SMS Marketing: como utilizá-lo para incrementar a comunicação com seus leads

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SMS Marketing
Atualmente, estamos cada vez mais conectados com o mundo digital e passamos praticamente o dia todo com nossos smartphones, que são um dos principais dispositivos receptores de informação. O SMS marketing, por sua vez, é uma das melhores formas de marketing mobile para a comunicação das empresas com seus clientes, pois a chance dos contatos abrirem a mensagem enviada é muito grande, já que eles provavelmente estarão com o celular em mãos no momento do recebimento.

As opções para envio de SMS em massa são inúmeras. Como por exemplo, a programação de envios automáticos de boas-vindas para usuários que se cadastraram em algum de seus formulários recentemente. Para os contatos que já estão em sua base, você pode enviar de acordo com a interação deles em outros conteúdos, ou ainda lembretes para eventos e agendamentos e até datas comemorativas.

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Diferença entre SMS Marketing e SMS Corporativo

Antes de iniciar a criação de suas mensagens, é importante que você analise qual dos tipos de envio de SMS atenderá melhor suas necessidades e estratégias, explicaremos abaixo as diferenças entre o SMS Marketing e o SMS Corporativo.

SMS MarketingSMS Marketing

Campanhas de SMS Marketing são focadas em mensagens comerciais, estimulando a realização de compras a partir da atração de novos clientes e da fidelização dos antigos. Elas são perfeitas para a divulgação de promoções e propagandas da sua marca, ideais para empresas da área do comércio. Nesse tipo de envio, você pode incitar a interação do seu público por meio de um call-to-action no seu conteúdo, fazendo com que eles cliquem para acessar o site ou página divulgada.

Essas mensagens possuem um limite de 140 caracteres, um pouco menor que os 160 permitidos no SMS Corporativo, porque existe uma exigência por parte das operadoras de que todas as mensagens devem apresentar uma frase de descadastro, pois é através dela que um contato poderá evitar o recebimento de novas mensagens de um remetente que não deseja.

SMS CorporativoSMS Corporativo

No caso do SMS Corporativo, o foco está na comunicação entre uma empresa e seus clientes, fornecedores ou funcionários. Pode ser utilizado para mensagens com avisos, confirmações de eventos, agendamentos ou reuniões, comunicados internos, entre outros. As mensagens podem ter até 160 caracteres, pois a frase de descadastro não é obrigatória para esse tipo de mensagem.

A diferença entre eles é o objetivo, onde o SMS Marketing almeja o lucro através do envio de propagandas e promoções, ofertando produtos de uma marca ou serviços prestados por alguma empresa, enquanto o SMS Corporativo visa tornar determinados processos mais rápidos, aprimorando o diálogo entre as empresas e seus possíveis públicos.


Boas práticas para envio de SMS marketing

Para não obter resultados negativos e acabar prejudicando a reputação da sua marca, é importante que algumas normas sejam seguidas na realização do sms marketing. Para lhe ajudar a entender melhor sobre o bom uso do SMS, citaremos as principais abaixo:

sms marketingTamanho da mensagem

Conforme visto anteriormente, as mensagens são limitadas a 140 caracteres no SMS Marketing e 160 no SMS Corporativo, já que o primeiro prevê a obrigatoriedade da mensagem de descadastro e o segundo não. As limitações já sugerem que as mensagens devem ser curtas e de fácil entendimento.

Crie os conteúdos de forma objetiva, pensando nas palavras e expressões que incentivem uma maior interação e gerem mais resultados. Poderão ser utilizados links que levem a um site, blog ou até mesmo a uma landing page, tornando suas mensagens mais atrativas aos usuários.

enviar smsEvite erros gramaticais

Algo muito prejudicial para sua reputação é ter erros gramaticais ou de concordância nas mensagens. Revise o conteúdo diversas vezes, pois enviar SMS com qualquer erro de ortografia passará a impressão de que você não é profissional, ou até mesmo parecerá que a mensagem é enganosa, uma tentativa de golpe.

