O cashback no Brasil já virou uma tendência consolidada e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores. O que começou como uma novidade no e-commerce, hoje é uma estratégia popular para economizar em compras online. A lógica é simples e atrativa: ao comprar em sites com cashback, aplicativos de compras ou bancos digitais, o cliente recebe de volta uma parte do valor gasto. Essa prática já é comum em apps de cashback, plataformas financeiras e lojas virtuais com dinheiro de volta.
Mais do que um incentivo, o cashback se configura como uma forma inteligente de consumir. Ao permitir o retorno parcial do valor gasto — especialmente em compras online, o serviço proporciona ao usuário a chance de reinvestir esse montante em novas aquisições ou até mesmo acumulá-lo como crédito.
Neste artigo, você vai descobrir em detalhes o que é cashback, como ele funciona na prática e de que maneira você pode aproveitar ao máximo esse beneficio.
O que é cashback?
O cashback se popularizou nos últimos anos, mas não se trata de uma novidade tão recente. A primeira empresa a usar esse modelo foi a Ebates, fundada por ex-procuradores distritais em 1998 e posteriormente adquirida pela Rakute.
No Brasil, a pioneira nesse modelo foi a Méliuz, que adotou o sistema de cashback em 2011. O recurso ganhou força a partir de 2019, tornando-se cada vez mais popular entre os consumidores. Desde então, diversas empresas, incluindo lojas online, aplicativos de delivery e até instituições financeiras, passaram a oferecer cashback como diferencial competitivo.
Cashback é um sistema que devolve ao cliente parte do valor gasto em uma compra. O dinheiro pode ser acumulado e usado para novas compras, transferência para uma conta bancária ou trocas por produtos, conforme as regras de cada programa.
Quais são os tipos de cashback que existem?
Observar os tipos de cashback disponíveis em cada plataforma é essencial para entender como funciona a devolução de parte do valor gasto. Atualmente, existem várias modalidades, e cada empresa adota regras específicas. Algumas plataformas permitem o saque do valor em dinheiro para a conta bancária ou via Pix, dando mais liberdade ao consumidor.
Há também o cashback em forma de pontos ou milhas, que podem ser trocados por produtos, passagens aéreas ou descontos em parceiros.
Outro modelo em crescimento é o cashback solidário ou social, no qual o valor de volta é direcionado para doações a instituições beneficentes, ONGs, casas de apoio e outros projetos sociais.
Cada programa pode oferecer regras distintas sobre valores mínimos de resgate, prazos para liberação e onde o saldo pode ser usado. Por isso, é importante ler os termos de uso e comparar as opções antes de se cadastrar em um programa de cashback.
Essas especificações dependem de cada empresa. Por isso, fique de olho antes de se cadastrar em qualquer programa de cashback.
Como funciona para receber o “dinheiro de volta”?
De forma simples, o consumidor faz seu cadastro em uma plataforma de cashback — que pode ser um site, app ou extensão de navegador. Essas plataformas possuem parcerias com diversas lojas e marcas, permitindo que você receba de volta uma parte do valor gasto em suas compras.
Após o cadastro, é só ativar a opção de cashback antes de finalizar a compra. Assim que a compra é concluída, a loja parceira informa a plataforma, que faz a validação e libera o valor do cashback na sua conta após um período de confirmação (que pode variar de alguns dias a semanas).
É importante destacar que as regras mudam bastante de uma empresa para outra. A porcentagem de cashback pode variar de 0,5% até mais de 100% em ações promocionais — sim, em alguns casos, você pode até receber mais do que pagou, dependendo do valor de cupons ou ofertas acumuladas.
Por exemplo, se você compra um produto de R$ 500 com 20% de cashback, você recebe R$ 100 de volta. Na prática, é como se o item tivesse custado R$ 400. Por isso, o cashback funciona como uma espécie de desconto pós-compra — e pode representar uma boa economia se usado com inteligência.
Quais as vantagens de oferecer cashback?
Não é à toa que as empresas estão investindo nesse sistema, pois os benefícios desse recurso valem a pena. Seja em lojas, comércios ou outros estabelecimentos, o cashback é uma alternativa para criar um vínculo com os clientes e melhorar o relacionamento.
Coleta de dados e comportamento
Plataformas de cashback ajudam a entender melhor o comportamento de compra dos consumidores, facilitando estratégias mais personalizadas e campanhas direcionadas.
Incentiva novas compras
A partir do momento que o cliente faz a primeira compra e recebe parte do valor de volta, será mais fácil para que ele volte a comprar na loja.
Desse modo, o cashback é um incentivo para que os consumidores possam comprar novamente, sobretudo se o valor tem uma data para expirar. Assim, os clientes voltam a comprar e continuam ganhando cashback a cada aquisição.
Fideliza clientes
Cashback é uma forma poderosa de manter o cliente comprando com você. Ao saber que vai receber parte do dinheiro de volta, ele tende a voltar e priorizar sua loja nas próximas compras.
A fidelização é uma etapa importante e que contribui para o aumento do ticket médio. Aliás, o cashback é benefício que tem grande impacto, uma vez que a taxa de recompra também tende a aumentar. Por isso, é mais fácil fidelizar antigos e novos clientes, pois os consumidores percebem o cashback como um “prêmio instantâneo”.
Se você ainda tem dúvidas sobre a implementação de uma estratégia de cashback, o ideal é começar entendendo o seu público. Por meio de pesquisas e análises, é possível identificar as preferências dos seus clientes e, assim, oferecer vantagens que realmente façam sentido para o perfil deles.
Curtiu entender como funciona esse recurso? Aproveite e entenda como funciona a automação de marketing para e-commerce e quais são os principais recursos dessa ferramenta!