Ebook – O que é e como criar seu material

Por Capa, Dicas, Geração de Leads, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

ebookO marketing de conteúdo (ou inbound marketing) tem sido bastante efetivo em diversos nichos de mercado. Cada vez mais, as pessoas buscam por conteúdos online, como ebooks, com a finalidade de saber mais sobre seu negócio, público ou estratégias. Sendo assim, se tornar referência dentro do seu próprio mercado de atuação é uma ótima maneira de atrair futuros consumidores de seu produto ou serviço.

Além de atrair pessoas que já tem interesse em seu negócio, o conteúdo informativo pode ser decisivo na hora da compra para aqueles que estão na dúvida sobre adquirir ou não um produto/serviço.

Nesse contexto, o ebook segue como uma poderosa forma de dissipar informações online, de forma rápida e simples. Isso porque ele é um formato de conteúdo consolidado, principalmente após a popularização de smartphones e tablets, uma vez que basta baixá-lo e ele estará sempre disponível para acesso. E é neste momento que você capta o lead, solicitando dados como endereço de email, em troca do seu conteúdo.

Leia este artigo para entender como criar um ebook e quais benefícios você pode ter ao produzir esse tipo de conteúdo.


beneficios ebookBenefícios da criação de ebooks

Veja a seguir alguns dos principais benefícios da criação de ebooks na estratégia de marketing digital de um negócios.

Geração de Leads

Você já deve estar cansado de saber que o real valor de seu negócio está em seus contatos. Esse é um excelente método de aumentar sua base de contatos com pessoas que podem ser clientes em potencial por terem interesse em seu conteúdo.


aumento alcance ebookAumento do alcance

Um ebook é uma ótima maneira de compartilhar informação. Se o conteúdo for realmente relevante, certamente o leitor vai recomendar a outra pessoa que possivelmente tenha o mesmo interesse.


referencia ebookReferência no mercado

Mostrar que você domina seu mercado de atuação, trará confiança para prospect que ainda não se decidiu sobre qual produto comprar. Incentivando-o cada vez mais na hora da decisão de compra.

Agora que você já sabe todos os benefícios que um conteúdo de qualidade pode trazer, vamos lhe ensinar, passo-a-passo, como criar seus próprios ebooks.


pesquisa ebook1. Pesquisa sobre o que seu mercado está buscando

O primeiro passo na criação do ebook é conhecer muito o conteúdo que você vai escrever e, principalmente, o público-alvo deste material. Com estas informações em mão, fica mais fácil pensar em como abordar o conteúdo de forma a produzir um material relevante para o público.

Por mais óbvio que possa parecer, produzir um conteúdo que não atraia o seu público alvo, ou que atraia pessoas sem interesse em seu produto e negócio, pode ser um tiro no pé. Isso porque você vai investir tempo e dinheiro de forma desnecessária, levando-o muitas vezes a pensar que este tipo de marketing não funciona.

Por essa razão, o primeiro passo de planejar seu ebook é saber o que seu mercado procura. Isso faz com que seu material seja encontrado mais facilmente, pois estará utilizando as expressões e conteúdo certo.


palavras chave ebookPalavras-chave do ebook

A primeira fase na decisão do conteúdo de seu ebook deve ser baseada nas palavras-chave mais populares e mais buscadas pelas pessoas que acessam seu site/blog, ou qual dos seus posts é mais popular. Isso vai dar a você muitas ideias de que tipo de material produzir.

Algumas ferramentas para lhe ajudar a definir as palavras-chave mais atrativas:


titulo ebook2. Criação de um tema e título atrativo

Agora que você já fez sua lição de casa no passo anterior e sabe exatamente o que seu público alvo busca, definir um tema e um super título é fundamental para o sucesso do seu material. Para isso, o seu ebook precisa ser original e com um tema de extrema relevância para seu mercado.

dominio conteudoEscreva sobre um conteúdo que você domina

O sucesso de seu ebook depende do conteúdo que for apresentado nele. Portanto, escreva sobre um tema que você seja expert. Afinal, o objetivo principal do ebook é compartilhar conhecimento e levar informações de relevância ao seu mercado.

Então, evite escrever sobre temas que não tenha entendimento suficiente para produzir um material de qualidade.

