Como funciona a assessoria de imprensa na era digital? Entenda o novo cenário!

Por Capa, Marketing Digital

assessoria de imprensa

assessoria de imprensa

O trabalho como jornalista se estende a diversas áreas. Afinal, o jornalismo é uma área ampla, que abrange meios como rádio, TV, sites, jornais, revistas, assessoria de imprensa e outros. No caso da assessoria de imprensa, o profissional faz uma ponte entre a empresa em que trabalha e os veículos de comunicação. No entanto, a internet fez com que esse cenário se modificasse.

A assessoria de imprensa se adaptou aos diferentes formatos e canais. Portanto, com tantas mudanças, a transformação digital fez com que o gestor de comunicação também mudasse. Agora, os ambientes são mais dinâmicos, o público mudou e há muitas outras modificações na área.

Por isso, venha entender o que é a assessoria de imprensa e como ela mudou nos últimos anos devido às transformações que aconteceram no meio digital!


assessoria de imprensaO que é assessoria de imprensa?

Para muitas pessoas, a assessoria de imprensa é apenas uma área que tem o dever de criar boas relações com os canais de comunicação. Parece simples, mas a verdade é que esse setor é mais complexo do que imaginamos — sobretudo agora, em que o marketing digital tem lugar de destaque.

A assessoria de imprensa faz parte da comunicação (interna e externa) de uma empresa ou instituição. Desse modo, a área tem por objetivo buscar mídia espontânea para divulgar novidades sobre a empresa assessorada.

Ou seja, é uma forma viável e que contribui para aumentar o alcance da marca e dar mais credibilidade a ela. Assim, a assessoria envia releases para os meios de comunicação com detalhes sobre eventos ou outras informações relevantes aos responsáveis pelas publicações.

Além disso, o setor também é o responsável por melhorar a imagem da empresa e lidar com o gerenciamento de crises que podem surgir. Dessa forma, a assessoria deve lidar com problemas, críticas e manter uma boa relação com o público e outros canais de comunicação.


assessoria de imprensaO que faz um assessor de imprensa?

A peça-chave por trás de todo o trabalho da assessoria de imprensa está um profissional, que geralmente é jornalista ou relações públicas: o assessor de imprensa.

Na assessoria, o profissional fica responsável por todo o processo de relacionamento da empresa em que trabalha com a mídia. No entanto, os trabalhos realizados são bem diferentes dos feitos por um publicitário, por exemplo.

O publicitário compra espaços nas mídias para divulgar um produto ou serviço. Já o assessor de imprensa tem como objetivo conseguir estes espaços de maneira espontânea, nas áreas de notícia do veículo no qual ele tenta promover o release criado.

Desta forma, conhecer profundamente a empresa em que se deseja divulgar um release é essencial para o assessor. Além disso, o profissional deve ter facilidade para lidar com os veículos de comunicação, entender sobre a concorrência e as características do mercado. Portanto, entre suas atribuições estão:

  • Elaborar estratégias de comunicação;
  • Escolhe veículos de divulgação;
  • Cria editoriais para a imprensa;
  • Produzir press releases de produtos e serviços lançados;
  • Produzir press releases de eventos;
  • Acompanhar entrevistas;
  • Fazer follow up com jornalistas.

assessoria de imprensaComo funciona a assessoria de imprensa na era digital?

Falar em assessoria de imprensa é pensar em veículos tradicionais como TV, rádio, jornais e outros meios. Porém, já sabemos que atualmente a audiência acessa informações de diferentes fontes, principalmente as digitais.

O trabalho jornalístico mudou, assim como muitas outras áreas. A era digital nos trouxe mudanças significativas, e os veículos que não se adaptam correm o risco ficar para trás.

Nos últimos anos, vimos muitos jornais e revistas migrarem para o digital para evitar que fechassem as portas. Nesse contexto, a assessoria de imprensa também viu essa transição acontecer. Afinal, o assessor precisa compreender as particularidades de cada mídia e, acima de tudo, de cada empresa com a qual ele deseja entrar em contato para promover notícias sobre seus assessorados.

