Otimização de imagens em campanhas de marketing digital

Otimização de imagens em campanhas de marketing digital

O tamanho das imagens de um e-mail ou de um site é um fator decisivo para o bom desempenho de uma campanha de marketing digital.


Os efeitos sobre o seu cliente


Campanhas realizadas pela internet, principalmente ações de e-mail marketing ou hot sites promocionais, devem ser exibidas rapidamente. Mas por que isso?
Porque as pessoas seguem impulsos na hora de ver conteúdos e interagir com eles. O que chama a atenção primeiro é clicado e lembrado, mas e se demorar pra carregar?


Esperando carregar o e-mail sem otimização de imagens

Esperando carregar o e-mail sem otimização de imagens


Pense: Será que você esperaria algo que não pode ver no instante?

Pra ver 1 e-mail?

Talvez. Mas não é isso que acontece geralmente. As pessoas vão olhar outros conteúdos e esquecem o seu



A realidade é esta: As pessoas fecharão o e-mail ou o site que demora pra abrir e olharão outros conteúdos. E aí você perdeu um novo negócio, audiência e principalmente dinheiro.

A solução é a otimização das imagens. Estima-se que  esse processo reduz em até 70% o tamanho de uma imagem. Além disso, imagens otimizadas propiciam um aumento na taxa de cliques por visualização e redução no tráfego de dados, o que também é interessante, se você considerar que as pessoas usam cada dia mais smartphones para olhar seus e-mails e navegar. Claro que o conteúdo também é relevante, mas ele precisa ser apresentado adequadamente, do contrário, o conteúdo não fará efeito na conversão de leads.


Ao lidar com as imagens tenha em mente o seguinte:
  • Use imagens que tenham até 90kb, observando é claro a qualidade da imagem e o tipo da imagem.
  • Desenhos vetoriais com gráficos flat têm poucas cores e são bastante leves e interessantes utilizar, pois no formato .png ou gif, oferecem tamanho reduzido sem perda visível de qualidade.
  • No caso de fotos, o formato JPG com 80% de qualidade é o mais indicado.



topcompress5-fw

Nossa plataforma possui otimização de imagens

Na plataforma, quando você enviar imagens muito grandes para a galeria, a opção de optimização de imagem é ativada automaticamente, permitindo que você mesmo configure o tamanho e a qualidade final da imagem.

screenshot_2


Confira também alguns serviços online gratuitos para otimização de imagens

Selecionamos alguns dos melhores serviços online de otimização de imagens, que vão lhe ajudar muito na hora de montar seus e-mails e campanhas de marketing, com a praticidade de não precisar instalar nenhum aplicativo.
São eles:

Otimização de imagens - TinyPng/TinyJpg
O TinyPNG e TinyJPG são projetos irmãos que usam uma técnica de compressão chamada quantização, reduzindo  o tamanho do arquivo diminuindo a quantidade de cores e mantendo a qualidade. Remove também cabeçalhos desnecessários, colocados por programas de edição de fotos. O resultado pode ser uma redução no tamanho de cerca de 70%.


Otimização de imagens - Compressor.ioCompressor.io é uma poderosa ferramenta online para reduzir drasticamente o tamanho de suas imagens e fotos mantendo fielmente a qualidade visual depois da compressão. Suporta JPEG, PNG, GIF e SVG e dois 2 tipos de compressão

Promete resultados de até 90% de redução em comparação a imagem original


Otimização de imagens - OptimizillaO Optimizilla utiliza uma combinação inteligente dos melhores algoritmos de otimização e compressão para reduzir as imagens JPEG e PNG para o menor tamanho possível, mantendo o nível de qualidade desejado.
Permite processar até 20 imagens simultaneamente. Através de uma interface simples, você pode controlar o nível de compressão e comparar o resultado com a imagem original.



Otimização de imagens - Kraken.ioO Kraken.io é um robusto e rápido otimizador de imagem, tendo uma versão paga com api, redimensionamento de imagem e plugins para WordPress e Magento, além de uma versão gratuita no próprio site.



WebP é um formato de imagem moderno, criado pela Google, que fornece compactação para imagens na web. Usando o WebP, webmasters e desenvolvedores da web podem criar imagens muito menores que tornam o carregamento de uma página muito mais rápida, o que pontuará positivamente para suas implementações de SEO.

As imagens são em média 26% menores em comparação com os PNGs e 25 a 34% menores que as imagens JPEG com qualidade equivalente.

O WebP também oferece suporte à transparência,  geralmente fornecendo tamanhos de arquivo 3x menores em comparação ao PNG.

A Ezgif oferece uma plataforma completa para conversão das imagens para o novo formato, acesse o webP.


Otimização de imagens - CompressNow

CompressNow é um serviço gratuito que permite enviar as imagens do seu computador, escolher uma porcentagem de compressão e fazer download dessas imagens. Suporta GIF, JPG e PNG

Permite drag and drop de várias imagens ao mesmo tempo, com o máximo de upload de 10 imagens por vez e um tamanho de 3MB por imagem


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

Page designed using some Freepik Resources


Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: