Descubra como aplicar SEO Off page para otimizar seus resultados digitais

SEO Off pageO SEO off page nada mais é do que um desdobramento do SEO (Search Engine Optimization). Ao aplicar estratégias simples, você já consegue gerar mais referências de outras páginas que apontam para seu site, melhorando o seu posicionamento na página de resultados dos grandes buscadores.Ter páginas organizadas e responsivas, conteúdos úteis e palavras chave é sempre muito importante. Mas também existe um universo fora do seu site que pode te beneficiar de várias formas. O SEO off page vem justamente para isso. É com ele que você pode buscar links e menções e mostrar como seu site é relevante.

Veja abaixo as principais dicas que você pode usar para se sair bem nos ranqueamentos com links naturais.


SEO Off pageComece com estratégias de SEO on page básicas

É importante lembrar que, para que você comece uma estratégia de SEO off page, deve buscar uma otimização a partir de suas próprias páginas. Então, organize a estrutura do texto do seu site, ofereça uma boa navegação, crie títulos e subtítulos que estejam relacionadas ao conteúdo que deseja divulgar.

Atente-se também ao texto âncora, ou seja, o texto sobre o qual é criado um link. Use a palavra-chave do foco da página em questão. Varie para não correr o risco de ser interpretado como uma tentativa de manipulação na sua estratégia de link building.

Depois de fazer o básico do SEO on page, você já pode começar a olhar para fora e desenvolver novas estratégias com seu marketing digital.


SEO Off pageEncontre formas criativas de compartilhar seu conteúdo

Segundo Henry Jenkins, um dos maiores pesquisadores de mídia da atualidade, há um conjunto de elementos que podem te ajudar a criar um conteúdo mais propagável. Algumas dicas que servem para criação de conteúdo podem ser facilmente utilizadas aqui. O autor diz que o conteúdo deve sempre:

● Estar disponível quando e onde o público quiser
● Ser portátil, citável e apropriável
● Ser reutilizável de diversas maneiras

E claro, também precisa:

● Ser considerado relevante para vários públicos
● Estar inserido dentro de um fluxo constante em comunidades
● Fazer parte de conversas existentes sobre determinado assunto

Se você se atentar a esses pontos, com certeza já vai aumentar as chances de compartilhamentos e links naturais, além de atrair mais visitantes para seu site. Uma boa forma de analisar é fazer a seguinte pergunta: “O conteúdo que estou criando está resolvendo o problema ou uma dúvida de alguém?”, “Ele é autêntico e genuíno ou estou apresentando o mais do mesmo?”.

Com essa base, você está pronto para dar os próximos passos para criar conteúdos que merecem ser citados por outros sites, aumentando o Link Building e tráfego na sua página.

Quer saber como o Email Marketing pode ajudar a aumentar suas vendas?

Baixe o ebook de como vender com Email Marketing

Invista em co-marketing

O co-marketing nada mais é do que uma parceria para produzir e promover um material juntos e impactar um público em comum. Dessa forma, os links naturais do seu site podem aparecer no site de outra marca, e vice-versa.

O Google avalia a relevância do conteúdo e do backlink para o usuário, e também é capaz de identificar se o seu parceiro está falando sobre assuntos parecidos com o seu. Tudo serve para ele definir se o site é confiável e faz um bom trabalho de criação e otimização em suas próprias páginas.

Este é um jeito prático de adquirir mais espaço na internet e também legitimar o seu conteúdo, seja ele um ebook, planilhas, templates, apostilas ou qualquer outro tipo de material rico.


SEO Off pageNão aceite backlinks duvidosos

O Google oferece uma ferramenta para rejeitar backlinks indesejados: o Google Search Console. Com ela, você diminui a possibilidade de receber links de sites que não são confiáveis, impedindo que o Google te deixe fora do seu páreo.

No final das contas, o objetivo é simples: obter links que apontam para o seu site e que possuam relevância e autoridade, para melhorar o posicionamento das suas páginas e do site como um todo. Nesse sentido, não adianta investir em boas estratégias se os links que apontam para o seu site não possuem credibilidade, não é mesmo?

Fique de olho nos backlinks de seus concorrentes. Essa pode ser uma forma de entender o que eles estão fazendo e se inspirar para criar a sua própria identidade.

Evite cair no erro 404

Ao longo do tempo, pode acontecer de uma página sua não estar mais no ar por determinado motivo. No entanto, você não precisa deixar um link quebrado para um usuário que se interessou pela busca ou quis acessar um conteúdo. Basta aplicar o Redirecionamento 301.

Esse código diz qual é a página que o usuário deveria ver. De modo simples, você consegue direcionar o usuário e o robô para a página certa. Sem complicações! Bom demais, né?

Promova seu conteúdo em redes sociais, comunidades e fóruns

Depois de otimizar o SEO on page e deixar tudo bonitinho, chegou a hora de você mostrar ao mundo tudo isso. Aproveite para compartilhar!

Apesar de não contar como fator de ranqueamento, promover os seus conteúdos em diferentes canais ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade das páginas. E isso contribui para o aumento de backlinks em outras páginas. A estratégia pode ser uma forma de alcançar ainda mais pessoas interessadas no que você tem a dizer e oferecer.


SEO Off pageTenha backlinks contextualizados

Um fator que conta muitos pontos na hora do ranqueamento com links naturais é a contextualização. Isso significa que esses links devem fazer parte da temática do site de destino. Se você fala sobre decoração, por exemplo, de nada adianta pegar um site que fale sobre o esporte.

Esses detalhes importantes ajudam a aumentar a sua autoridade de domínio, tendo como foco central o seu conteúdo, que deve ser atrativo e diferente, mas ao mesmo tempo útil para gerar boas referências.

Assim, você consegue ter mais desempenho nos motores de busca (search engines) e começar a chamar mais atenção.


SEO Off pageFaça boas pesquisas em suas redes sociais

As redes sociais são ótimos mecanismos de pesquisa. Ter sua presença é indispensável, uma vez que por lá você pode ficar em evidência para clientes em potencial, além de pesquisar sobre a concorrência e quais as principais movimentações das marcas para atingir públicos específicos.

Assim como os links internos não ajudam na parte de SEO off page, as redes sociais não contribuem na parte de ranqueamento. Mas ao falar sobre experiência do usuário, você pode encontrar sítios férteis de desenvolvimento para novas prospecções e divulgação de conteúdos. É por isso que estar presente nas mídias hoje nada mais é do que uma necessidade, em todos os aspectos do marketing digital.


SEO Off pageEvite SPAMs

Lembre-se de que comentários em blogs não geram link juice (aproveitamento de backlinks). Encher os blogs ou comunidades de links pode manchar a sua reputação diante dos usuários e dos motores de busca, fazendo até mesmo o Google penalizar as suas páginas.

Na dúvida, não promova links indesejados em espaços inoportunos. Eles devem sempre estar contextualizados e fazerem sentido no contexto. Caso contrário, você pode sair perdendo.


Agora que você já entendeu um pouco mais sobre SEO off page para atrair os motores de busca, que tal aproveitar e ir a fundo nesse universo? A equipe da Dinamize tem estratégias que vão melhorar o seu posicionamento na internet de modo específico e assertivo para o seu negócio. É só entrar com a gente e ver o que podemos oferecer a você!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: