
De modo geral, consideramos como positivo aquilo que traz algum retorno financeiro dentro da empresa. De fato, essas condições são bem importantes, mas muitos gestores não analisam que o papel do marketing é exatamente esse: atrair novos clientes.
O que faz os gestores terem esse tipo de pensamento é que o marketing digital nem sempre traz resultados imediatos. Algumas ações até conseguem essa façanha, como em algumas campanhas de mídia paga, mas a grande maioria leva a resultados de longo prazo — que também se mostram mais duradouras.
Se você quer tirar de vez essa dúvida se marketing é custo ou despesa, leia este post e vamos rever a sua opinião sobre o assunto!
Marketing é uma despesa ou um custo?
Quem consegue bons retornos com marketing, com certeza o defende. Por outro lado, quem não obteve bons resultados ao investir em estratégias digitais, provavelmente não contratou uma boa equipe para criar ações específicas para aquele negócio.
A partir desse tipo de problema pontual, muitos gestores classificam o investimento em marketing como um custo. Para ficar mais claro, as despesas são os recursos que auxiliam para que a empresa funcione melhor. Já os custos envolvem todos os gastos para que um negócio execute suas atividades.
Dito isso, a área de marketing faz parte do contexto administrativo da empresa, o que o enquadra como uma despesa. Ou seja, o setor tem influência direta no crescimento e lucratividade do negócio, uma vez que as atividades são voltadas para captar novos consumidores, melhorar a relação com o público e fidelizar os clientes atuais.
Como saber em quais estratégias de marketing investir?
O mais interessante em marketing digital é encaixar a estratégia de acordo com o orçamento e necessidade de cada empresa. De início, podem haver restrições financeiras, mas isso não impede que a implementação seja feita e que os trabalhos sejam iniciados.
Por isso, é fundamental entender o contexto do negócio, quem são seus clientes, onde eles estão, quais seus interesses e outras informações relevantes que são usadas para traçar uma estratégia de prospecção.
O Inbound Marketing é uma das estratégias mais conhecidas e que oferece bom retorno sobre o investimento. De forma bem simples, são criadas ações para atrair potenciais clientes — diferentemente do que é feito na publicidade tradicional, em que a marca vai atrás dos consumidores. Dessa maneira, as campanhas atraem pessoas que possam se interessar no que a sua marca oferece.
O trabalho de marketing vai além de uma estratégia de comunicação, pois o objetivo é atrair possíveis consumidores e convencê-los a comprar o que a sua marca oferece, mostrando que o seu produto resolve o problema.
Quais são as despesas de marketing?
A divulgação da sua marca não deve ser encarada como um custo. Na verdade, o marketing digital é um investimento, uma ferramenta capaz de gerar muitas vendas. Portanto, esse retorno que a publicidade online oferece potencializa bastante as vendas, bem como o branding e outros aspectos.
Nesse sentido, algumas das despesas com marketing envolvem pesquisas, campanhas e ações de marketing, atendimento ao cliente e outros fatores. Entretanto, cada empresa deve avaliar quais são as melhores soluções conforme suas restrições de orçamento, o objetivo do negócio, tendências do mercado etc.
Quais os benefícios de investir em marketing?
Quando é feito um planejamento estratégico de marketing voltado para o crescimento da marca, tenha certeza que o negócio colherá os frutos do investimento.
Os esforços de marketing deixam o público mais engajado, melhora a percepção dos consumidores sobre a marca, dentre muitas outras vantagens. Listamos alguns desses benefícios a seguir!
Fortalece a imagem competitiva da marca
Em um mercado de alta concorrência, o marketing é uma estratégia e tanto para posicionar a marca e fazer com que ela se destaque. Dessa forma, o nicho é estudado, identifica-se o diferencial competitivo da empresa e são criadas campanhas para deixar a imagem do negócio mais forte.
Identifica o seu cliente ideal
A persona é um personagem semi fictício criado para orientar a estratégia de marketing. Como é uma representação, o time de marketing a usa como base para identificar oportunidades, criar conteúdo relevante e outros pontos que ajudam a criar projetos mais efetivos. Desse modo, toda ação terá um impacto muito maior e com melhores resultados.
Aumenta a quantidade de vendas
Toda empresa tem uma meta de vendas, e a vantagem de investir em marketing é que você consegue atingir seus objetivos com mais rapidez. A estratégia de marketing é como uma alavanca que apresenta seu produto para mais pessoas, conquista a confiança dos consumidores e pode até fidelizar seus clientes, fazendo com que a quantidade de compras recorrentes também cresça.
Permite a mensuração de resultados
Sem dúvidas, esse é um dos maiores benefícios das estratégias digitais. A mensuração de resultados faz com que a equipe de marketing saiba exatamente o que funciona, o que não foi tão bem assim e o que precisa ser mudado.
Desse modo, fica ainda mais claro que o investimento dá certo, já que é possível fazer alterações sempre que necessário para manter um alto índice de efetividade. A análise das métricas aponta de onde seus clientes estão vindo, o que não agrada o público, como os consumidores se comportam, o que eles mais têm interesse e muitas outras informações importantes.
Assim, o seu investimento em marketing passa a ser mais adequado a partir das métricas e mensuração de resultados — ou seja, você otimiza o orçamento e investe no que é mais importante a curto, médio e longo prazo. Então, ainda restam dúvidas se marketing é custo ou despesa?
Se você ainda não sabe por onde começar, aprenda como iniciar uma estratégia digital do zero!
Marketing é uma despesa ou um custo?
Como saber em quais estratégias de marketing investir?
Quais são as despesas de marketing?
Quais os benefícios de investir em marketing?