Google Shopping: divulgue seu ecommerce e gere mais tráfego

Por Capa, CRM e Vendas, Marketing de Conteúdo, SEO

Primeiramente acompanhe o passo a passo de como utilizar o Google shopping

Existem diversas maneiras de divulgar uma loja virtual. O Google Shopping Ads é uma delas. Aliás, ele é uma plataforma tão pouco usada por anunciantes que representa somente 20% dos cliques pagos de buscas. Ou seja, você pode se destacar com muito mais facilidade por lá.

Além de representar essa grande oportunidade, o Google Shopping Ads é um excelente comparador de preços para o consumidor que ainda não decidiu qual marca é a melhor para ele. De fato, a entrada do Google nesse segmento de comparadores melhorou ainda mais a experiência do usuário.

Nesse artigo, você vai entender como funciona o Google Shopping e de que maneira você pode usá-lo para divulgar seu ecommerce. Está preparado? Então acompanhe:

  • O que é o Google Shopping Ads?
  • Como o Google Shopping funciona?
  • Como criar uma campanha no Google Shopping?
  • Dicas para criar anúncios mais otimizados.

Continue lendo para saber mais.


Entenda como implementá-loO que é o Google Shopping Ads?

O Google Shopping exibe produtos de acordo com as palavras-chave inseridas pelo usuário na busca do Google. Ele mostra imagens de um produto ao lado do preço e da loja que o vende. Os resultados do Google Shopping podem aparecer diretamente na aba geral de busca ou ao clicar na aba “Shopping”.

Portanto, as funções executadas por ele são muito parecidas com o Buscapé e o Zoom. A diferença é que os resultados aparecem integrados às buscas do Google.

E além disso, ele possui sua própria página. Na aba Shopping, é possível digitar o nome de um produto e procurá-lo de acordo com um preço específico, uma categoria, um vendedor, dentre outras opções.


Como o Google Shopping funciona?

Primeiramente, pesquise algum produto no Google. Você verá que algumas opções aparecem logo antes dos links patrocinados. A plataforma exibe uma foto, o título do produto, o preço e o nome do anunciante.

Acima de tudo entenda como funciona esse recurso do Google

 

Ao pesquisar diretamente na página do Google Shopping, você pode refinar seus resultados e ver somente comparações de produtos, sem resultados de textos misturados.

Além disso, a busca do google exibirá seus produtos

Esses anúncios costumam ser muito eficazes, já que aparecem no topo do Google, lugar onde os usuários mais prestam atenção.

Além disso, eles já divulgam uma imagem do produto diretamente ali, evitando que o consumidor precise clicar em algum link para conseguir visualizar o produto. Isso facilita muito a jornada de compra. É por isso que os anunciantes estão tendo uma taxa de conversão 130% mais alta com os anúncios do Google Shopping.


Como criar uma campanha no Google Shopping?

Primeiramente, você precisa criar uma conta no Google Merchant. Forneça todos os dados requisitados sobre sua empresa e finalize o processo de registro. Depois, em seus objetivos, escolha Anúncios do Shopping.

google shopping criar campanha

Em seguida, configure as suas informações comerciais em Configurar o Anúncios do Shopping.


1. Crie um feed ou adicione um produto individual

adicione um produto individual
Para cada produto que você adicionar, deve inserir informações como:

  • Nome do produto;
  • Preço;
  • Imagem;
  • Descrição;
  • Categoria, entre outros.

Mas não se preocupe! Você não precisa adicionar seus produtos um de cada vez. Para economizar seu tempo, é possível criar um feed de dados. Existem três formas de criá-lo: através do Google Planilhas, do Google Excel ou de um arquivo XML disponibilizado pela sua plataforma de ecommerce.

Configurar o feed não é difícil, mas pode ser um pouco confuso. Para entender melhor o passo a passo e criar um feed da melhor maneira para você, recomendamos que você assista a esse vídeo explicativo do Google Ads.


2. Conecte sua conta do Google Adwords

Assim que você tiver todos os seus produtos inseridos e configurados, vincule sua conta do Google Adwords ao Google Merchant. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Clique em Configurações > Contas Vinculadas;
  2. Selecione Google Ads;
  3. Em Sua Conta do Google Ads, localize o ID de cliente que você deseja vincular e clique em Vincular.

Se você não tiver uma conta no Google Ads, pode criar uma e realizar uma campanha dentro do próprio Google Merchant. Entretanto, recomendamos que você crie uma campanha de Shopping Ads na plataforma do Google Adwords.


3. Crie sua campanha

Depois que vincular suas contas, basta seguir essas instruções para criar sua campanha no Google Shopping Ads:

  1. Faça login no Google Ads;
  2. Clique em Campanhas;
  3. Selecione adicionar (+);
  4. Escolha a opção Nova Campanha;
  5. Você terá que escolher um tipo de campanha. Selecione Shopping; crie sua campanha no google shopping
  6. Escolha um dos objetivos de campanha abaixo, de acordo com suas metas:
    – Vendas (Sales);
    – Leads;
    – Tráfego do Site;
    – Criar sem objetivo.  objetivos de campanha
  7. Então, defina o orçamento da sua campanha, como:
    – Lance máximo de CPC;
    – Orçamento;
    – Prioridade da campanha. orçamento google shopping
  8. Clique em Salvar e Continuar;
  9. Agora, o próximo passo é criar um grupo de anúncios. Na seção Tipo de Grupos de Anúncios, você precisará escolher como organizar sua campanha. Defina:
  • Se você vai promover seus produtos individualmente;
  • Se você vai usar o Showcase Shopping para promovê-los juntos.

Então, é só seguir um passo a passo bem auto explicativo que vai te guiar e pronto! Sua campanha está criada.


dicas para criar anúncios mais otimizadosDicas para criar anúncios mais otimizados

Para criar anúncios do Google Shopping que sejam mais eficientes e que gerem mais tráfego, acima de tudo é importante se atentar a algumas dicas de otimização. Sim, a otimização SEO não serve apenas para os resultados orgânicos do Google, podendo beneficiar anúncios pagos.

Para que as pessoas encontrem seus anúncios e sintam-se mais tentadas a clicar neles, considere essas dicas:

  • Otimize o título do seu anúncio para no máximo 70 caracteres;
  • Do mesmo modo, otimize as descrições do seu anúncio para até 500 caracteres, usando palavras-chave que seus clientes buscam;
  • Evite o uso em excesso de linguagem promocional;
  • Escolha imagens atraentes para seus produtos, de preferência fotografias profissionais.

Além disso, existe a possibilidade de você usar a estratégia de redirecionamento no Google Shopping para maximizar seu rendimento. Quando alguém visita o seu site, o redirecionamento aciona um pixel que rastreia o usuário.

É então que você pode mostrar anúncios de outros produtos para essa mesma pessoa através de sites parceiros do Google, como o Youtube Ads. Essa estratégia vale muito a pena, especialmente se considerarmos as estatísticas de que 70% dos redirecionamentos aumentam as conversões.

Agora que você já sabe como anunciar no Google Shopping, já pode preparar sua primeira campanha! Assim, com certeza, o seu e-commerce vai se beneficiar muito com essas oportunidades que detêm menor concorrência.

Gostou do conteúdo? Então, leia também: Google Search Console – Como criar uma conta e usar os principais recursos


Referências:

Google Shopping Ads Score Big With Retailers
6 Google Product Listing Ad (PLA) Tips
Merchant Center | Google for Retail
Consumers 70% More Likely to Convert with Retargeting | Kenshoo