Como utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital

Eduardo BrumCapa, Marketing DigitalLeave a Comment

Como utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital

Como utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing digitalProcurando um novo espaço para divulgar sua marca, que seja utilizado por pessoas que buscam soluções práticas? O Pinterest pode ajudar você.

O Pinterest é um espaço utilizado para compartilhamento de ideias através de imagens. Além de poder inserir imagens, você pode inserir descrições aos seus posts (pins) e inserir links que levem os usuários para outros destinos, como seu site ou redes sociais.


Por que utilizar o Pinterest?

Um estudo realizado pela Steelhouse indicou que 59% dos usuários do Pinterest compram algo que visualizaram na rede. No Facebook, o número de compras desce para 33%.

Esse movimento pode se justificar pelo fato dos usuários do Pinterest buscarem por alguma solução específica. Outras redes sociais acabam sendo utilizadas com maior frequência para buscar pelas principais notícias do momento, entre outros tipos de postagem.

Ainda nas comparações com outras redes sociais, o tempo de vida das postagens no Pinterest é maior do que o de outras mídias.

As publicações em canais como Twitter e Facebook duram algumas horas no feed, variando de acordo com o número de interações nelas. Enquanto isso, o conteúdo postado no Pinterest é exibido durante 30 dias, em média.


Recursos do Pinterest

As publicações realizadas na rede social são chamadas de pins.

Existem algumas práticas que devem ser consideradas para produzir os pins.

Em relação aos Pins, o Pinterest apresenta 5 dicas que podem ajudar:

  1. Imagens que se destaquem: a recomendação é de imagens verticais, com proporção de 2:3 (1.000 x 1.500 pixels, por ex.).
  2. Priorize a marca: destaque para o produto que deseja oferecer.
  3. Apresente o contexto: quais os problemas seus serviços resolvem? Como os produtos/serviços apresentados funcionam na prática?
  4. Logotipo: de forma sutil, insira em seus pins o logotipo da sua marca/produto.
  5. Sobreposição de texto: utilize texto para complementar a mensagem que os seus Pins desejam passar.

Clique aqui para mais informações.

A imagem abaixo mostra um exemplo de pin, presente na conta da Dinamize no Pinterest.

Veja que, além da imagem com a explicação de como pode ser feito o fluxo de automação, o pin conta com outros elementos.

pinterest dinamize pin

Uma opção de Salvar, para os usuários que queiram incluir esse pin em suas contas e um link redirecionando esses usuários para o site da Dinamize.

Também é possível enviar o pin para outras pessoas que possam se interessar por ele.


Pins avançados

O Pinterest disponibiliza opções para complementar os Pins com outras informações complementares.

Existem 4 tipos de Pins Avançados:

  1. De Produto, que apresentam preços, disponibilidade e onde comprar.
  2. Aplicativo, que disponibiliza o download de apps diretamente pelo Pinterest (disponível para iOS).
  3. Artigo, que apresenta autor, título e descrição do texto.
  4. Receita, com passos para fazer receitas da forma correta.

Veja o que é necessário para utilizar os Pins Avançados nesse link.


Extensões
Botão Salvar

Ao utilizar essa extensão, você disponibiliza aos seus visitantes uma opção para que eles salvem imagens presentes no seu site em suas contas do Pinterest.

Sempre que uma pessoa visitar o seu site (com o botão instalado) o logotipo do Pinterest aparecerá nas imagens do site. Assim, é possível salvar as imagens ao clicar no logo.

Construtor de widgets

Além do Botão Salvar, existem outras ações voltadas para o seu site ou aplicativo. Esse recurso permite a divulgação das principais pastas e pins da sua conta em seu site. 

Outra opção disponível é a inserção de um ícone que redirecione os visitantes do seu site para o seu perfil.


Analisando resultados e preferência do público

No primeiro acesso, os usuários indicam são suas áreas de interesse. O Pinterest também disponibiliza buscas por temas na aba “Pesquisar”.

A partir dos tópicos definidos pelos usuários como relevantes, serão apresentados os primeiros pins no feed.

pinterest interesses usuarioPinterest Analytics

Criando uma conta business, você conta com ferramentas que auxiliam na análise da suas ações e definir quais tipos de postagem podem ter maior sucesso com seu público.

Você também pode analisar itens como o desempenho dos Pins, bem como obter dados sobre o tráfego do site e sobre suas redes sociais. Para que seja possível essa análise, basta verificar o seu site e as contas das redes sociais.

O Analytics também disponibiliza algumas métricas das pessoas que interagem com a sua marca, como dados demográficos e outros interesses.

pinterest analyticsImagem e dados complementares disponíveis neste link


E você, já conhecia o Pinterest?

Conta pra gente quais estratégias já utilizou ou pretende utilizar nos comentários do post!


Referências:

https://business.pinterest.com/en/how-pinterest-works
https://business.pinterest.com/pt-br/pinterest-marketing-tools
https://trendjackers.com/how-can-pinterest-be-used-for-marketing/

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