Gamificação no marketing: entre no jogo e aumente seus lucros!

gamificação no marketing

Dizem por aí que a vida é um jogo… Se isso é verdade ou não, nós não sabemos. Mas o que sabemos é que a gamificação no marketing é uma tendência que já conquistou o seu lugar entre as principais técnicas de conexão com o público.

Estamos falando de um game em que todo mundo ganha. Enquanto você fideliza e conquista novos consumidores, seus leads se divertem e se engajam em uma forma de publicidade que não soa forçada e que, de fato, os distrai e os interessa.

Mas afinal, como aplicar a metodologia da gamificação no marketing? Com é possível transformar o processo de compra em algo que inclua o sistema de jogos clássicos para manter os usuários interessados e estimulados?

É isso que responderemos neste artigo. Pegue seu melhor controle, dê o play nesse conteúdo e prepare-se para vencer o boss final e se tornar um ganhador nos lucros!


Quando surgiu a gamificação no marketing?

Gamificação, ou gamification, é um termo que tem se tornado cada vez mais famoso, mas que não é novidade. Os primeiros registros de uso desse conceito são de 1970, quando ele ainda era utilizado de forma associada ao desenvolvimento de softwares.

Hoje, ele se desenvolveu e se reinventou, sendo capaz de se encaixar com diversas áreas do conhecimento, sendo especificamente utilizado como técnica pedagógica e claro, no marketing digital.

⁠”A gamificação ou ludificação é capaz de mudar comportamentos, integrar equipes de trabalho e desenvolver competências e habilidades em busca de melhoria de desempenhos”
– MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO, MARKENCIANO.

Basicamente, essa metodologia utiliza alguns dos sistemas típicos de games como a pontuação, a passagem de níveis e o ganho de habilidades para aprimorar um relacionamento entre consumidores e marcas.

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E se engana quem pensa que para implementar um conteúdo gamificado na comunicação da sua marca, é preciso ter uma grande estrutura ou um esforço significativo de transformação. Nada disso! Com poucas mudanças, já é possível ver o impacto desse recurso. Confira algumas das nossas recomendações:


Técnicas para implementar a gamificação na sua comunicação

1. Crie um sistema de pontuação

Comprou diversos produtos? Ganhe pontos. Indicou para amigos que também experimentaram os produtos e serviços em questão? Escreveu revisões de qualidade acerca da sua experiência? Compartilhou fotos com o @ de uma empresa marcada? Dobre sua pontuação!

Depois, que tal trocar seus resultados por brindes, prêmios e até mesmo descontos para as próximas compras? Pois é! O sistema de pontuação tem o poder de deixar os clientes com aquele gostinho de “quero mais”.

Mais do que a troca por recompensas, essa metodologia provoca efeitos neurológicos que estimulam pessoas a superarem suas metas e desenvolverem estratégias para conquistarem ainda mais recordes.

2. Opte por um caminho de fases

“Só vou passar mais um nível e depois vou dormir”.

Você provavelmente já disse isso para si mesmo, não é? E talvez até tenha acabado passando por mais umas três ou até quatro fases.

Esse é o efeito dessa estratégia de gamificação no público. A ideia de passagem de nível traz uma sensação de dever completo e de autogratificação, sendo um dos maiores estímulos para que as pessoas sigam se esforçando.

No contexto do marketing, essa técnica pode ser aplicada como forma de reconhecer o compromisso de um consumidor. Por exemplo: se ele bateu um número mínimo de compras, indicou para 5 amigos e fez uma avaliação nas redes sociais mais usadas, ele pode passar do nível um para o dois.

Vale também ousar e criar outros formatos, como o de cliente bronze, prata, ouro e platinum. O nome pouco importa: o que realmente faz a diferença é a identificação e a parabenização dos esforços do seu público.

3. Gere uma competitividade saudável

Vamos combinar: ter uma pontuação alta em um jogo é sempre bom. Mas quando você consegue superar outros resultados, é ainda melhor! Uma das formas encontradas por desenvolvedores de jogos para estimular a interação entre usuários e criar ainda mais impacto no tempo médio de jogabilidade.

A mesma coisa se aplica ao marketing digital. Mostrar placares de pessoas conhecidas ou desconhecidas é uma forma divertida de dar uma motivação extra aos players. A brincadeira pode ser superar os amigos e até mesmo criar uma competição interna para ver quem ganha mais pontos.

Enquanto isso, você também se torna um vencedor: afinal, está ganhando tempo de contato com leads, aproveitando para compartilhar informações e gerando laços significativos.

4. Utilize (com responsabilidade) sua gamificação como fonte de coleta de dados

Qual é a idade do seu público? Onde ele vive, o que consome no celular, como interage com o mundo? Todas essas informações são típicas de formulários de pesquisa, que muitas vezes são longos, complexos, entediantes e desinteressantes para o seu público.

Ainda assim, eles são de extrema importância para que você consiga desenvolver estratégias assertivas e funcionais! É aqui que entra o grande dilema: como conseguir dados para prospecção de forma ética, transparente e responsável, sem precisar sujeitar seu público a um processo que não é conveniente para ele?

A gamificação pode ajudar você a conhecer o seu público de diversas formas. Você pode, por exemplo, dar pontos extra para quem responder suas perguntas, bem como criar um selo para quem mantém o perfil sempre atualizado e até mesmo proporcionar descontos e recompensas para quem proporcionar respostas que forem ricas em detalhes.

Dessa forma, a interação passa a ser muito mais humana e contextualizada. É o típico “ganha-ganha”: enquanto o pessoal se diverte, você vai recheando sua base com informações de alta relevância.

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Os toques finais para uma gamificação de sucesso

Agora que você já sabe como aplicar a gamificação, é hora de colocar em prática. Passamos aqui para lembrar de alguns pontos importantes e que te trarão resultados ainda melhores.

Antes de mais nada, crie regras claras. É crucial que o seu usuário se sinta extremamente confortável e entretido com o seu jogo. Caso contrário, se ele perceber que as regras são complicadas ou que ele foi prejudicado, o efeito será totalmente inverso ao que você queria e ele desenvolverá uma má impressão sobre a sua marca.

Também é importante pensar que o principal intuito é criar conexão. Portanto, não force desafios extremamente difíceis e nem force a barra: a jogabilidade deve ser leve, suave e recompensadora.

Combine o ambiente físico com o digital, proporcionando experiências que vão além do celular ou da sua loja. Que tal criar uma recompensa para quem compartilhar uma foto dentro do seu espaço comercial, por exemplo? Além de dar uma passadinha e conhecer seus produtos, o público-alvo ainda proporcionará mídia orgânica!


Utilizando a gamificação para ter melhores resultados

Agora que seus leads já se divertiram, já criaram laços e já imergiram na sua marca, é hora de pensar em como utilizar com inteligência essa vantagem. Para isso, é necessário ter um bom plano de marketing.

Contar com parcerias é a melhor opção para você nesse momento. Plataformas de automação de marketing digital, por exemplo, garantem uma manutenção muito mais fácil dos seus leads, além de oferecerem funcionalidades únicas como o funil de email marketing, bem como SMS e a integração com outros sistemas.

Se você fizer uma pesquisa sobre as melhores opções do mercado, vai se deparar com a Dinamize. E não é à toa: trata-se de uma marca que virou uma das principais referências do segmento online!

Além de ser extremamente funcional, a plataforma está oferecendo uma ajudinha extra para quem quer implementar processos de gamificação ou de aumento de vendas em geral. São sete dias gratuitos de teste para você explorar todos os benefícios da Dinamize e descobrir o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Depois, é game over para a falta de lucratividade! Com os passos que passamos e com a força da Dinamize, sua marca vai além e conquista novos negócios.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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