Case de sucesso:

Em atividade desde 1964, a Rede Asun de Supermercados possui lojas em Porto Alegre, região metropolitana do RS e no litoral – em Capão da Canoa, Imbé, Mariluz, Nova Tramandaí, Balneário Pinhal, Quintão e Cidreira.

Aumento de 30% das vendas utilizando a automação de marketing: + leads captados e novos clientes!

A equipe do Asun utiliza a plataforma da Dinamize desde outubro de 2021.

Com a plataforma, foram criadas novas ações para captar mais leads no site, manter um relacionamento personalizado com eles e transformá-los em clientes – sem esquecer da fidelização!

Na plataforma utilizada anteriormente, o marketing do Asun, comandado pela Luiza Ortiz, contava apenas com o disparo de emails – sem a possibilidade de criar filtros, gerar + leads ou automatizar processos. Veja o que mudou (para melhor) com a parceria entre Asun e Dinamize!

+ Facilidade para criar as ações de marketing

Segundo Luiza Ortiz, a Dinamize facilita a criação de ações que, em um primeiro momento, podem parecer difíceis de estruturar – ou demandam um número maior de profissionais envolvido

Melhor relação custo-benefício

Por conta da variedade de funcionalidades disponíveis na plataforma da Dinamize, Luiza conta que esperava que o valor cobrado seria maior em relação ao que gastavam com a solução anterior.

Contudo, ela se surpreendeu positivamente: “[os preços] batiam com a plataforma que a gente estava utilizando e entrega muito mais”.

Nos próximos tópicos, você vai ter uma ideia de toda as ações estruturadas pela Luiza para personalizar o contato com o público e vender ainda mais através do Ecommerce!

20 mil novos contatos captados

Toda empresa que deseja vender mais precisa qualificar sua captação de novos leads, e disso a Luiza entende muito bem.

Desde o mês de outubro de 2021, quando passou a utilizar nossa plataforma para promover todas as novidades da rede de supermercados Asun, 20 mil leads foram gerados a partir do site e integrados com a Dinamize!

Captação de formulários do site

Como o Asun já possuía formulários no site, conseguiram conectar estes espaços de conversão com a nossa plataforma.

Assim, quando um novo contato se cadastra no Ecommerce, seus dados são enviados automaticamente para a Dinamize. 

Como o Asun conecta os contatos captados com a plataforma de automação de marketing da Dinamize: com algumas configurações realizadas no site, sempre que um usuário se cadastra nos formulários do site, suas informações são encaminhadas para a Dinamize - assim, ele recebe um email de boas-vindas automático com um CTA para que retorne ao site e compre.

Após se cadastrar, o usuário passa a receber conteúdos do supermercado levando em consideração as informações compartilhadas. Com isso, é possível não só aproximar os usuários de novas compras como entender o que é mais relevante para cada um deles.

Landing page conectada ao site

No final das páginas do site do Asun, há um Call to Action para que os usuários possam se cadastrar na lista de contatos e receber por email as ofertas do supermercado:

Cta inserido no site do Asun para captar dados dos contatos e enviar ofertas por email

Ao clicar, eles são direcionados para a landing page criada na Dinamize – onde informam dados como por exemplo:

  • Tipos de novidades que desejam receber;
  • Quais unidades do Asun normalmente frequentam.
A taxa de conversão desta página ultrapassa os 43%!

Atualizações cadastrais

Além de serem utilizadas para gerar leads, as landing pages também podem facilitar a atualização de dados daquelas pessoas que já estão na sua base

exemplo de email criado pelo Asun para convidar os contatos a atualizarem seus dados cadastrais.

A atualização ajuda a identificar produtos de interesse do público e entender quem deseja seguir recebendo as novidades. Com a ajuda do nosso time de Customer Success, Luiza criou uma nova landing page para solicitar aos leads e clientes que atualizassem suas informações:

landing page para atualização cadastral

Luiza destaca que, por conta das adequações necessárias por conta da LGPD, havia essa preocupação – e a Dinamize contribuiu também neste sentido.

+ leads convertidos em vendas

De acordo com os dados apresentados no funil de vendas da plataforma da Dinamize, mais de 40% dos clientes em potencial acabam comprando produtos no Asun.

A página de checkout (conclusão de compra) é a quinta mais acessada do Ecommerce do Asun. Páginas de ofertas e o carrinho de compras também estão entre as mais visualizadas pelo público que visita o endereço online do supermercado.
 

Jornada do cliente asun: desde o primeiro contato no ecommerce, o usuário passa a receber conteúdos por email e dicas segmentadas de acordo com o seu comportamento no site e nas ações de marketing.

 
Tem um Ecommerce e quer impulsionar suas vendas assim como o Asun? Então, solicite uma conta teste gratuita da nossa plataforma de automação de marketing!

Envio com taxa de abertura de 44%!

Através dos filtros criados na plataforma da Dinamize, foi possível criar ações exclusivas para contatos que visualizaram emails sobre 10 produtos mais votados da semana.

Esta campanha de email possui taxa de visualização acima dos 40%, conforme registro abaixo do relatório da nossa plataforma:

Descubra como segmentar sua base de contatos:

Taxa de clique acima dos 8%

Contar com uma boa taxa de clique é essencial para saber se os leads estão indo além da visualização da mensagem e acessam o Ecommerce para comprar.

Os emails criados pelo Asun contam com uma taxa de clique que ultrapassa os 8%, conforme pode ser visto no relatório abaixo:

Quer entender como a equipe do Asun conquistou os melhores resultados com a ajuda da plataforma da Dinamize?

Então, confira a seguir!

Análise de interesses desde o 1º acesso no site

Quando o usuário acessa o site do Asun pela primeira vez, ele precisa informar seu CEP para receber as indicações de produtos conforme o que está disponível em cada loja. Com isso, de acordo com Luiza, os usuários visualizam apenas produtos disponíveis para retirada ou entrega nas lojas próximas.

Após informar o CEP, é só escolher qual opção prefere: receber os produtos em casa ou então retirá-los na loja.

Escolhendo a opção “Retirar na loja”, os usuários são direcionados a uma lista com as lojas mais próximas ao CEP informado. Depois disso, é só conferir as ofertas no site!

Automação de marketing

Já pensou no tempo que você pode gastar criando ações MANUAIS para iniciar a comunicação com o público, relembrar os usuários da possibilidade de concluir uma compra ou oferecer novos produtos?

Na antiga plataforma utilizada pelo marketing do Asun, ações como essas não podiam ser automatizadas.

Antes, elaborar uma comunicação personalizada demandava mais tempo extra para verificar todos os dados disponíveis e diminuir as chances de enviar algum email sem o direcionamento exato.

Boas-vindas

O email marketing de boas-vindas é indispensável para qualquer negócio. No caso do Asun, onde o objetivo é incentivar os contatos a visitar o Ecommerce e comprar de forma recorrente, então, nem se fala!

Este primeiro contato é enviado de forma automática logo após os leads entrarem na lista do Asun – seja através de formulários ou mesmo por importações de dados.

A ideia é que, a partir desse primeiro envio, o usuário seja novamente informado sobre o recebimento dos emails e aproveite as ofertas disponíveis no site do Asun.

Navegação no site

A equipe do Asun criou automações específicas para atualizar os dados cadastrais de cada contato, com foco nos departamentos visitados em cada uma das páginas.

Como funciona a análise de comportamento do público por parte do marketing do Asun

Com essa automação, é possível analisar quais páginas foram visitadas e alterar o campo referente ao departamento de interesse dos leads.

Além da análise de navegação por departamentos, o Asun consegue saber quais categorias de produtos foram visitadas e, com isso, incluir estas informações em campos da lista para criar ações ainda mais segmentadas.

Email de recompra

Quem já é cliente não fica de fora das comunicações criadas pelo Asun! Com o email de recompra, a equipe oferece aos clientes novos produtos de acordo com a data da última vez que os usuários compraram no supermercado.

O email de recompra é utilizado para apresentar categorias em alta e mostrar todos os benefícios que os clientes podem ter ao comprar mais vezes.

Assista o vídeo a seguir para entender como é fácil criar um email de recompra na Dinamize:

Carrinho abandonado

A automação de carrinho abandonado é uma das alternativas do Asun para recuperar clientes que se aproximaram de comprar algo, mas não concluíram o processo. 

Com este tipo de ação, é possível se comunicar de forma personalizada com quem interagiu no Ecommerce e fazer com que essas pessoas voltem ao site para finalizar a compra.

fluxo para envio automático de carrinho abandonado pela Dinamize

O conteúdo certo para cada público

A segmentação de contatos da Dinamize oferece uma série de possibilidades para criar conteúdo personalizado e entender os interesses de cada pessoa que está em contato com sua marca. No caso do Asun – onde são oferecidos produtos de diversos tipos – é essencial fazer esses filtros para oferecer os itens certos para cada pessoa.

Confira a seguir alguns dos filtros utilizados pela marca para criar uma comunicação que representa 30% das vendas do Ecommerce!

Produtos de interesse

Você já percebeu que a Luiza explora os recursos disponíveis na plataforma da Dinamize para criar a comunicação perfeita para quem visita o site Asun, certo? 

Oferecer todos os produtos ao público em geral pode ser um problema para gerar novas vendas, então, é mais fácil segmentar!

Com a segmentação de contatos da Dinamize, é possível identificar informações como produtos de interesse (como por exemplo pessoas interessadas em carne), gênero e localização.

Loja física visitada

A plataforma de automação de marketing da Dinamize também ajuda o Asun a se comunicar de forma segmentada com aquelas pessoas mais acostumadas com as lojas físicas! 

Esta integração de canais ocorre a partir de um campo criado na nossa plataforma. A partir das informações obtidas nas landing pages criadas na Dinamize, são elaboradas ações personalizadas.

Veja como utilizar os campos personalizados na plataforma da Dinamize:

Comportamento de compra

Saber quem são os clientes mais engajados e quais estão há um determinado período sem comprar é essencial para personalizar o conteúdo enviado e incentivar novas vendas. 

Além das automações criadas para fazer envios de recompra e outras comunicações, a equipe do Asun consegue criar envios para clientes que não compraram nos últimos 30 dias, por exemplo.

Esta verificação também pode ser explorada para criar ações focadas em clientes que compraram recentemente – com foco em fidelizar e oferecer novas alternativas de compra. Para isso, basta contar com dados como data da última compra e até mesmo tipos de produtos adquiridos.

segmentação de contatos a partir da interação do público e dados cadastrais obtidos

Interação em envios de email marketing

O melhor da segmentação de contatos é a possibilidade de combinar filtros – o que ajuda você a ir além de um simples filtro na sua lista de emails.

No caso do Asun, uma das segmentações criadas busca contatos de acordo com o departamento ou categoria de interesse e verifica também aqueles que visualizaram uma quantidade específica de envios:

Filtro de acordo com gênero

A equipe do Asun criou um email especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, onde as homenageadas ganhavam frete grátis em qualquer compra no site. Um presente e tanto, não acha?

 
 
A ação contou com taxa de abertura acima dos 38%:

Para a ação, foi criado um filtro na plataforma da Dinamize para identificar as mulheres da base e enviar a mensagem para o público certo. Além de verificar o gênero para o envio, foi analisado o engajamento com envios anteriores para encaminhar o benefícios apenas àquelas que interagem com as novidades do Asun e evitar solicitações de descadastro.

Conteúdo personalizado

Se você recebe as novidades do Asun por email (se ainda não recebe, é hora de mudar isso), já conhece a “Luiza do Asun“:

Pode parecer uma personalização simples, mas esse tipo de prática pode ajudar você a construir um vínculo com quem recebe suas mensagens. Isso é importante tanto para estimular novas vendas quanto para manter as pessoas conectadas com sua marca.

Se você não sabe como definir o remetente ideal para seus emails, crie um teste a/b! Com ele, você elabora duas ou mais versões do conteúdo do email, envia para uma parcela do público e a versão com melhor desempenho é encaminhada ao restante dos contatos

Saiba como funciona:

Direcionamento para WhatsApp

Ao contratar a plataforma da Dinamize e estruturar ainda mais o Ecommerce, a equipe do Asun passou a ter diversos canais para relacionamento, mas o WhatsApp foi uma das primeiras ferramentas adotadas para interagir com o público online.

Luiza conta que, no início da pandemia, o WhatsApp foi utilizado para manter a comunicação com os consumidores independente da localização deles.

Via email marketing

Os envios de email marketing criados pela equipe do Asun aqui na Dinamize também são usados para levar mais pessoas até o WhatsApp!

Afinal, receber as melhores ofertas direto no celular é uma ótima maneira de ficar por dentro de todos os produtos e saber ao certo o que comprar!

 

Assim, o público que acompanha todas as novidades do Asun consegue se atualizar por mais de um canal – o que facilita a geração de vendas.

 

Pop-up no site

A notificação via pop-up é exibida na página de ofertas da loja, após os usuários atingirem um percentual específico de rolagem.

Durante a navegação, é exibido o pop-up com um QR code que leva os contatos para uma interação direto no WhatsApp – onde eles passam a receber todas as novidades do Asun.

Faça como o Asun:
use a plataforma da Dinamize para
vender + no Ecommerce

Descubra como conectar sua loja virtual com uma plataforma fácil de usar – e que vai te ajudar a conquistar muitos clientes: