Buyer persona: o que é e como identificar seu cliente ideal

defina buyer persona

Você conhece e aplica o conceito de buyer persona no seu negócio? Afinal, é pensando nela que todas as suas ações de marketing digital devem ser planejadas.

Quer entender melhor o que é uma buyer persona e contar com um passo a passo detalhado para saber como criar a sua, acompanhe este post até o final!

Você vai saber:

  • O que é uma buyer persona;
  • Qual a diferença entre público-alvo e buyer persona;
  • Como vendas e marketing se beneficiam ao criar uma buyer persona.

DefiniçãoO que é uma buyer persona

Buyer personas são representações fictícias do “cliente ideal” para o seu negócio. A criação destes personagens deve considerar fatores que vão além dos dados demográficos, incluindo questões mais relacionadas às necessidades, objetivos e comportamentos em geral dos seus clientes reais.

Em resumo, a buyer persona – ou “as”, porque sua empresa pode ter mais de um perfil a depender do tipo de produto oferecido – é criada a partir de informações de quem já é cliente, análises de clientes de concorrentes e outros estudos neste sentido.

Na sequência, vamos compartilhar algumas dicas especiais para te ajudar a obter as informações relevantes para a criação dos perfis.


E o público-alvo?Qual a diferença de público-alvo e buyer persona?

O público-alvo é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum, como faixa etária, sexo ou poder aquisitivo. É uma representação ampla dos clientes que você tem ou pretende ter.

Enquanto isso, a buyer persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Afinal, como falamos anteriormente, ela é baseada em dados reais sobre comportamento, combinados com características demográficas dos seus clientes. Também leva em consideração informações sobre suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Exemplos de Buyer persona

exemplo buyer personaO marketing entende que gerar identificação com o produto faz parte do ciclo de compra. Para chegar neste objetivo com maior facilidade é usado o conceito de buyer persona, representa a personalidade que define seu público e em quais momentos ela pode ter um contato com a sua marca/produto.

Diferente de público-alvo, que aponta informações demográficas dos contatos, aqui você trabalha com os desejos, hobbies, interesses, faixa salarial e desafios em geral dos contatos.


Todo mundo ganha:Benefícios para os times de vendas e marketing!

Definir a(s) buyer persona(s) no seu negócio é fundamental para que o relacionamento com seu cliente seja mais eficaz, além de saber o que pode atrair e interessar seus futuros clientes.

Entender quais são os interesses do seu público: que tipos de produtos agradam, quais os principais problemas que enfrentam diariamente, quais são as atividades de lazer preferidas, entre outros detalhes será extremamente importante. A partir destas descobertas, você saberá como atraí-lo, tendo maiores chances de obter resultados positivos.

Sabendo detalhadamente com quem você se comunica e o que essas pessoas sentem, é mais fácil:

  • Criar conteúdo direcional, pois a forma de sua comunicação é específica, de acordo com o público em questão;
  • Entender as dores do seu público e pode buscar formas práticas de solucioná-las;
  • Saber o momento certo para cada ação de marketing e, com isso, gerar mais vendas.

É hora da prática:4 maneiras de criar suas buyer personas

Não tente adivinhar o tipo de buyer persona com o qual você irá trabalhar, não deduza as informações. Utilize dados concretos, obtidos a partir de estudos e pesquisas.

Mas, como fazer essa pesquisa para seu público?

#1 – Email marketing

O email marketing é uma das melhores formas de gerar novos leads e aprender mais sobre o interesse dos seus futuros clientes. As pessoas acompanham de forma frequente seus emails, para ficarem sabendo de novidades sobre produtos e serviços em geral.

Quando possível, faça segmentações com base nos cliques feitos nos seus emails.

#2 – Pop-ups

As notificações em pop-ups são exibidas de acordo com a interação do usuário – como ao manifestar interesse de sair do site ou atingir determinado tempo na mesma página.

Você pode inserir um formulário para que o usuário disponibilize seus dados. Solicite apenas informações que sejam relevantes para as suas ações de marketing digital.

Com isso, você pode utilizá-los para estabelecer uma comunicação de acordo com os interesses dos contatos.

#3 – Formulários

Um formulário é um código HTML que você pode colocar em seus Sites, Blogs ou Landing Pages, com campos a serem preenchidos com dados do contato.

Nestes formulários, forneça campos onde o usuário possa assinalar suas preferências, para que você consiga fazer ações de acordo com os interesses destacados pelo público e chegar mais rápido na buyer persona que estes inscritos representam.

Como aumentar a conversão nos formulários

#4 – Ferramentas de pesquisa

Se você utiliza soluções como por exemplo SurveyMonkey ou Google Forms, saiba que usá-las para entender as preferências e motivações de cada cliente.

Caso utilize uma plataforma de automação de marketing, pode conectar os dados obtidos para criar ações ainda mais personalizadas para o seu público – além de captar novos leads.

Como integrar Dinamize e Google Forms

Como integrar Dinamize e SurveyMonkey


É hora de vender!As buyer personas foram definidas, e agora?

Pensar em uma estratégia para definir sua buyer persona vai ajudar você a se comunicar melhor com seu público. Identificando seus problemas, você consegue propor soluções para seus futuros clientes. Contudo, esta é apenas a primeira etapa de um processo que começa com a ajuda do time de marketing e é concluído com a ajuda das equipes de vendas e atendimento ao cliente de forma geral.

Para utilizar todas as informações obtidas a partir do estudo de buyer persona, nada melhor do que contar com uma plataforma de marketing que te ajude a criar comunicações específicas de acordo com os interesses dos contatos, não acha?

Aqui na Dinamize, temos os recursos certos para ajudar sua empresa a vender MUITO e manter os clientes engajados. Além de recursos como envios automáticos de email e SMS, segmentações de contatos e análise de navegação dos leads no site, nossa ferramenta está integrada com:

  • Plataformas de CRM;
  • Ecommerces;
  • Redes sociais;
  • Softwares de atendimento ao cliente;
  • Diretórios remotos – como por exemplo Dropbox e Google Drive.

Confira todas as integrações disponíveis!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: