Buyer persona: o que é e qual a importância deste conceito em sua estratégia

Especialistas DinamizeAtualizações MKT2Easy, Capa, Dinamize, Marketing Digital

defina buyer persona

Você conhece e aplica o conceito de buyer persona no seu negócio? Afinal, é pensando nela que todas as suas ações estratégicas de marketing digital devem ser planejadas.

buyer persona

Por que você precisa descobrir quem é a buyer persona da sua empresa?

Definir a(ou as) buyer persona(s) no seu negócio é fundamental para que o relacionamento com seu cliente seja mais eficaz, além de saber o que pode atrair e interessar seus futuros clientes.

Entender quais são os interesses do seu público: que tipos de produtos agradam, quais os principais problemas que enfrentam diariamente, quais são as atividades de lazer preferidas, entre outros detalhes será extremamente importante. A partir destas descobertas, você saberá como atraí-lo, tendo maiores chances de obter resultados positivos.

Saber ao certo com quem você se comunica, terá diversos benefícios:

  • Conteúdo direcional, pois a forma de sua comunicação é específica, de acordo com o público em questão;
  • Você entende as dores do seu público e pode buscar formas práticas de solucioná-las;
  • Definindo técnicas para ter conhecimento do seu público. Elas vão auxiliar você a ganhar tempo e a identificar de forma rápida e precisa alguns traços de seu consumidor.

É muito comum confundir o conceito de buyer persona com o de público-alvo. Estes conceitos são complementares e podem ajudar você a entender e organizar melhor suas estratégias de marketing.


buyer personaMas qual a diferença de público-alvo e buyer persona?

O Público-alvo é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum, como faixa etária, sexo ou poder aquisitivo. É uma representação ampla dos clientes que você tem ou pretende ter.

Já a Buyer persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento, combinados com características demográficas dos seus clientes. Também leva em consideração informações sobre suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Veja abaixo exemplos de Buyer persona:

exemplo buyer personaO marketing entende que gerar identificação com o produto faz parte do ciclo de compra. Para chegar neste objetivo com maior facilidade é usado o conceito de buyer persona, representa a personalidade que define seu público e em quais momentos ela pode ter um contato com a sua marca/produto. Diferente de público-alvo, que aponta informações demográficas dos contatos, aqui você trabalha com os desejos, hobbies, interesses, faixa salarial e desafios em geral dos contatos.


buyer personaEvite erros recorrentes!

Não tente adivinhar o tipo de buyer persona com o qual você irá trabalhar, não deduza as informações. Utilize dados concretos, obtidos a partir de estudos e pesquisas.

Como fazer essa pesquisa para seu público?

Email Marketing – O email marketing é uma das melhores formas de gerar novos leads e aprender mais sobre o interesse dos seus futuros clientes. As pessoas acompanham de forma frequente seus emails, para ficarem sabendo de novidades sobre produtos e serviços em geral. Quando possível, faça segmentações com base nos cliques feitos nos seus emails.

Pop Ups – É uma janela secundária ao seu site, que pode ser exibida de acordo com a interação do usuário (como cadastro na newsletter, por exemplo). Na pop-up, você pode inserir um formulário para que o usuário disponibilize seus dados para receber seus envios. Os dados iniciais da pop-up costumam carregar informações demográficas sobre seu público. Faça ações para conseguir traços mais específicos e entender como estas pessoas pensam e como agem.

Formulários – Um formulário é um código HTML que você pode colocar em seus Sites, Blogs ou Landing Pages, com campos a serem preenchidos com dados do contato. Nestes formulários, forneça campos onde o usuário possa assinalar suas preferências, para que você consiga fazer ações de acordo com os interesses destacados pelo público e chegar mais rápido na buyer persona que estes inscritos representam.

Pensar em uma estratégia para definir sua buyer persona vai ajudar você a se comunicar melhor com seu público. Identificando seus problemas, você consegue propor soluções para seus futuros clientes.

E você, já criou sua buyer persona? Conte pra gente nos comentários.

Conheça nossa solução de Inbound Marketing, O MKT2Easy.

Veja mais detalhes aqui


Post criado por Eduardo Brum, Marcirio Lopes e diagramado por Tamiris Arias, analistas de marketing digital.

Conteúdo relacionado