Anunciar seu produto ou serviço onde milhões de pessoas podem te ver é uma excelente estratégia, certo? Hoje, com o YouTube Ads e o Google Ads, essa oportunidade está ao alcance de alguns cliques. Mas, para ter sucesso com anúncios no YouTube, é preciso mais do que apenas subir vídeos, é preciso uma estratégia bem planejada. E você sabia que o Youtube pode ser ainda mais poderoso quando combinado com o e-mail marketing e automação?
Atualmente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, com milhões de pessoas interagindo diariamente. Para se ter uma ideia, a plataforma responde por cerca de 18,7% de todo o tráfego da internet. No Brasil, são milhões de consumidores em potencial que navegam pela rede todos os dias, uma oportunidade de ouro para as empresas.
Para transformar seus vídeos em anúncios, basta ter eles em seu canal do YouTube. Mas, para que seus anúncios realmente tragam resultados, você precisa entender o passo a passo. Neste guia completo, vamos te mostrar como anunciar no YouTube de forma estratégica, para que você possa alcançar seus objetivos e gerar mais resultados para o seu negócio. Mas não para por aí, vamos mostrar como você pode integrar essa estratégia com o e-mail marketing e automação, para aumentar seus resultados de maneira ainda mais efetiva.
1. Crie um Canal no YouTube: Sua Vitrine Gratuita
Ter um canal no YouTube com seus produtos e serviços em vídeo é, de certa forma, uma forma de anunciar gratuitamente e criar relevância para sua marca na internet. Ao produzir conteúdo de qualidade e subir diretamente para o seu canal no YouTube, você aumenta as chances de ser encontrado por potenciais clientes através de buscas no Google, Bing e na própria plataforma do YouTube.
Para criar um canal, basta estar logado em sua conta do Gmail, clicar no canto direito superior em seu perfil e ir para Estúdio de Criação. Nesse momento, abrirá uma janela para definir um nome para seu canal. Comece a divulgar seus produtos, mas não se esqueça que um canal profissional e bem estruturado, vai muito além de subir vídeos. É necessário ter uma comunicação constante e de qualidade para que seus clientes se mantenham engajados. Uma forma de manter essa comunicação é através do envio de e-mails para sua base de contatos, com conteúdos exclusivos e relevantes.
2. Desenvolva Conteúdo de Qualidade e Faça Upload de seus Vídeos
Não adianta ter um canal no YouTube com apenas um vídeo. Desenvolva seu canal, produzindo conteúdo de qualidade e relevante para seu público, e perceba que ele será a porta de entrada para muitos de seus contatos. Invista em vídeos que gerem valor para a sua audiência, que resolvam dores ou dúvidas do seu público, e que mantenham as pessoas interessadas. Lembre-se que um bom vídeo é uma ferramenta poderosa para atrair potenciais clientes. E uma vez que esses clientes chegam até você, é necessário ter uma estratégia para manter esse contato. A automação de e-mail marketing pode ser uma ótima solução para manter um relacionamento com cada um dos clientes que chegaram através do seu canal do Youtube.
A arte do canal (banner) é exibida na parte superior da sua página do YouTube, e você pode usar este espaço para criar uma identidade de marca para o seu canal e dar uma aparência exclusiva à sua página.
Tamanho do Banner do YouTube:
Tamanho indicado: 2560 x 423 pixels
Use as diretrizes corretas para configurar seu design. Lembre-se de que a arte do canal é exibida de maneira diferente em computadores, dispositivos móveis e telas de TV.
3. Vincule Seu Canal do YouTube com sua Conta Google Ads
O Google facilita a vinculação de sua conta do YouTube com sua conta do Google Ads, permitindo que você gerencie e crie campanhas de anúncios de forma mais fácil e eficiente. Ao fazer essa vinculação, você terá acesso a dados e insights que podem ser usados em outras estratégias, como e-mail marketing, para direcionar sua comunicação de forma mais precisa.
- Faça login no seu canal do YouTube.
- Clique no ícone ou no nome do canal no canto superior da página para selecionar o canal que você deseja vincular.
- Clique em “Meu canal”.
- Em “Canal”, clique em “Avançado”.
- Em “Vincular uma conta do Google Ads para vídeo”, clique em “Vincular uma conta do Google Ads”.
- Siga as instruções e clique em “Concluir”.
