Estratégias de marketing digital nas redes sociais

Eduardo BrumCapa, Dicas do Mail2Easy PRO, Dicas do MKT2Easy, Marketing DigitalLeave a Comment


As redes sociais contam com mais de 3 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo. Esse número comprova a necessidade de uma estratégia de marketing digital nas redes sociais para o seu negócio.Assim como em outras ações de marketing digital, é necessário entender quem são as pessoas que acompanham sua marca, quais as necessidades delas. Com isso, você vai conseguir definir quais as redes sociais merecem maior atenção e que tipo de conteúdo divulgar.


Invista em anúncios

Como boa parte das empresas já possuem estratégias de marketing digital nas redes sociais, pense formas de destacar sua marca das demais.

Uma forma de fazer isso é criando anúncios para as redes sociais, promovendo seu negócio para um público específico.


FaceAds: Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger

O Gerenciador de anúncios possibilita a criação de anúncios para mídias como Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.

Além de criar esses anúncios pelo gerenciador, você também pode impulsionar publicações feitas anteriormente na página do seu negócio.

Ao impulsionar suas publicações, você pode direcioná-las para um publico específico, tendo com base os interesses deles. Com isso, os resultados das suas ações devem ser mais satisfatórios.

Existem dois tipos de públicos que podem ser estabelecidos para as divulgações:

  • Públicos personalizados: lista de contatos importada para o Facebook, pessoas que interagiram anteriormente com sua página, site, aplicativo ou mesmo loja física.
  • Públicos semelhantes: público composto com base nas informações das listas inseridas no seu Público Personalizado. Como o nome sugere, o Facebook buscará por contatos similares aos públicos inseridos anteriormente.

Saiba mais sobre os tipos de públicos do Facebook.

O Facebook ads, possui o Video Creation Kit, ferramenta que auxilia na criação de conteúdo em vídeo, a partir do Gerenciador de anúncios.


YouTube

Para anunciar pelo YouTube, basta ter um canal e uma conta no Google Ads, plataforma voltada para a criação e distribuição de anúncios.

Para criar anúncios em formato de vídeo, basta que a mídia esteja no YouTube. Você também pode optar por anúncios gráficos, que podem ser exibidos na parte inferior do vídeo ou então ao lado dele.

Depois disso, você seleciona o tipo de público que você quer alcançar e, por último, define o investimento desejado para o anúncio.

Assim como nas divulgações pelo Facebook, aqui você também define o critério deseja considerar para direcionar seu anúncio.

Pessoas que já interagiram com sua marca ou então usuários com interesses parecidos com visitantes do seu site podem ser considerados. Você também pode considerar o interesse das pessoas, dados demográficos, entre outras informações.

Leia esse post da Ajuda do Google Ads para saber mais sobre os tipos de filtros que você pode utilizar para os seus anúncios.


Não esqueça do LinkedIn

Se você vê o LinkedIn apenas como um espaço de divulgação e busca por vagas, esqueça isso.

Publicações com conteúdo diferente de divulgação de vagas são 15 vezes mais frequentes no LinkedIn.

Diferente de outras redes sociais, que passaram a ser questionadas pelos recentes casos de quebra de privacidade e notícias falsas, o LinkedIn cresce cada vez mais como uma opção para criar atrair leads qualificados através da produção de conteúdo.

Para anunciar, crie uma business account e defina a forma de pagamento que você vai utilizar.

Feito isso, você vai definir o tipo de campanha que deseja realizar, o conteúdo do anúncio e segmentar o público-alvo.

Veja abaixo alguns dos filtros disponíveis:

  • Nível de experiência;
  • Personas (Mass Affluent, estudantes, Graduados sem Pós-Graduação, entre outras);
  • Cargos (Empreendedores, Gerente de Eventos, Profissional de Educação, entre outros);
  • Tamanho da Empresa.

Você pode encontrar mais informações em: https://business.linkedin.com/pt-br/marketing-solutions


Conteúdo em vídeo

As pessoas retêm 95% de uma mensagem composta a partir de conteúdo em vídeo. Em tempos onde ter atenção é raridade, não perca a chance de usar esse recurso para atrair os seguidores.

A Aberdeen realizou um estudo que mostra a efetividade de conteúdos em vídeo. Segundo a pesquisa, o vídeo pode gerar 66% leads qualificados a mais por ano, se comparados com que produz apenas conteúdo em texto.

Esses dados mostram que a produção de conteúdo em vídeo pode ser uma estratégia eficaz na atração de público para sua marca e geração de novas vendas.


Com a expansão de recursos em redes sociais como o Instagram, Twitter, Snapchat, IGTV e Facebook, as campanhas em mídias sociais usando vídeos (video ads ou video advertising) são uma alternativa muito interessante para divulgação de produtos ou serviços. Por isso, selecionamos 5 ferramentas grátis para edição de vídeos online para que você experimente.


O novo “rival” do YouTube

O YouTube segue como principal plataforma para produção de conteúdo em vídeo. Porém, outros serviços ameaçam a sua liderança, como é o caso do IGTV.

Para quem não conhece, o IGTV é um aplicativo do Instagram que possibilita a divulgação de vídeos de longa duração.

O IGTV pode ameaçar o YouTube ao tentar atrair os produtores de conteúdo, por conta da popularidade atual do Instagram.

No YouTube, você pode produzir conteúdo de forma recorrente no seu canal. A própria plataforma disponibiliza algumas dicas sobre como começar, através do YouTube Creators.

Criar um canal no YouTube não tem custo algum. Utilize esse espaço para produzir conteúdos variados, desde vídeos institucionais até materiais educativos, apresentação de produtos etc.

Analise as preferências do seu público (através de estudos com o de buyer persona) e defina quais mídias podem ser utilizadas pela sua marca.

Facebook Watch

A popularidade do conteúdo em vídeo é impulsionada pelo Facebook a partir dos novos recursos lançados por ele, como o Watch, espaço onde o usuário conta com uma visão geral dos principais vídeos postados pelas páginas que segue.

Pense no Facebook Watch como um espaço de conteúdo original, e não apenas para o compartilhamento de informação de outros locais. O engajamento do público com conteúdo em vídeo é feito diretamente no Facebook, e é muito maior do que em casos onde você compartilha conteúdo de outros canais como link de noticias ou vídeos de outras plataformas.

Pode ser definido quais os vídeos estarão na lista para assistir, de acordo com as preferências do seu público. Aproveite essa oportunidade para conquistar seus seguidores e produzir conteúdo relevante para eles.


Relacionamento

Tudo que foi apresentado até aqui pode ser considerado como forma de estabelecer um relacionamento com os seus seguidores.

Porém, vamos falar sobre algumas estratégias que também podem ser úteis para fazer da sua empresa uma marca que seja considerada pelo público como confiável.


Monitoramento de redes sociais

Acompanhar as redes sociais pode ajudar a entender algumas das principais tendências do mercado atual. O monitoramento pode ser feito de diversas formas.

Buscando por termos relacionados a algo que a sua marca ofereça, para tentar analisar o que é falado sobre o assunto.

A partir desse tipo de monitoramento, é possível verificar quais são as principais necessidades do mercado em que você atua ou deseja atuar. Até mesmo algumas características sobre as pessoas que buscam por serviços parecidos ao seu podem ser identificadas.

Acompanhando empresas do mesmo segmento que o seu, para entender como eles se comunicam com o seu público.

Como as pessoas se relacionam com essas marcas, o que funciona para elas e, principalmente, quais sugestões de melhoria são apontadas.

Caso seu negócio já possua um determinado reconhecimento, é bem possível que as pessoas já tenham deixado algum comentário sobre ele na internet. Seja no Twitter, nos comentários do Google Meu Negócio ou no Reclame Aqui, você pode encontrar informações que sejam úteis.

Redes como o Facebook contam com uma média para a sua página, feita com base nas avaliações do público.

Por isso, responda todos os tipos de avaliações – tanto positivas quanto as negativas. Essa interação mostra o seu interesse em resolver todo tipo de assunto relacionado aos seus serviços.


Utilize os Stories

Boa parte das redes sociais já conta com esse recurso, popularizado pelo Snapchat. Os stories estão de acordo com a máxima de que as pessoas buscam por informações rápidas na internet.

Apresente seus produtos, bastidores do seu ambiente de trabalho e, principalmente, mantenha seus seguidores engajados com seus stories.

Caso você possua esse recurso disponível, insira links que levem os usuários para outros canais, como o seu site. Se sua conta não tiver essa opção, você pode inserir essas informações na Bio da sua página.

Quem já utiliza os stories do Instagram sabe que o conteúdo publicado fica disponível durante 24 horas. Com o Highlights, no entanto, você pode dar destaque para os stories mais relevantes, fixando-os na sua página inicial do seu perfil.


Outras interações
isso mesmo!

Chama para jogar

Quando publicar algo nas suas redes sociais, motive os seguidores a interagirem com as postagens.

Independente do tipo de publicação, crie “chamadas” para que as pessoas interajam com sua página.

Trabalhe para que suas postagens sejam úteis aos seus seguidores, fazendo com que eles considerem relevante compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Algumas redes sociais permitem a utilização de hashtags para promover algum tipo de ação relacionada com a sua marca. De acordo com a quantidade de vezes que forem publicadas, as hashtags podem ganhar destaque, sendo encontradas por outras pessoas.


Conclusão

Essas foram as nossas dicas de estratégias para as redes sociais. Com uma presença frequente e produção de conteúdo relevante, você fica mais próximo dos seus seguidores e, consequentemente, pode gerar novas conexões.

Reserve um espaço do seu planejamento de marketing digital para definir as estratégias que estiverem de acordo com a sua marca e, principalmente, com suas buyer personas.

Deixe nos comentários quais ações apresentam os melhores resultados para sua marca!

Produzido por Eduardo Brum e Francis Fussiger.


Referências:

https://www.statista.com/statistics/617136/digital-population-worldwide/

https://tribulant.com/blog/wordpress/role-social-media-digital-marketing-strategy/

https://technians.com/blog/role-social-media-digital-marketing/

https://www.mdmarketingdigital.com/blog/redes-sociales-tendencias-2019-1/

https://www.mdmarketingdigital.com/blog/redes-sociales-tendencias-2019-2/

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