As lojas virtuais estão dominando o mercado pouco a pouco. Com empecilhos como a quarentena impedindo que as pessoas saiam de casa para comprar, o e-commerce é uma solução prática e segura que permite que façamos shopping à distância.
O Brasil é o terceiro país que mais faz compras online e lidera o ranking de comércio eletrônico na América Latina. Ao todo, cerca de 80 milhões de brasileiros são consumidores de lojas virtuais.
A evolução do digital com certeza contribuiu para isso. Cada vez mais, vemos empresas que não possuem loja física, somente virtual. O baixo custo e o menor risco de prejuízo são vantagens desse modelo de negócios.
E aí, quer saber como criar a sua loja virtual? Então acompanhe o nosso post. Você vai ler sobre isso:
- Como montar uma loja virtual incrível;
- Como administrar sua loja corretamente;
- Promovendo o seu ecommerce.
Leia mais abaixo!
Como montar uma loja virtual
O primeiro passo para montar sua loja virtual é planejar tudo com antecedência. Antes de mais nada, pense em como transmitir a identidade visual da sua marca para o seu e-commerce, em quais serão suas principais páginas e como será seu catálogo.
Organize o conteúdo de texto em um só lugar e já tenha em mãos todas as imagens de produtos que você precisar. Afinal, seu site precisa de fotos lindas e chamativas.
Feito isso, vamos ao passo a passo:
1. Escolha uma plataforma
Você não conseguirá construir uma loja virtual sem escolher a plataforma do seu site antes. Lembre-se de que todo o seu trabalho se apoiará nela, portanto, selecione uma opção que esteja de acordo com suas necessidades.
Há 3 tipos de plataformas no mercado: as gratuitas, as de código fonte aberto e as pagas. Plataformas gratuitas são ideais para quem está começando com uma pequena loja. No entanto, elas têm algumas limitações quanto à sua customização. Plataformas pagas são ideais para empresas maiores.
Veja aqui alguns exemplos das plataformas de ecommerce mais conhecidas:
- Magento;
- VTEX
- Wix;
- WooCommerce;
- Nuvemshop;
- Shopify;
- Drupal.
2. Selecione um template
Depois que você escolher a plataforma, é hora de pensar no design da sua loja virtual. A maior parte dos templates das plataformas de ecommerce podem ser customizados até um certo grau. Ou seja, você consegue escolher as cores do seu site, inserir o logotipo da sua marca, escolher um fundo de tela e colocar seus banners.
E é claro, garanta que seu site esteja de acordo com o seu branding e sua identidade visual.
3. Crie seu catálogo de produtos
A primeira coisa que seus visitantes verão ao entrar no seu e-commerce é a vitrine da página inicial. Portanto, dê destaque aos seus melhores produtos nesta área do site, afinal você quer despertar o interesse de seus clientes.
Defina como será o seu catálogo nas páginas secundárias da sua loja. Por fim, valorize a experiência do usuário: mais de 60% dos consumidores abandonam o carrinho de compras antes de realizarem o pagamento. Assim, é importante facilitar o caminho pelo qual o seu cliente deve percorrer até chegar no check out.
4. Certifique-se de que seu site é responsivo
É importante verificar se seu site é amigável a dispositivos móveis, além do desktop. Afinal, as pessoas estão cada vez mais comprando através de seus smartphones. Além disso, o algoritmo de SEO do Google sempre prioriza sites que são responsivos e penaliza os que não são.
Como administrar sua loja virtual corretamente
Você seguiu todos os passos acima e sua loja virtual está funcionando direitinho? Ótimo! Agora, é hora de administrá-la corretamente.
Primeiramente, existem alguns fatores que são fundamentais na administração de um e-commerce. Vamos ver quais são eles.
1. Selecione suas opções de pagamento
Para que sua loja funcione, é essencial escolher métodos de pagamento online que se adequem à sua proposta. Existem três maneiras de você receber pagamentos em um ecommerce:
- Intermediadores de pagamento: eles são a melhor opção para iniciantes. Intermediadores são mais simples do que outros métodos e ajudam o lojista, assumindo os riscos de fraude e fazendo adiantamento de recebíveis. Entretanto, geralmente, cobram uma taxa fixa por transação e uma variável sobre o valor da venda;
- Gateways de pagamento: os gateways garantem uma relação mais estável com a adquirente. Sua solução é mais barata, pois cobram apenas uma taxa fixa por transação. No entanto, o lojista deverá contratar serviços anti fraude e terá que lidar direto com a adquirente quanto ao adiantamento de recebíveis;
- Integração direta com a adquirente: essa opção é recomendada para os lojistas mais experientes que possuem equipes que entendem de segurança. Nesse método, você tem contato direto com a adquirente para negociar taxas e tem liberdade de controle sobre a experiência do usuário.
Leia também: Inbound Marketing no e-commerce: saiba como atrair e converter clientes
2. Cuide da segurança
Todo site deve ser seguro, principalmente se o objetivo dele é fazer com que as pessoas comprem produtos. Cuidando da segurança, você passará mais confiança para seus leads, o que ajuda a incentivar as compras. Além disso, não precisamos nem comentar que a proteção de dados é uma questão de ética, certo?
Há dois tipos de segurança para qualquer loja online:
- SSL (Secure Socket Layer): O SSL é obrigatório para cadastros e compras. Ele impede que invasores roubem informações de cadastros dos clientes, protegendo os dados que os leads colocam nos formulários;
- Scan de Aplicação e IP: Esse método de segurança encontra falhas e vulnerabilidades na sua loja, apontando-as para que sua equipe as corrija.
Além de habilitar o uso do cartão de crédito e de débito, recomendamos que disponibilize formas de pagamento seguras, como o PayPal e o PagSeguro. Dessa forma, seus clientes se preocupam menos com a segurança financeira.
Promovendo o seu e-commerce
Vender online não é nada fácil se você não conta com a ajuda do marketing digital. Afinal, as pessoas não encontrarão o seu site só porque ele está lá. Portanto, faça investimentos na área de marketing para potencializar suas vendas.
- Redes Sociais: crie uma página nas redes sociais e direcione seus seguidores para sua loja virtual através dos seus posts. Além disso, você pode criar uma mini loja dentro do seu Instagram com a ajuda do Instagram Shopping;
- Email marketing: divulgue suas ofertas e novas coleções através de email marketing para ecommerce. Com uma ferramenta de automação, por exemplo, você reduz seus esforços;
- Google Ads: Com o Google Ads, você pode atrair visitantes posicionando-se no alto do buscador ou anunciando em blogs e outros parceiros do Google.
Agora que você já sabe tudo sobre e-commerce, você está há apenas um passo de criar sua loja. Boa sorte!
Referências:
O que você precisa saber sobre comércio eletrônico | Sebrae
Como receber pagamentos pelo site, blog ou loja virtual com o PagSeguro
Compras e pagamentos online | Formas de pagamento online | Paypal