- Depois que o proprietário da conta do Google Ads aprovar a solicitação, seu canal do YouTube será vinculado à conta em questão.
4. Crie o Conteúdo do seu Anúncio para o YouTube
Agora que seu canal está configurado, é hora de produzir seu conteúdo para anunciar no Youtube Ads. É importante que ele seja relevante, interessante e que incentive a ação do usuário, seja clicar no seu vídeo, se inscrever no seu canal ou acessar seu site. Que tal, ao final do vídeo, direcionar o usuário para uma landing page e captar seus dados? Desta forma, você poderá manter contato com ele através de uma estratégia de e-mail marketing e nutri-lo com informações relevantes, além de fazer ofertas exclusivas.
Aqui vai uma dica para configuração de cliques:
Grande parte das campanhas criadas no YouTube são de CPC (custo por clique). Ainda que exista a opção de CPV (custo por visualização), grande parte dos anunciantes acreditam que o CPC é menos arriscado e mais fácil de otimizar. A vantagem do CPV para o CPC é que você só paga quando os visualizadores assistirem seu vídeo.
Assim, você só aplica seu dinheiro quando realmente tiver um retorno. Analise qual o melhor formato para sua empresa, e crie vídeos criativos e que prendam a atenção do usuário.
5. Defina Seu Público-Alvo no YouTube
Um dos grandes diferenciais do YouTube Ads é a capacidade de segmentar seu público de forma precisa. Ao definir seu nicho, você pode direcionar suas campanhas para pessoas com interesse em seu produto ou serviço. Por isso, analise quem é seu público-alvo, quais os seus interesses, e utilize essas informações para segmentar suas campanhas e obter resultados mais eficazes. É importante lembrar que a segmentação não se limita apenas ao YouTube. Com a automação de e-mail marketing, você pode criar listas de contato segmentadas para manter uma comunicação mais personalizada, levando em consideração a jornada do cliente e seus interesses.
Ao direcionar seus anúncios para o público certo, você aumenta as chances de transformar visualizadores em inscritos do seu canal e futuros clientes.
6. Escolha o Vídeo Ideal Para Sua Campanha no YouTube Ads
Depois de criar o conteúdo do seu canal, chegou a hora de escolher um dos seus vídeos para anunciar. Você também pode criar um vídeo exclusivo para seus anúncios, que apresente sua marca e seu produto de forma clara e objetiva. Que tal criar um vídeo institucional e redirecionar o usuário para uma landing page com materiais exclusivos para ele? Além de apresentar sua marca, você consegue coletar informações importantes sobre seus leads, que podem ser usadas no e-mail marketing e outros canais de comunicação.
Muitos produtores de conteúdo utilizam esse método para deixar clara a identidade do seu canal e apresentar seus principais diferenciais logo de cara. Pense também em como você pode usar esses vídeos para manter uma comunicação constante com o usuário, seja através do e-mail marketing ou de outras ações.
7. Defina a Jornada do seu Público ao Clicar no seu Anúncio
Ao configurar sua campanha no YouTube Ads, você precisa definir qual o próximo passo do seu público ao clicar no seu anúncio: será direcionado para um dos seus vídeos ou para seu canal? Ao definir o caminho do seu público, você pode segmentar suas campanhas para adquirir novos visualizadores e inscritos no seu canal, ou para levar as pessoas a conhecer seu produto ou serviço. Mas, não se esqueça de que a jornada não acaba aqui. Mantenha contato com seus clientes, envie e-mails com conteúdo relevante e promoções exclusivas. A automação de e-mail marketing pode ajudar sua empresa a manter um contato constante com esses clientes.
O YouTube é uma excelente oportunidade para divulgar sua empresa, gerar tráfego qualificado para seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas. As possibilidades de segmentação do YouTube Ads permitem que seus anunciantes criem campanhas com diversos filtros, o que geralmente gera resultados mais eficazes e assertivos.
Mas não é fácil conquistar e manter um público fiel. Por isso, mantenha a alta qualidade de seus vídeos, faça testes, mensure os resultados e esteja sempre aberto a novas possibilidades. E, lembre-se que manter um relacionamento com seu público também é fundamental. Uma comunicação constante com seus clientes, por exemplo, através de e-mail marketing, pode ser um diferencial para o sucesso da sua empresa. Que tal integrar suas estratégias e otimizar seus resultados com a automação?
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