportunidades. Por exemplo, em determinado momento o Yakult lançou um produto com foco em pessoas com mais de 40 anos. Então, segmentaram suas ações para esse público e as campanhas surtiram efeito.

A segmentação de mercado é focada na criação de valor para cada público. Quando isso acontece, os leads se movimentam com mais rapidez no funil de vendas e você qualifica a experiência de compra.

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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