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Afinal, marketing é custo ou despesa para o seu negócio?

marketing é custo ou despesa

Abrir uma empresa não é tarefa simples. São muitas etapas, desde o plano de negócios, até lidar com a burocracia e, principalmente, muitos gastos são envolvidos. Após a abertura ainda existem uma série de custos mensais que precisam ser calculados na ponta do lápis para manter a saúde financeira do empreendimento. Em meio à essa situação se levanta uma questão: afinal, marketing é custo ou despesa?

De modo geral, consideramos como positivo aquilo que traz algum retorno financeiro dentro da empresa. De fato, essas condições são bem importantes, mas muitos gestores não analisam que o papel do marketing é exatamente esse: atrair novos clientes.

O que leva esses gestores a terem esse tipo de pensamento é que o marketing digital nem sempre traz resultados imediatos. Algumas ações até conseguem essa façanha, como em algumas campanhas de mídia paga, mas a grande maioria leva a resultados de longo prazo — que também se mostram mais duradouras.

Se você quer tirar de vez essa dúvida se marketing é custo ou despesa, leia este post e vamos rever a sua opinião sobre o assunto!


marketing é custo ou despesaMarketing é uma despesa ou um custo?

Esse é um questionamento muito comum de ver por aí. Quem consegue bons retornos com marketing, com certeza o defende. Por outro lado, quem não obteve bons resultados ao investir em estratégias digitais, provavelmente não contratou uma boa equipe para criar ações específicas para aquele negócio.

A partir desse tipo de problema pontual, muitos gestores enquadram o investimento em marketing como um custo. Para ficar mais claro, as despesas são os recursos que auxiliam para que a empresa funcione melhor. Já os custos envolvem todos os gastos para que um negócio execute suas atividades.

Dito isso, a área de marketing faz parte do contexto administrativo da empresa, o que o enquadra como uma despesa. Ou seja, o setor tem influência direta no crescimento e lucratividade do negócio, uma vez que as atividades são voltadas para captar novos consumidores, melhorar a relação com o público e fidelizar os clientes atuais.


marketing é custo ou despesaComo saber em quais estratégias de marketing investir?

O mais interessante em marketing digital é poder encaixar a estratégia de acordo com o orçamento e necessidade de cada empresa. De início, podem haver restrições financeiras, mas isso não impede que a implementação seja feita e que os trabalhos sejam iniciados.

Por isso, é fundamental entender o contexto do negócio, quem são seus clientes, onde eles estão, quais são seus interesses e outras informações relevantes que são usadas para traçar uma estratégia de prospecção.

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais conhecidas e que oferece bons retornos sobre investimento. De forma bem simples, são criadas ações para atrair seus potenciais clientes — diferentemente do que é feito na publicidade tradicional, em que a marca vai atrás dos consumidores. Dessa maneira, as campanhas atraem pessoas que possam se interessar no que a sua marca oferece.

O trabalho de marketing vai além de uma estratégia de comunicação, pois o objetivo é atrair possíveis consumidores e convencê-los a comprar o que a sua marca oferece, mostrando que o seu produto resolve o problema.

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marketing é custo ou despesaQuais são as despesas de marketing?

A divulgação da sua marca não deve ser encarada como um custo. Na verdade, o marketing digital é um investimento, uma ferramenta capaz de gerar muitas vendas. Portanto, esse retorno que a publicidade online oferece potencializa bastante as vendas, bem como o branding e outros aspectos.

Nesse sentido, algumas das despesas com marketing envolvem pesquisas, campanhas e ações de marketing, atendimento ao cliente e outros fatores. Entretanto, cada empresa deve avaliar quais são as melhores soluções conforme suas restrições de orçamento, o objetivo do negócio, tendências do mercado, etc.


marketing é custo ou despesaQuais os benefícios de investir em marketing?

Quando é feito um planejamento estratégico de marketing voltado para o crescimento da marca, tenha certeza que o negócio colherá os frutos do investimento.

Os esforços de marketing deixam o público mais engajado, melhora a percepção dos consumidores sobre a marca, dentre muitas outras vantagens. Listamos alguns desses benefícios a seguir!

Fortalece a imagem competitiva da marca

Em um mercado de alta concorrência, o marketing é uma estratégia e tanto para posicionar a marca e fazer com que ela se destaque. Dessa forma, o nicho é estudado, identifica-se o diferencial competitivo da empresa e são criadas campanhas para deixar a imagem do negócio mais forte.

Identifica o seu cliente ideal

A persona é um personagem semi fictício criado para orientar a estratégia de marketing. Como é uma representação, o time de marketing a usa como base para identificar oportunidades, criar conteúdo relevante e outros pontos que ajudam a criar projetos mais efetivos. Desse modo, toda ação terá um impacto muito maior e com melhores resultados.

Aumenta a quantidade de vendas

Toda empresa tem uma meta de vendas, e a vantagem de investir em marketing é que você consegue atingir seus objetivos com mais rapidez. A estratégia de marketing é como uma alavanca que apresenta seu produto para mais pessoas, conquista a confiança dos consumidores e pode até fidelizar seus clientes, fazendo com que a quantidade de compras recorrentes também cresça.

Permite a mensuração de resultados

Sem dúvidas, esse é um dos maiores benefícios das estratégias digitais. A mensuração de resultados faz com que a equipe de marketing saiba exatamente o que funciona, o que não foi tão bem assim e o que precisa ser mudado.

Desse modo, fica ainda mais claro que o investimento dá certo, já que é possível fazer alterações sempre que necessário para manter um alto índice de efetividade. A análise das métricas aponta de onde seus clientes estão vindo, o que não agrada o público, como os consumidores se comportam, o que eles mais têm interesse e muitas outras informações importantes.

Assim, o seu investimento em marketing passa a ser mais adequado a partir das métricas e mensuração de resultados — ou seja, você otimiza o orçamento e investe no que é mais importante a curto, médio e longo prazo. Então, ainda restam dúvidas se marketing é custo ou despesa?

Se você ainda não sabe por onde começar, aprenda como iniciar uma estratégia digital do zero!

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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