Case de sucesso:

Logo FutFanatics

Crescimento de 40% na receita
gerada através da automação de emails

A FutFanatics faz email marketing há algum tempo, mas, com a migração para o Dinamize Automation – plataforma completa de automação de marketing – os resultados cresceram ainda mais.

Confira abaixo alguns dos pontos essenciais para que a loja de artigos esportivos conseguisse um aumento de 40% na receita gerada por email marketing!

Desafio: ampliar a personalização das ações

Em um E-commerce com ampla variedade de produtos, é essencial garantir que cada pessoa receba os itens certos.

No caso da FutFanatics, onde a variação ainda envolve fatores como o time de coração dos visitantes, a personalização se torna ainda mais indispensável.

Reuniões estratégicas e conteúdos de apoio

Bruno Henrique, responsável por implementar as ações para captação de contatos e vendas na FutFanatics, explica que as reuniões com o time de sucesso do cliente da Dinamize e os webinars realizados contribuíram para diversas implementações para a loja.

Pop-ups para gerar leads e promover produtos

Pop-up de Black Friday no site da Futfanatics BR
Pop-up com direcionamento para landing page da Black Friday

Após a migração para o Dinamize Automation, Bruno conseguiu explorar novas funcionalidades para impulsionar o tráfego e as vendas na loja.

É o caso dos pop-ups, que passaram a ser implementados em junho de 2023. Ao invés de utilizar os pop-ups apenas como uma alternativa para captar leads, o recurso também é utilizado como uma ferramenta de vendas.

Um dos pop-ups utilizados gerou receita de mais de 55 mil reais em um mês!

Os pop-ups nos trazem bastante resultado. Usamos o recurso tanto para captação de novos leads quanto com direcionamento para produtos específicos - como lançamentos.
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Comunicação personalizada

Com a variedade de produtos oferecidos pela FutFanatics, é preciso garantir que cada pessoa seja impactada pelos itens certos.

Time do coração

Assim que os usuários acessam o E-commerce da FutFanatics, já encontram a possibilidade de cadastro para receber todas as novidades da loja por email.

Um formulário de cadastro simples garante o início de uma comunicação segmentada com foco nos interesses do público.

Formulário para cadastro em Newsletter da FutFanatics

Categorias navegadas

Outra alternativa muito explorada pela FutFanatics envolve a análise de categorias que cada contato visita.

Conectando o E-commerce com a Dinamize, é possível identificar as categorias navegadas por cada usuário e adicioná-los em grupos específicos da sua base. O melhor de tudo é que este é um processo que pode ser automatizado!

Alguns exemplos explorados pela Fut:

Calçados

Clubes internacionais

Futebol

Clubes brasileiros

Seleções

Esportes em geral

Fluxo de automação que mostra a análise de categorias visitadas no ecommerce e atribuição de forma automática de valores correspondentes às categorias de interesse dentro do grupo Casual

Tamanhos de camisas

Se saber quais categorias interessam seu público é bom, saber quais tamanhos eles vestem é ainda melhor!

Esta é uma das automações realizadas para possibilitar que os tamanhos que interessaram leads e clientes da Fut sejam enviados por email.

Recuperação de carrinhos abandonados

Se saber quais categorias interessam seu público é bom, saber quais tamanhos eles vestem é ainda melhor!

Esta é uma das automações realizadas para possibilitar que os tamanhos que interessaram leads e clientes da Fut sejam enviados por email.

Exemplo de fluxo de recuperação de carrinhos abandonados da FutFanatics.

Campanhas pontuais

Além de contar com automações para aumentar a geração de vendas e retenção no E-commerce, a FutFanatics elabora diversas campanhas pontuais de email marketing para qualificar o relacionamento com o público.

Lançamentos: camisas internacionais

Email pontual de divulgação lançamento de camisa do Feberbahçe
No email acima, o principal destaque é o lançamento da camisa do Fenerbahçe, mas a peça também apresenta outros produtos que podem interessar o público – como outros lançamentos de camisas internacionais alternativas de navegação por categorias e esportes variados.

Lançamentos: camisas nacionais

Neste caso, os produtos complementares exibidos após a primeira imagem são relacionados ao time do lançamento em destaque.

Dá uma olhada nesta ação para promover o lançamento do terceiro uniforme do Vitória:

Email pontual de divulgação lançamento de camisa do Feberbahçe
Além dos produtos do Vitória, a peça apresenta descontos em moda casual esportiva, direcionamentos para artigos de clubes internacionais, itens mais buscados, CTAs para download do app da FutFanatics, entre outros.

Campanhas de aniversário

Datas especiais pedem ações especiais! A galera da FutFanatics sabe como criar emails que reengajam clientes e despertam o interesse para uma nova compra:

Ações com base em eventos recentes

Um certo atacante uruguaio decidiu aparecer em terras gaúchas para um temporada histórica, e a Fut não perdeu a oportunidade de criar uma ação ÉPICA especialmente para os torcedores ainda superando a saída do atleta do Grêmio.

Como não poderia deixar de ser, um assunto impactante para mostrar ao público que este não é apenas mais um email na caixa de entrada:

Email de divulgação da camisa de Suárez

Aniversário do time de coração

Para os apaixonados por esporte, o time de coração também merece ser celebrado! Abaixo, um exemplo de email marketing comemorativo de aniversário do Grêmio:

Email pontual de divulgação lançamento de camisa do Feberbahçe

Site internacional

Além de realizar ações para promover o site em português, a FutFanatics conta também com um site internacional. A partir da orientação do nosso time de Customer Success, a FutFanatics pode explorar todas as possibilidades da plataforma de automação de marketing da Dinamize.

Captação de dados para a Black Friday

De acordo com Bruno, um dos objetivos da conexão do site internacional da Fut com a Dinamize é a campanha para Black Friday – que é uma data importante tanto no Brasil quanto em países da Europa.

Resultados obtidos

Abaixo, um breve resumo do crescimento na receita gerada a partir de email marketing considerando o período de janeiro de 2023 até setembro.
Gráfico que mostra o crescimento da receita gerada através de email marketing pela FutFanatics
Em janeiro, começaram a ser implementadas novas automações no E-commerce e segmentações específicas para direcionar as ações de acordo com time de coração, produtos de interesse, itens abandonados no carrinho e outras.

Black Friday: aumento de 192% nas vendas por email

Bruno destacou também que os resultados obtidos durante da Black Friday de 2023 foram ainda mais efetivos em comparação ao ano anterior.

Ou seja, todo o esforço dedicado na busca por captar novos leads e implementar ações de relacionamento personalizadas para cada público gerou o resultado esperado!

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