Exemplos de aplicação

Os melhores materiais são os que compartilham problemas e soluções reais. Isso porque, exemplos são de suma importância para visualizar o conteúdo sendo aplicado em um negócio existente. Esse tipo de ação demonstra que você possui conhecimento e experiência no tema abordado.


escrevendo ebook3. Escrevendo o conteúdo do ebook

Ao invés de criar um conteúdo complicado, com palavras difíceis, escreva de maneira simples e objetiva. Com isso, você garante que todo o conteúdo apresentado seja compreendido pelo público.


titulo ebookFaça um título auto-explicativo

Títulos genéricos não costumam ter uma boa aceitação. A quantidade de conteúdo disponível na internet hoje é inúmera, os usuários não querem descobrir se em seu material possui algo de relevante. Então, seja o mais específico possível na hora de criar o título para o seu ebook.

Lembre-se de que o Google mostra cerca de 70 caracteres. Títulos menores são melhores de exibir em email, blogs etc. Pense sempre em como o título será exibido nas diferentes mídias antes de criá-lo. E claro, saiba exatamente as palavras-chave que precisa utilizar para atrair o público.

Mostre qual a finalidade do ebook

As pessoas irão baixar seu ebook porque elas querem saber como fazer ou como funciona algo. Por essa razão, você inicie seu ebook apresentando quais informações ele vai ter, ou o que ele será capaz de fazer, após ler seu conteúdo.


estrutura ebook4. Estrutura do ebook

Como citamos anteriormente, existem algumas regrinhas que podem ajudar você emplacar o ebook com mais facilidade. Explicaremos cada etapa e o que deve ser pensado no desenvolvimento do material.

Em primeiro lugar, agrupe o conteúdo de forma que o leitor se sinta guiado. Pode parecer bobo, mas se você montar como se fosse uma história com início, meio e fim, o seu público conseguirá entender as informações com mais facilidade.


capa ebookA capa

A capa será o segundo item com maior relevância do seu ebook depois do título, portanto, capriche no layout e tente passar uma ideia geral do conteúdo que existe ali dentro. A partir dela o leitor irá tirar algumas conclusões sobre a qualidade do material.

Além disso, lembre-se que você está criando uma versão digital de um livro e, ao apresenta-la no seu site, é legal criar uma sensação de volume, isso passará mais credibilidade e deixará seu livro mais “palpável”.


indice ebookÍndice do ebook

O índice deve ser feito por último, pois só fará sentido depois de todo o conteúdo organizado em suas devidas páginas. O formato dele pode ser bem simples, contendo somente os tópicos maiores de cada conteúdo ou então mais minucioso, mostrando títulos e subtítulos em ideia de cascata.

No índice, você encontra alguns detalhes como a linha pontilhada que liga o conteúdo aos números das páginas, isso dá mais legibilidade para o conteúdo ser encontrado com maior facilidade. Uma outra particularidade do índice é ter todo o conteúdo linkado por âncoras no decorrer das páginas, o resultado é ter o conteúdo separado por um clique.


titulos ebookPesos diferentes para títulos

É comum que, durante a criação do conteúdo, você crie uma hierarquia de tópicos, por exemplo um título/capítulo que serve como guarda-chuva para subtítulos que compartilham do mesmo assunto e, por isso, se enquadram no mesmo capítulo.

Nestes casos, use pesos de uma mesma fonte mostrando o grau de importância entre cada uma das áreas de texto. Ao fim desse esforço você terá uma unidade visual e de fácil acesso aos variados tópicos.


escrever ebookMuitos parágrafos, listas e quebras de linha

As pessoas encontram dificuldades na leitura de conteúdos muito extensos. Ler frases intermináveis se torna uma atividade cansativa e muitas vezes acabam por não proporcionar absorção de todo o material lido.

Por isso, organize o conteúdo em diferentes parágrafos. Quando necessário, crie lista de itens, não esqueça das quebras de linha e, principalmente, do tempo de respiro entre uma ideia e outra.


fontes ebookFontes legíveis em tamanhos legíveis

Pela internet, é possível encontrar uma grande variedade de fontes disponíveis para uso, mas não caia na armadilha de usar algo que não dará a legibilidade necessária para os textos longos.

Na dúvida, utilize fontes já consagradas por sua fácil aplicação em diversos materiais como Arial, Verdana ou Georgia. Aprimore seus conhecimentos sobre fontes e outros itens lendo esse artigo, para impulsionar a comunicação e retenção de clientes otimizando o layout de seu email marketing.

Ao criar conteúdo para a web, você deve entender que as fontes terão um comportamento diferente do impresso, isso deve-se ao método em que ela é mostrada. Enquanto no impresso as fontes podem ficar entre 10 e 12 pt, para formato web recomendamos o uso de 14 ou 16 pt.


cores ebookAs cores do projeto

Definir uma paleta cromática para o seu projeto pode dar a sensação de limitação no primeiro momento. Porém, se você persistir, verá que o conteúdo se desenrolará mais facilmente, além de educar o leitor sobre as particularidades do seu ebook. Pense que se toda caixa de dicas tiverem a mesma cor, ficará mais fácil para o leitor durante um rastreio rápido da página encontrar entender onde está a dica.

Cuide para o uso de cores com um significado atrelado, como o vermelho que significa atenção ou verde, que remete a natureza, eles normalmente não casarão com um conteúdo diferente dos conceitos atrelados.

Nas fontes, use apenas fontes que dêem um bom contraste com o fundo, afinal, você quer que o conteúdo seja lido por completo. Deixe para testar outras cores e fontes em títulos, pois estes tendem a ser mais rápidos e com um tamanho maior que o corpo do texto.


imagens ebookUse imagens e gráficos no ebook

Trabalhar com imagens, ilustrações e gráficos trazem ao seu ebook uma melhor dinâmica para o seu material. Tente manter sempre uma mesma linha gráfica escolhendo ilustrações com cores e traços parecidos ou até imagens com um mesmo tom de pigmentação, contando que você ainda pode editar imagens para deixar uma linguagem visual próxima, confira aqui algumas dicas. E, para ajudar na escolha de quais imagens usar, recomendamos a leitura do post sobre os 10 bancos de imagens grátis para email marketing. Porém, note que quanto mais imagens você usar, maior será o tamanho do seu arquivo final.

Quando o assunto é números, representá-los graficamente através de um gráfico estático ou animado é a melhor opção. Isso deixa o entendimento mais claro e com melhores condições de comparação.

Você pode dispor da ajuda de sites como o Tiny PNG ou Optmizilla, que otimizam suas imagens, deixando-as mais leves.

Todas imagens (incluindo a capa) precisam ser criadas e otimizadas para a web. As imagens não podem ter mais do que 800 pixels de largura e salvas em formato para web (como .jpg). É importante reduzir ao máximo o peso de sua imagem, sempre procurando manter uma boa qualidade.


dispositivos ebookDispositivos

É fundamental que você realize uma pré-visualização de seu ebook nos dispositivos mais utilizados. Como por exemplo, desktop, notebook, tablet e smartphone. Nisso você irá tirar todas as dúvidas sobre ele poder ser lido nos variados tamanhos e que as imagens conservem o mesmo conceito até nos menores tamanhos.


revisao ebook5. Revise, revise e revise mais uma vez

Após passar horas trabalhando em cima de seu ebook e achar que ele finalmente está pronto, repasse-o para algumas pessoas o revisarem. Não procure apenas por erros gramaticais ou de digitação, mas também verifique se o conteúdo está coerente. Esteja pronto para receber críticas das pessoas que estão dispostas a melhorar o seu conteúdo.


ebook em pdf6. Converter o arquivo em PDF

Todos os ebooks populares estão em formato PDF. Isso porque o PDF um formato reconhecido tanto por dispositivos Mac, Windows, como a maioria dos sistemas mobile. Além disso, este é um dos formatos mais consistentes. Ao converter um documento do Word, por exemplo, em PDF, qualquer dispositivo lerá de mesma forma, o mesmo não acontece em outros formatos.

Por fim, é hora de divulgar o material, para atrair novos contatos e possíveis clientes. Que tal criar uma landing page específica para o ebook, informando ao contato tudo que ele irá encontrar em seu ebook, e lembre-se claro de solicitar o email dos contatos.

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Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

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