Como criar uma rotina de vendas que gere resultados efetivos?

Rotina de vendas: como aumentar a produtividade e ter mais resultados!

Robert Collier disse que “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”. Nós concordamos e acreditamos que o seu time de vendas pode se apropriar muito bem a esse pensamento. Por isso, bora falar sobre rotina de vendas e como ela pode ser aprimorada com a sua equipe para gerar resultados realistas!

Antes de mais nada, vale dizer que não existe fórmula mágica para aumentar seus lucros e sua relevância online. Mas apesar de não existir um roteiro fixo que funcione para todos, podemos citar diversas atitudes que, quando praticadas com dedicação e quando introduzidas com frequência no dia a dia, vão fazer a diferença.

Convidamos você a imergir nesse universo conosco e aprender algumas tarefas que pode incluir na sua agenda diária sem dificuldades. O mais legal é analisar cada uma delas e avaliar como isso pode funcionar para a sua marca, sempre levando em conta que tudo que traremos pode ser feito em alguns minutos.

Entendendo a rotina de vendas

Como funciona a sua rotina? Você segue uma lista de tarefas pré-estabelecidas ou vai deixando que o fluxo das demandas apareça? Seja como for, uma coisa é certa: você não pode deixar que o sucesso da sua empresa fique à toa e sem nenhuma organização.

Rotina de vendas não é sobre repetir todos os dias as mesmas coisas. Aliás, vale dizer que se você está fazendo isso, pode estar cometendo um erro grave no seu planejamento estratégico. Na verdade, ela é sobre dar passos diários e enriquecer suas ações com constância.

Muita gente só se lembra de fazer esforços de venda quando as contas começam a apertar. No entanto, não adianta achar que em poucos dias você conseguirá fazer o que deixou de fazer em meses.

Com uma rotina planejada, as suas metas vão sendo alcançadas com consciência.

  • Primeiro passo: realize uma pesquisa diária

Quando foi a última vez em que você se atualizou sobre o que está acontecendo com seu público-alvo ou seu segmento? As coisas mudam todos os dias e não há motivos para acreditar que os relatórios que você fez alguns meses atrás ainda estão atualizados.

Assim que o dia começar, recomendamos que você dê uma busca geral nas palavras-chave que são mais relevantes para o seu negócio. Pode ser uma olhada no Twitter, no Instagram, no Facebook, no Google Trends, nos sites de notícias ou no que fizer mais sentido para você.

Vamos para um exemplo:

→ Você tem uma marca que vende acessórios para celulares. Uma tipo capa colorida com glitter viraliza porque uma personalidade muito famosa usou um modelo assim.

→ Se você esperar sua concorrência ditar o que está em alta, vai ficar para trás. No entanto, se você der uma olhada no Twitter e descobrir que os fãs dessa artista estão falando sobre essa capinha, pode se adiantar e sair na frente.


  • Segundo passo: alimente suas redes sociais

Essa é clássica, mas não poderia ficar de fora. Uma vez que você já verificou as tendências do dia, é hora de pensar em um conteúdo para engajar seu público. Seja através de uma live, de um Stories ou de um artigo, todos os dias são oportunidades para se comunicar com o público.

Uma ótima alternativa é o email marketing. Quando utilizado com inteligência, ele pode ser uma ferramenta útil para manter seus leads sempre por dentro das novidades, sejam elas comerciais ou não.

Voltando ao exemplo:

→ Imagine que legal criar um post no formato Reels com alguns exemplos de looks que combinam com a capinha em alta.


  • Terceiro passo: acompanhe os resultados das ações anteriores.

Nós estamos sempre de olho no futuro – e isso é ótimo – mas é preciso ficar atento para analisar se os canais que você já utiliza entregam bons resultados. Entender o impacto da ferramenta de CRM que você usa nas geração de vendas, por exemplo, é essencial.

Pensando em ferramentas de email marketing você pode, por exemplo, verificar a taxa de abertura média dos emails enviados para os leads mais quentes. Ou até mesmo analisar se os seus leads aumentaram. O que realmente importa é garantir que nenhum dia se passe sem que você entenda o quanto está evoluindo.

Um processo bem definido envolve ter os braços abertos para acolher as tentativas que não deram certo, aprendendo com elas para melhorar nas próximas. Os testes A/B são ótimos para quem quer aprimorar seus processos de comunicação.


  • Quarto passo: pratique a prospecção ativa.

A prospecção ativa tem tudo a ver com sair para o mundo e correr atrás de resultados com técnicas de vendas adequadas e inteligentes.

Mas de maneira geral, a dica é ir atrás de leads quentes. Vale utilizar o SMS marketing, tentar ligações, marcar reuniões ou o que for necessário para ir até a próxima etapa do funil. Em tempos em que milhares de estímulos competem pela nossa atenção 100% do tempo, não dá para esperar que os clientes chegarem até você.

Uma hora por dia pode ser suficiente para, pelo menos, criar interesse em vários clientes em potencial. Ao invés de investir toda a sua dedicação em uma única campanha, é válido pensar em como cada dia pode ser uma oportunidade.

Mas atenção: cuidado para não parecer insistente ou desesperado. Faça um revezamento e garanta que públicos diferentes estão sendo atingidos, sempre respeitando as pessoas que não queiram interagir.


  • Quinto passo: trabalhe no seu pós-venda.

Quem já comprou com você antes tem um potencial gigantesco de comprar de novo. Por isso, o pós-vendas faz parte de como criar uma rotina de vendas. Pergunte o que seus consumidores acharam do seu produto ou serviço e descubra se eles precisam de outra coisa. Por fim, siga alimentando esses leads com conteúdos variados.


  • Sexto passo: faça um alinhamento.

Se partirmos do pressuposto de que cada dia faz parte de um sistema maior no seu processo de vendas, é justo dizer que há um avanço ao final de cada expediente. Por isso, uma sugestão promissora é tirar alguns minutos para reunir o time de vendas e fazer um follow up sobre o que deu certo.

Basicamente, isso consiste em compartilhar resultados, insights e, de preferência, criar metas para os próximos níveis do seu projeto. Atenção: isso não deve ser uma hora de pressão e julgamento. A ideia é realmente debater e criar apoio mútuo.


Como conseguir fazer tudo isso em um só dia?

Ufa! Depois de tanta coisa, fica difícil imaginar uma agenda que não fique lotada. Mas calma, você não está sozinho(a) nessa. Um erro muito comum entre líderes é acreditar que, com horas extras ou com mais esforço, vai dar tempo de cumprir todas as obrigações.

No entanto, não adianta focar nas estratégias de CRM e deixar de lado outros aspectos das suas operações. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio, desenvolvendo sistemas e fornecendo tudo que o vendedor precisa saber para conseguir seguir com autonomia.

Conte com uma plataforma que conecta marketing e vendas

As plataformas de automação de marketing foram pensadas para facilitar absolutamente todos os pontos que trouxemos neste guia. Imagine que você tem um assistente disponível 24h por dia, sete dias por semana e com empenho exclusivo em aumentar seu contato com leads e clientes oferecendo os conteúdos certos.

Seja para captar leads qualificados ou para vender mais criando envios de email e disparos de WhatsApp, as plataformas de automação são o caminho para economizar tempo e, ainda assim, conseguir dar um “check” em todos os seus projetos.

Mas atenção: é preciso escolher uma plataforma que atenda as suas necessidades. Para te ajudar a otimizar não só sua rotina de vendas, mas a qualificação dos leads que chegam até o time de marketing, que tal testar a plataforma de automação da Dinamize de forma gratuita?

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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