Assim, o vocabulário que antes fazia parte do marketing digital passou a ser aplicado, e palavras como alcance orgânico, engajamento e muitas outras passaram a fazer parte do trabalho do assessor de imprensa.

Dessa forma, a reinvenção do trabalho jornalístico para as novas mídias é fundamental para a sobrevivência da profissão. Veja alguns pontos que agora são importantes no setor:

  • Gerenciamento e monitoramento de redes sociais;
  • Criação de conteúdos para blog, site e redes sociais;
  • Análise de concorrência;
  • Relacionamento com diferentes públicos;
  • Identificar pautas de interesse;
  • Gerenciar crises;
  • Produção de conteúdos com linguagem adaptada para cada canal;
  • Conquistar visibilidade e engajamento;
  • Criar laços com o público da marca;
  • Fortalecer a imagem do assessorado (pessoa, empresa ou instituição);
  • Fidelizar clientes;
  • Fazer análise de dados e métricas.

assessoria de imprensaComo ser um bom assessor de imprensa na era digital?

Como você viu anteriormente, as atribuições do assessor de imprensa mudaram bastante nos últimos tempos. O curso de jornalismo ainda é uma base indispensável para a formação de bons profissionais. No entanto, nem sempre a graduação ensina como lidar com essas transformações da era digital.

Manter a imagem do assessorado diante do público é um trabalho minucioso. Por isso, saber como atuar e escolher as melhores estratégias são fatores importantíssimos. Diante desse contexto, confira algumas qualidades essenciais de um bom profissional de assessoria de comunicação no meio digital.

Prezar pelo bom relacionamento com a imprensa

O papel do assessor é fazer essa ponte entre a empresa em que trabalha com o restante da imprensa. Portanto, manter o bom relacionamento com veículos de comunicação é essencial para ter sempre um espaço neles.

Com um bom relacionamento, você pode ter mais facilidade para apresentar os releases com novidades da empresa aos jornalistas responsáveis pelas publicações.

assessoria de imprensa

Dominar a língua portuguesa

Essa é uma regra de ouro para profissionais da comunicação, seja nos meios tradicionais ou nas mídias digitais. Ter domínio da escrita é uma habilidade obrigatória, pois isso também é um requisito que constrói a imagem da marca. Já imaginou produzir um release e enviá-lo para algum veículo de comunicação com erros ortográficos?

Portanto, prezar pela língua portuguesa é essencial para apresentar todas as informações de maneira adequada e manter a alta qualidade nos conteúdos são atribuições indiscutíveis para um bom assessor.

Agir de forma estratégica

Ter um olhar estratégico para encontrar as melhores alternativas de divulgação, os veículos mais atrativos e outras estratégias também é uma competência super importante para um bom assessor. Afinal, o profissional deve saber como transmitir a mensagem em cada situação.

Por exemplo, dependendo do tipo de conteúdo, será que vale mais a pena divulgar em portais de notícia ou nas redes sociais da empresa? Essas avaliações devem fazer parte da rotina e precisam de um planejamento estratégico.

Mensurar e analisar os resultados das ações

Os números precisam ser parte da rotina do assessor de imprensa a partir do momento que ele começa a trabalhar com o digital. As ações precisam ser mensuradas, e as métricas passam a ser o jeito de medir os resultados.

assessoria de imprensa

A realização de clipping pode ser verificada por meio das métricas e, assim, o assessor avalia quanto conquistou com a mídia espontânea. Nesse caso, é possível comparar o valor que seria gasto em anúncios com os ganhos da empresa a partir da publicação por conta do release divulgado. Ou seja, o ROI é avaliado e pode ser apresentado para o gestor.

A assessoria de imprensa na era digital é bastante diferente daquela que conhecíamos. Essa mudança é fundamental, e os profissionais precisam se adequar para garantir seu lugar no mercado de trabalho. Portanto, o assessor agora está bastante envolvido com o marketing digital e saber trabalhar na área garante melhores resultados.

Então, aproveite para conferir como se qualificar para começar a sua carreira em marketing digital!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!