Caso envie a mesma mensagem para todos os seus clientes, evite utilizar gírias e expressões características de determinada região. Elas serão válidas apenas se você quiser gerar uma maior comoção e segmentar seu público, a fim de utilizar nas diferentes mensagens as palavras típicas da região de cada grupo de contatos.

Também é importante evitar pontos de interrogação e exclamação, acentos, cedilha, cifrão entre outros, pois eles podem chegar diferentes da forma como você escreveu, gerando dificuldades para o usuário na compreensão de seus comunicados.

sms onlineConteúdo da mensagem

Quanto mais atrativa e interessante for sua mensagem, melhor ela será recebida. Uma das mais atraentes propostas é o envio de cupons de desconto, esse é o melhor incentivo para atrair novos clientes para a sua loja e estimular a finalização de uma compra, ou até mesmo para fidelizar contatos que já são seus clientes, incentivando uma nova aquisição. Também poderá avisar sobre fatores que facilitem e induzam a realização da compra como frete grátis, por exemplo.

Para informar o que deseja, não se estenda muito na criação do SMS, seja breve e direto, pois escrevendo de forma resumida, a mensagem será melhor compreendida e obterá melhores resultados.
Após finalizar a criação, é necessário realizar testes para verificar e garantir o correto funcionamento dos links, bem como se não há erros na formatação da mensagem.

Envie sms marketing apenas em horários comerciaisEnvie sms apenas em horários comerciais

É importante respeitar seus clientes, portanto não faça envios de SMS fora do horário comercial. Nem mesmo promoções relâmpagos que possuam certa urgência devem ser enviadas fora de horário, pois nem que seja uma ótima proposta, o incômodo de receber uma mensagem cedo da manhã em um final de semana causará uma péssima impressão, e o contato nem sequer prestará atenção na mensagem.

sms em massaIdentificação da empresa

As pessoas estão constantemente tentando evitar abrir mensagens de remetentes desconhecidos, pela insegurança que eles trazem e pela enorme quantidade de spams que são enviados diariamente.
Dessa forma, é extremamente importante se identificar em todas as mensagens que enviar, inserindo sua marca no início ou final da mensagem, para que seus clientes as visualizem e interajam com elas.

Segmente seu público para enviar sms em massaSegmente seu público

Crie mensagens específicas para cada tipo de público, levando em consideração suas características e interesses. Segmente suas mensagens a partir da interação dos contatos com seus produtos, através de gatilhos criados em cima de cliques em determinados links em seus envios de e-mail marketing, ou para pessoas que preencheram algum formulário em seu site, utilizando os dados informados para desenvolver mensagens específicas para diferentes faixas etárias, sexo e estado do seu público, por exemplo.

Como segmentar seu público com o MKT2Easy

Realize testes do sms marketingRealize testes

Além de segmentar os destinatários de suas mensagens, você poderá dividir seu público e realizar alguns testes. Faça envios com diferentes tipos de conteúdo, em dias e horários alternados e identifique a melhor estratégia para o seu negócio.

Análise dos relatórios do sms marketingAnálise dos relatórios

Além de seguir as dicas acima, é importante acompanhar constantemente os resultados de cada campanha que realizar, para aprender quais tipos de mensagens geram melhor aceitação e então definir quais são as melhores estratégias, verificando também quais ainda precisam de ajustes.
Realizando esse acompanhamento, você conseguirá aperfeiçoar suas campanhas até conquistar os resultados que deseja.

A facilidade de ter em mãos o dispositivo que recebe as mensagens é uma das maiores vantagens do marketing via SMS. Conforme já citamos anteriormente, o uso de smartphones vem crescendo constantemente e a tendência é de que ele seja um canal cada vez mais eficiente para campanhas de marketing. Logo, o envio de SMS deve ser valorizado na hora de definir sua estratégia de marketing mobile, junto com as melhores práticas para sua criação.

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Post criado por Larissa Olson e diagramado por Tamiris Arias, analistas de marketing digital.

Referências:

//www.dinamize.com.br/blog/email-sms-um-duo-de-virtuoses/
https://pt.linkedin.com/pulse/sms-marketing-vs-corporativo-entenda-diferen%C3%A7as-alessandro-vieira

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