ROI: aprenda a fórmula do Retorno sobre o Investimento

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Geração de Leads, Marketing Digital

Entenda o que é ROI

ROI - Retorno sobre o investimento. Primeiramente entenda o que é essa métricaPara que sua empresa tenha uma boa saúde financeira, é preciso entender quais investimentos estão trazendo os resultados esperados e quais não estão. Mas com tantas estratégias e táticas sendo colocadas em prática, como diferenciá-las?

Parece complicado, mas não é. Basta saber calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) com precisão e agir de acordo com o resultado. Esse KPI indica os ganhos financeiros que você teve com cada ação específica implementada. Por esse motivo, o ROI é essencial para a análise das suas campanhas de marketing.


o que é roiO que é o ROI?

ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma métrica que mostra a performance financeira do seu negócio: através dele, você compreende a relação entre o valor investido na sua empresa e o valor obtido em retorno.

Ou seja, com esse indicador, fica mais fácil entender se um investimento continua valendo a pena ou não. Dessa forma, você avalia se suas campanhas de marketing, seu treinamento de vendas, sua estratégia de retenção de clientes e outras ações estão trazendo resultados positivos.

O Retorno sobre o Investimento pode ser calculado dentro de várias áreas específicas, como:


formula do retorno sobre o valor investidoA fórmula do ROI e como calculá-lo

O jeito mais simples de calcular o ROI é subtraindo os seus custos da receita e dividindo pelo custo novamente, como representado abaixo:

ROI = (RECEITA – CUSTO) X 100
             CUSTO

 

Como o valor é expresso em porcentagem, multiplique o resultado por 100 e voilà: você obtém o ROI do seu negócio.

Vamos ver um exemplo?

Você tem um ecommerce que lucrou no total R$40.000 em vendas. Para divulgar o seu serviço e manter o site funcionando, você gastou um total de R$10.000. Nesse caso, o ROI do seu ecommerce é:

ROI = (40.000 – 10.000/10.000) x 100
= (30.000/10.000) x 100
= 3 x 100
ROI = 300%

A partir desse cálculo, você identificou que ganhou 300% de retorno, ou seja, a cada 1 real investido, você ganhou 3 reais de lucro. Trabalhando dessa maneira, você consegue analisar erros e problemas em qualquer área do seu negócio.


avaliando o roiAvaliando o Retorno sobre o Investimento

Como já falamos anteriormente, o ROI não apenas calcula a rentabilidade de um negócio, mas também indica o retorno sobre cada investimento que você fez separadamente.

Mas se você já sabe a receita total do seu investimento, por que precisa saber o valor de cada investimento separadamente?

É muito simples: para que você possa otimizar suas ações e obter resultados melhores. Calculando o Retorno sobre o Investimento de cada campanha e estratégia, você pode identificar o que está funcionando. Ao entender o ROI de cada campanha de marketing, por exemplo, é possível:

Além disso, recomendamos que você faça as seguintes perguntas:

  • O que foi feito que pode ter influenciado nesse resultado?
  • O que as ações de ROI alto possuem que é possível replicar em outras campanhas?
  • Qual a relação entre as ações de ROI alto?
  • Sua empresa possui resultados semelhantes às dos concorrentes?

Além das campanhas, existem outros canais importantes que devem receber atenção, como os blogs, a equipe de sucesso do cliente e a equipe de vendas.


4 benefícios que o ROI traz para a sua empresa

Agora que você já entendeu as premissas básicas do cálculo do Retorno sobre o Investimento, vamos te dar 4 motivos para usar essa métrica tão importante. Afinal, depois dos esforços, vem a recompensa, não é?


corte de gastos1. Corte de gastos supérfluos

Analisar o Retorno sobre o Investimento cuidadosamente proporciona o corte de gastos desnecessários na empresa. Ao mostrar quais investimentos valem a pena ser mantidos, o cálculo do ROI evidencia também quais devem ser abandonados.

Dessa forma, você pode focar apenas naquelas ações que estão realmente trazendo lucro para o seu negócio e dar adeus àquelas que trazem prejuízo.


aumento de lucros2. Aumento dos lucros

Consequentemente, com o corte de gastos supérfluos, a sua empresa conseguirá aumentar a receita e a margem de lucros. Isso garante que você economize seu dinheiro e guarde-o para as ações que são verdadeiramente eficazes.


resultados contínuos3. Resultados contínuos

Não faz nenhum sentido ter um bom desempenho por alguns meses e depois voltar à estaca zero de investimentos mal feitos e resultados ruins, não é? Com o acompanhamento constante do ROI, sua empresa terá um crescimento contínuo e estável, sem ter de passar por aqueles momentos de altos e baixos.
Portanto, mesmo que os lucros tenham aumentado, nunca deixe de acompanhar o ROI.


métricas de vaidade4. O fim das métricas de vaidade

Quando avaliamos a saúde financeira de um negócio, muitas vezes damos atenção a indicadores que não expressam conversões, e sim visibilidade. Essas são as chamadas métricas de vaidade: elas são ótimas para analisarmos quando uma estratégia está funcionando, mas em termos de lucros, não agregam muito.

É com o Retorno sobre o Investimento que você conseguirá ver, de fato, as conversões que sua estratégia está gerando. Por exemplo, se você tem um site, o aumento de tráfego pode indicar que você está atraindo novos visitantes. Mas essa métrica não indica quantos acessos estão comprando seu produto, se tornando leads e se cadastrando na newsletter.

Portanto, dê menos atenção às métricas de vaidade e procure focar no ROI.

Em resumo, com o auxílio do ROI, você pode orientar o seu plano de negócios na direção certa, tomando decisões que beneficiem a saúde financeira da sua empresa. Com essa métrica, você conseguirá enxergar as suas ações estratégicas com uma lupa de aumento, tendo muito mais ciência dos detalhes que fazem elas funcionar.

Gostou desse conteúdo? Então, leia também: NPS (Net Promoter Score) – O que é e como calcular

Referências:

A Guide to Calculating Return on Investment – ROI

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!