Teste de usabilidade: entenda o que é, para que serve e como aplicá-lo

teste de usabilidadeA experiência do usuário é sempre algo que deve ser o objetivo final de qualquer produto ou serviço. O índice de satisfação do cliente é um bom medidor para avaliar se a sua empresa está fazendo um trabalho de UX.

Nessa questão, o teste de usabilidade é uma etapa fundamental para encontrar o produto ideal. As pessoas já vivem conectadas e dependem do celular para atividades cotidianas. Por isso, oferecer aplicativos, softwares, sites e até mesmo o próprio dispositivo de qualidade é preciso realizar estudos e testagens.

É aí que entra o teste de usabilidade. Mas tenha calma, neste post você entenderá tudo o que precisa saber sobre o tema. Então, acompanhe e veja a importância da realização das análises.


teste de usabilidadeO que é teste de usabilidade e para que serve?

Para provar se uma interface tem consistência e solidez é necessário submetê-la a situações comuns. Dessa maneira, são aplicados os testes de usabilidade, que são realizados com usuários representativos de quem seria o público-alvo.

Nesse sentido, cada participante fica responsável por fazer as tarefas típicas daquela interface, observando e analisando possíveis falhas, erros e outros aspectos que podem atrapalhar a experiência de uso. Portanto, os usuários têm a missão de observar e anotar tudo, entregando detalhes sobre como a usabilidade pode ser melhorada.

De modo geral, o teste de usabilidade busca entender na prática como aquele sistema se comporta nas atividades rotineiras e como funciona no dia a dia. Desse modo, a equipe analisa se os requisitos pensados foram atingidos.

A grande questão é que os testes devem ser realizados com usuários reais. Ou seja, pessoas que usariam aquele sistema no dia a dia e que tenham perfil próximo ao da persona definida no projeto. Assim, você vai coletar insights mais precisos e que sejam valiosos para melhorar a interface.

Os testes de usabilidade podem considerar diferentes fatores, como por exemplo:

  • velocidade;
  • sensações do usuário;
  • funcionamento;
  • usabilidade;
  • facilidade de acesso.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?

Baixe o Guia completo sobre Email Marketing


teste de usabilidadeQual a importância de fazer esse tipo de teste?

Em tempos de transformação digital e intensa velocidade de mudanças, os testes de usabilidade são fundamentais na criação de produtos que valorizem a experiência do usuário.

O designer ou analista UX devem ser os responsáveis pelos testes de usabilidade, uma vez que são as pessoas que têm conhecimento sobre a construção das interfaces. Portanto, os profissionais precisam entender sobre UI design e análise de dados, pois é preciso se dedicar em pesquisas e investigações para compreender o consumidor e suas necessidades.

Dessa forma, o teste de usabilidade é realizado para entender, na prática, se o produto desenvolvido está indo no caminho certo. Todavia, o responsável necessita ter um perfil empático, que entenda as dores da persona e considere quem é o cliente para construir uma interface mais precisa.

Em outras palavras, o teste de usabilidade é uma ferramenta que visa entender o comportamento do usuário e como ele utiliza a interface criada. Assim, encontra possíveis problemas e também oportunidades de melhoria do produto. Com uma solução completa, fica mais fácil fidelizar os usuários.


teste de usabilidadeComo preparar o seu teste de usabilidade?

Essa é uma pergunta um pouco subjetiva. Afinal, só você sabe como o produto foi produzido, quais são as especificações e outros detalhes. No entanto, veja como criar um teste de usabilidade.

Planejamento

Primeiro, você precisa ter um objetivo, estipular as métricas, trabalhar o escopo com todas as funções e as páginas que são testadas e também definir qual será a metodologia aplicada no teste.

Execução

A fase de execução começa com a estruturação do ambiente para a aplicação do teste. Dessa maneira, os usuários precisam ter liberdade e naturalidade para avaliar as questões que estão sendo levantadas.

Além disso, é possível observar os usuários e eles devem tomar notas sobre suas opiniões. Podem ser feitas até mesmo entrevistas sobre a experiência que os usuários tiveram, de modo que a coleta de dados e insights seja mais direta.

Análise

Uma vez que passa a etapa de execução, os dados obtidos na testagem são coletados junto aos feedbacks dos usuários. Nessa fase, as informações são analisadas e o designer busca por padrões de comportamento e resposta.

Assim, são avaliadas as alternativas para otimizar o projeto, que podem ser posicionamento de itens, cores e contrastes, layout e outras questões. Aqui também são aplicadas as métricas escolhidas para avaliar o projeto.

Relatório

Para finalizar, cria-se um relatório com as informações mais relevantes sobre o processo de testagem. Na documentação deve constar quais foram as falhas e erros encontrados, as soluções indicadas, ideias de melhorias e outras propostas.

Essa etapa serve como um registro com todos os dados sobre o projeto, as pessoas envolvidas e outros pontos relevantes.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.


teste de usabilidadeConheça os modelos de teste de usabilidade mais comuns

O teste de usabilidade é encontrado em diversos modelos e a escolha depende da finalidade do seu projeto. Por isso, conheça alguns deles:

  • descoberta de problemas: é o modelo mais simples e os usuários precisam analisar se há falhas, erros ou brechas no produto. Portanto, é feito para encontrar inconsistências
  • teste competitivo: esse modelo busca fazer a comparação entre versões do seu sistema com o da concorrência para identificar quais são os pontos positivos e negativos de cada um.
  • teste de benchmark: estabelece um comparativo de duas versões diferentes da mesma aplicação. São observadas a facilidade de uso, a velocidade, a experiência e outros aspectos que possam indicar possibilidades de evolução.
  • teste de aprendizado: nesse tipo de teste, a avaliação ocorre após a analisar a facilidade que o usuário teve para aprender a utilizar a interface. A curva de aprendizado é um indicativo importante e mostra o tempo que a pessoa demora para aprender a usar o produto.
  • moderado ou não moderado: esses podem se encaixar em qualquer um dos testes citados acima. O moderado é aquele em que o responsável (designer) acompanha a testagem e dá assistência, enquanto o não moderado é feito sem a presença do profissional, que é uma espécie de avaliador.

O teste de usabilidade favorece o desenvolvimento e otimiza o projeto de maneira prática. Além disso, esta é uma etapa importante e tem como foco a experiência do usuário para criar produtos mais eficientes e agradáveis para o público. Portanto, é essencial para a satisfação dos clientes.

Para complementar seus conhecimentos, leia também nosso post sobre design responsivo.

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: