Saiba quais são as Redes Sociais mais usadas

Dinamize EspecialistasCapa, Dica, Dicas do Livebuzz, Dicas do MKT2Easy

Saiba Quais São as Redes Sociais Mais Usadas

A importância da internet nos dias atuais é indiscutível. No que diz respeito às redes sociais, há um crescimento considerável de usuários interagindo, curtindo e compartilhando conteúdo.

A forma como as redes sociais aproximam pessoas é única, e nesse post você vai aprender a usar isso a seu favor, identificando quais são as redes sociais mais usadas e como funcionam. Em escala mundial, o número de usuários ativos das redes sociais cresceu em 21%, segundo levantamento realizado entre os meses de janeiro de 2016 e 2017.

Na Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, verificou-se que 49% dos entrevistados citam a Internet como o primeiro ou segundo meio mais utilizado para se manterem atualizados sobre o que ocorre no país.


Use as redes sociais a seu favor

Para que seja possível construir uma marca qualificada através das redes sociais, é essencial que suas páginas sejam bem gerenciadas. Desta forma, você proporcionará um atendimento mais ágil ao seu cliente, devido à rapidez da comunicação pela web.

Use as redes sociais a seu favorPara saber mais sobre como atender o seu cliente nas redes sociais, acesse nosso post: Sac nas redes sociais  – entenda os benefícios e como fazer.

Um ponto que complementa o seu atendimento é o monitoramento das redes sociais. Pode ser feito a partir de comentários em posts, mensagens enviadas para sua página, postagens etc. É mais fácil pensar em ações que mobilizem seu público quando você sabe quem ele é e o que pensa.

Como exemplo de monitoramento, veja o infográfico realizado pela Dinamize, em parceria com a ABRADI-RS, sobre o Festival de Interatividade e Comunicação de 2017.

Este monitoramento pode ser simples, como uma verificação de comentários dos clientes nas suas postagens; ou pode ser mais qualificado, ao definir expressões a serem buscadas, por exemplo.

Saiba como iniciar o monitoramento e quais expressões escolher

 


facebook, a rede social mais acessada do mundo

Facebook

Contabilizando mais de 2 bilhões de acessos, a rede social de Mark Zuckerberg é a mais acessada do mundo, de acordo com levantamento realizado pela Statisa. A partir do Facebook, podem ser criadas fanpages, que podem ser acessadas por todos os usuários que localizarem esta página.
É possível monitorar as páginas, eventos e grupos no Facebook, para tomar as melhores decisões na gestão de sua página.

7 Dicas para gerenciamento e monitoramento no Facebook

A partir da criação destes perfis públicos, pode-se criar uma relação muito mais próxima com seus clientes. No Facebook, é possível entrar em contato com sua empresa de três maneiras:

  • Por mensagem Inbox, que pode ser visualizado apenas por quem enviou e por quem recebe;
  • Através de publicações na página, que são visíveis a todos os usuários que acessarem sua fanpage;
  • Dando uma nota e também comentando a avaliação, que também é pública. Através desta avaliação, é possível dar um retorno ao usuário sobre a sua crítica sobre a página.

comunicação com o twitter
Twitter

ícone twitterÉ possível definir o Twitter como uma espécie de Microblog, onde os usuários podem publicar mensagens de até 280 caracteres, vídeos e imagens. Através do aplicativo Periscope, o recurso de transmissão ao vivo também está disponível.

A limitação de caracteres faz com que o conteúdo produzido seja mais objetivo. Geralmente, as postagens contam com links, destinando o usuário para conteúdos mais amplos, em outros sites.

Algumas formas de interação e comunicação entre usuários:

  • Menção / Mensagem direta – No Twitter, os usuários podem trocar mensagens, mencionando aqueles com quem desejam se comunicar. Também é possível mandar mensagens diretas, que serão vistas apenas por quem recebe.
  • Hashtags (#) – Através delas, é possível criar campanhas que mobilizam um grande número de usuários, buscando promover alguma causa que seja de interesse pessoal ou público. É possível monitorar o comportamento daqueles que estão tweetando sobre alguma hashtag em específico;
  • Trending Topics – Basicamente, são os assuntos mais falados no momento. Podem ser buscados assuntos locais, nacionais ou mundiais.

Leia nosso post com dicas de ferramentas do Twitter, para qualificar sua experiência

Rede social voltada para a publicação de fotos e vídeos

Instagram

instagram íconeRede social voltada para a publicação de fotos e vídeos. É possível editar as fotografias que se deseja publicar, inserindo molduras, filtros ou redimensionando a imagem. Em relação aos vídeos, podem ser de até 60 segundos ou então transmissões ao vivo, através do Instagram Stories.

Também é possível interagir com os demais usuários pelos comentários das postagens ou por mensagens diretas. Outra forma de alcançar um público maior é utilizando hashtags, que podem ser buscadas por qualquer usuário.

monitorar instagramSaiba mais sobre como gerenciar e monitorar o Instagram, partindo do comportamento do consumidor, clicando nesse link.
LinkedIn

ícone linkedinCom enfoque no mundo do mercado de trabalho, a rede social possui cerca de 25 milhões de usuários no Brasil, perdendo para Índia e Estados Unidos, que fica na liderança com 128 milhões de pessoas acessando o LinkedIn.

Em sua grande maioria, é utilizada para buscar novos talentos para empresas, através da divulgação de oportunidades. O perfil do usuário é uma espécie de “carta de apresentação”, que pode conter informações como cursos realizados, voluntariado e vivência profissional, entre outras experiências válidas.

Monitoramento de Company Pages do LinkedIn no Livebuzz


Youtube

ícone youtubeAtravés da produção de vídeos, gravados previamente ou por transmissão ao vivo, é possível gerar um conteúdo mais aprofundado. É possível monetizar o seu conteúdo, com anúncios durante o vídeo, por exemplo.

Caso Whatsapp e Messenger não “entrassem na conta”, seria a segunda rede social mais acessada no Brasil, apresentando uma média de 21% de usuários ativos por dia. Além disso, mais de 1.5 bilhão de pessoas utilizam o Youtube.

O crescimento dos Vlogers no Brasil é um ótimo exemplo sobre como esta rede pode gerar uma grande mobilização de público. Com uma câmera simples e algumas ideias, é possível obter bons resultados.

Claro que nada acontece da noite para o dia: é importante manter sempre o seu canal atualizado, com vídeos que contribuam com o que os usuários têm interesse. Desta forma, seu número de inscritos irá crescer consideravelmente.


Por Eduardo Brum
Diagramação por Tamiris Arias


Gostou deste artigo?

Faça o download


Fontes:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/07/facebook-domina-ranking-de-redes-sociais-mais-usadas-no-mundo.html

Pesquisa Brasileira de mídia 2016 – Versão publicada em 07/06/2017

Digital in 2017 – Global overview
https://www.statista.com/chart/5194/active-users-of-social-networks-and-messaging-services/
http://agenciapomar.com.br/redes-sociais-para-empresas/

 

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário