Como fazer publicidade online? Aprenda de uma vez por todas!

publicidade onlineNão há dúvidas que a internet é um dos meios mais eficientes para qualquer empresa alcançar novos clientes. Nesse contexto, a publicidade online ganha cada vez mais espaço na criação de estratégias para ter melhores oportunidades de negócios.

O campo digital permite a criação dos mais variados tipos de publicidade. Podem ser usadas imagens, vídeos, textos, GIFs e muitos outros formatos de conteúdos — além de disseminá-los em diversos canais para atingir seu público.

Dessa forma, a sua audiência é alimentada de maneira mais assertiva, diferentemente do que acontece na publicidade tradicional — que costuma ter o público-alvo mais generalista.

Neste artigo, venha entender o que é a publicidade online e descubra como pode colocá-la em prática para ter melhores resultados e ainda conquistar mais clientes!


publicidade onlineO que é a publicidade online?

A publicidade online é um formato estratégico que tem o intuito de influenciar consumidores a comprarem os produtos de determinada marca. Assim, a peça publicitária online é uma tática voltada à divulgação de produtos, tendo em vista um maior engajamento do público, vendas, conversão e fidelização de clientes.

Geralmente, a publicidade online está ligada aos anúncios. Contudo, também estão disponíveis outras possibilidades. Um dos pontos mais interessantes nesse tipo de publicidade é o ROI mais alto, além de ser um recurso muito poderoso para alcançar as pessoas certas.


publicidade onlinePor que é importante ter uma estratégia de publicidade na internet?

Dados publicados pelo site Statista mostram que o mercado de anúncios global tinha previsão de chegar a quase US$ 400 milhões em 2021. Em termos nacionais, o valor gasto em publicidade online seria de mais de US$ 6 milhões no mesmo período. Portanto, a mídia digital tem força e mostra que veio para ficar.

Isso significa que investir em publicidade na web é entrar de vez no mercado. Além do mais, quem não investir ficará de fora desse mercado bilionário e com toda certeza também deixará de lucrar muito.

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:




publicidade onlineQuais as formas de fazer publicidade online?

Você já deve imaginar que existem várias formas de fazer publicidade online.

A publicidade offline também está disponível em formatos diversos, como no rádio, TV, revistas e jornais, outdoors e outros canais de comunicação. Dito isso, aproveite para conhecer quais são as ferramentas e técnicas que fazem da publicidade online um recurso tão interessante!

1. Links patrocinados

Já sabemos que o intuito de utilizar SEO é atrair usuários de forma orgânica para reduzir os custos com publicidade. No entanto, os links patrocinados podem ser excelentes aliados, principalmente quando usados junto com as otimizações para motores de buscas.

Também chamados de mídia paga, os links patrocinados são anúncios que ficam destacados nos motores de buscas — sobretudo no Google, em que o Google Ads é o mais conhecido entre os profissionais. Dessa maneira, os links aparecem em posições mais destacadas na página de resultados.

Apesar do Google Ads ser a plataforma mais famosa, existem outros tipos de mídia paga. Nas redes sociais, por exemplo, os conteúdos dos anúncios podem ser mais visuais e ter imagens. O Social Ads abrange o sistema de links patrocinados em mídias como:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Assim como o velho formato de publicidade que utiliza anúncios para aumentar a consciência de marca e vender, agora são os anúncios online que fazem esse papel. O objetivo é gerar um número cada vez maior de conversões, segmentar e engajar a audiência para ter mais vendas.

2. Redes Sociais

A publicidade online também pode ser aplicada nas redes sociais. Muitos consumidores chegam até as marcas por meio dessas mídias, portanto elas representam ótimas oportunidades para se comunicar com a audiência e, claro, fazer publicidade.

As pessoas já passam tanto tempo nas redes sociais e as usam para as mais diversificadas finalidades do que apenas entretenimento. Já é possível até mesmo fazer compras, então por que você perderia a chance de fazer publicidade nelas?

Aumente a presença da marca nas mídias sociais e comece a trabalhar para gerar mais tráfego para seu site utilizando os anúncios.

3. Blog

Você pode estar se perguntando de que forma um blog pode servir para fazer publicidade online, certo?

A resposta é bem simples: por meio do Branded Content!

O Branded Content é um modelo de publicidade que é mais editorial, que utiliza história e experiências para provocar uma reflexão — que envolva a sua marca. Nesse sentido, é uma alternativa inteligente de gerar tráfego qualificado e também deixar a sua empresa mais conhecida.

Os conteúdos de Branded Content são espécies de anúncios camuflados, mas que têm o intuito de gerar valor aos usuários. Não é à toa que tem o nome de “conteúdo de marca”, pois eles são como uma mescla de publicidade com artigos de blog relevantes.

4. Banners

Os banners são o modelo mais tradicional de publicidade e podemos encontrá-los em quase todas as páginas da web. É provável que esse tenha sido o primeiro tipo de publicidade online — e também pode ser por isso que é tão popular até hoje.

Esse tipo de anúncio fica localizado em áreas estratégicas dentro das páginas na internet. A Rede de Display do Google oferece ações de diferentes tipos, com uso de artes gráficas (imagens, GIFs, Flash, etc), vídeos ou apenas anúncios com textos.

Portanto, os banners contêm informações publicitárias clicáveis que ficam dentro das páginas na web. Quando um visitante entra em determinado site ou blog, ele se depara com um banner que pode conter algo sobre sua marca, serviços ou produtos à venda.

É possível fazer divulgação de produtos ou eventos, realizar remarketing, impulsionar páginas e muitas outras estratégias de marketing.

5. E-mail marketing

Por fim, o e-mail marketing é uma das estratégias mais completas no marketing digital. Desde o momento da conversão do lead até o momento da compra e pós-venda, as campanhas de e-mail estão presentes.

Há quem acredite que o e-mail marketing não é tudo isso, mas acredite, a estratégia continua muito eficiente. Ao contrário dos modelos de publicidade invasivos e que atrapalham o usuário, o e-mail só é enviado para destinatários que optaram pelo recebimento das mensagens.

O envio de conteúdo de valor, mensagens personalizadas e amigáveis são mais efetivas para conquistar um novo cliente do que outros anúncios intrusivos. Portanto, o e-mail marketing é um tipo de publicidade online com excelentes resultados.

Dentre tantos tipos de publicidade online, saiba encontrar o que mais se encaixa no perfil e comportamento da sua persona. Dessa forma, as chances de conseguir atingir os objetivos da sua estratégia são maiores.

Aproveitando o gancho, veja como melhorar a entregabilidade das suas campanhas de e-mail marketing!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: