Tudo que você precisa saber para captar leads qualificados

Por Capa, Dicas, Dinamize, Geração de Leads, Marketing Digital

captar leads

captar leads

Contar com boas ações para captar leads, ou seja, atrair potenciais clientes até sua marca, é essencial em qualquer estratégia de marketing digital.

Quer saber como dar os primeiros passos para aumentar o alcance da sua empresa e atrair cada vez mais clientes? Então, leia este post até o final!


DefiniçãoO que são leads

Antes de mais nada, vale explicar o que representam os leads dentro de um processo para a geração de vendas.

Entende-se por lead aquele que fornece determinadas informações pessoais para seguir em contato com uma determinada marca. Ou seja, estamos falando de um potencial cliente, que aceitou receber promoções, conteúdos informativos ou outras novidades sobre produtos ou serviços.

Agora que você sabe o que é um lead, que tal entender como a sua marca pode atrair este tipo de consumidor?


Dicas práticas9 dicas para captar mais leads

Para ajudar você, listamos algumas ações que facilitam o processo para captar leads até sua empresa.

1. Estratégia de SEO

As ações de SEO têm como foco ampliar o destaque das páginas do seu site em buscadores como o Google.

Em resumo, a otimização deve ser feita a partir do uso das palavras-chave certas para o seu segmento e ajustes relacionados à responsividade e velocidade de carregamento das páginas do site.

Faça sua marca ser encontrada por mais clientes em potencial

Contando com ferramentas de SEO, você consegue garantir uma boa otimização para o seu site e identificar o que precisa ser melhorado para ser referência nos mecanismos de busca.

2. Produção de conteúdo

Para qualificar sua atração de leads, ofereça conteúdos que sejam relevantes para o público. Ao contar com uma estratégia de marketing de conteúdo, sua marca pode se destacar entre as concorrentes e ser encontrada por mais pessoas.

Seja tirando dúvidas relacionadas ao seu segmento ou apresentando benefícios do produto vendido, é possível conquistar o interesse do público e captar ainda mais leads. Ao oferecer conteúdos de qualidade para os consumidores, você aumenta as chances deles seguirem acompanhando a sua marca.

O conteúdo produzido pela sua empresa é decisivo para fazer inbound marketing, ou seja, fazer com que mais pessoas cheguem até a sua empresa de forma orgânica.

Receba o conteúdo no email

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.

3. Formulários nas páginas do site

Depois que você gera acessos ao seu site, é hora de pensar em como fazer com que os visitantes (que ainda são anônimos) passem a integrar sua base de leads. Os formulários de cadastro podem ser inseridos na lateral da página e/ou no final dela, como uma forma de manter os usuários conectados com a sua empresa mesmo quando eles deixarem o site.

captar leads

O primeiro passo é definir quais páginas do site serão usadas para captar contatos. Uma forma de fazer isso é identificando as páginas com maior número de acessos. Afinal, se muitas pessoas passam por uma determinada página, vale inserir um formulário de cadastro nela, não acha?

Além disso, tenha em mente que o formulário inserido deve fazer sentido para a navegação do usuário. Por exemplo: se você quer incluir um formulário com foco em enviar promoções para o público, avalie em quais páginas ele pode ser útil.

4. Anúncios nas redes sociais

Produzir conteúdo é importante para captar leads, mas o que fazer quando isso ainda não é o suficiente? Os anúncios são utilizados para ampliar o alcance da sua empresa e levá-la até um determinado público, seja para promover seus produtos ou então para aumentar sua base de leads – que é o que interessa por aqui.

O Facebook, por exemplo, disponibiliza um formato de anúncio voltado exclusivamente para a geração de leads. Basta indicar qual tipo de público você deseja impactar e elaborar o anúncio que leve os usuários até o formulário de cadastro. O Facebook Lead Ads pode ser integrado com ferramentas de CRM e de automação de marketing, o que permite a criação de ações para manter os novos leads engajados.

Crie anúncios segmentados nas redes sociais para atrair mais leads qualificados

O LinkedIn também conta com um tipo de anúncio específico para atrair novos leads, que permite a segmentação de público com base em informações demográficas, dados de interação no site e muito mais. De acordo com um estudo divulgado pela própria rede social, 4 em cada 5 usuários do LinkedIn possuem influência na hora de decidir se um negócio será realizado.

Para escolher qual rede social vale o investimento em anúncios, tenha em mente sua buyer persona. Assim, você não corre o risco de investir em uma mídia que gere poucos leads.

5. Landing pages focadas na geração de leads

Toda página para a qual os usuários são direcionados após uma ação de marketing ou então por meio de anúncios pode ser considerada uma landing page. No entanto, aqui o foco é criar páginas com um call to action para atrair cada vez mais consumidores até sua marca.

Além de criar um conteúdo que apresente aos usuários todos os benefícios que eles vão obter ao se cadastrar, inclua um formulário de cadastro para solicitar apenas informações relevantes para sua comunicação. Solicitar muitas informações pode fazer com que os usuários desistam de preencher o formulário.

Quer criar uma landing page que gere muitas conversões? Então, dá uma olhada no vídeo a seguir:

6. Divulgando landing pages nas redes sociais

Utilizar a bio das suas páginas para promover as landing pages também pode ser útil para atrair mais leads. Seja na bio do Instagram ou em outras redes sociais que você utiliza, incluir o link da sua landing page permite que os seguidores mais engajados encontrem outra alternativa para seguir em contato com seus produtos.

As publicações nas redes sociais também podem contar com links que levem os consumidores até a página de cadastro. Com isso, você consegue captar leads nas redes sociais para encaminhar suas promoções e todas as novidades relevantes.

captar leads

Criando um calendário editorial para produzir conteúdo, você mantém os seguidores engajados, atrai novos seguidores e ainda pode gerar mais acessos ao seu site. Nas publicações, use hashtags relacionadas ao seu nicho para fazer com que mais pessoas interessadas no tipo de serviço que oferece encontrem sua marca.

Conteúdo em vídeo também pode estimular os seguidores a interagirem com suas publicações e, com isso, garantir que eles sigam recebendo conteúdos conforme avançam no funil de vendas.

7. Pop-up no site

Além de inserir os formulários em espaços fixos do site, você pode incluir pop-ups que sejam exibidas conforme a navegação do usuário. Ao inserir pop-ups no site, certifique-se de que a exibição delas esteja de acordo com algum interesse do usuário, oferecendo benefícios exclusivos e novas possibilidades para permanecer em contato com a sua marca.

captar leads
Se o usuário navega em uma página sobre produtos, mas está prestes a sair dela, apresente a ele um formulário para que entre em sua lista de contatos de email e receba novidades da sua marca, promoções etc. Em páginas com foco em conteúdo, os formulários podem ser usados para atrair este público para a sua newsletter.

8. Ações em espaços físicos

Que tal contar com um espaço para captar leads na sua loja física ou em eventos que você participa?

Sabe quando a gente entra em uma loja só pra “dar uma olhadinha”, vai embora e simplesmente não volta mais? É possível evitar que as pessoas façam isso ao visitar a sua loja!

captando leads em espaços físicos

Utilizando um QR Code, você consegue direcionar o público que está em sua loja física até uma determinada página online, para que possa compartilhar informações sobre preferências de produtos e dados para contato.

Além disso, você pode apostar na inserção de totens na loja física. Assim, caso alguém vá até sua loja, mas não compre nenhum produto, você pode dar a essa pessoa a oportunidade de informar um email e/ou telefone para que receba todas as novidades da loja, descontos especiais e outros benefícios.

9. Estimule quem já é lead a compartilhar suas ações de marketing

Por último, uma das formas de atrair novos consumidores que é esquecida por algumas marcas. 77% dos consumidores se motivam a adquirir um produto quando ele é indicado por outras pessoas. Já que este é um número tão significativo, nada melhor do que contar com a ajuda de clientes e seguidores engajados para aumentar o seu alcance.

captar leads

Seja através de ações nas redes sociais, criando promoções e oferecendo benefícios que estimulem os seguidores a compartilharem suas experiências com outras pessoas ou então com a ajuda de um programa de marketing de afiliados, você pode garantir ainda mais credibilidade para o seu negócio.

Não se esqueça de pensar em ações específicas para garantir a fidelização de clientes. Afinal, este tipo de relacionamento é essencial para que os clientes indiquem sua marca para outras pessoas e voltem a comprar com você.


captar leadsO que fazer depois de captar leads

Assim que qualificar a geração de leads, é hora de pensar em como engajar o público. Em resumo, a nutrição de leads consiste em entregar ao público aquilo que eles confirmaram interesse em receber (promoções, conteúdo informativo etc.) de forma recorrente.

A automação de marketing pode ajudar você a identificar o interesse de cada lead e criar uma comunicação segmentada. Você pode, por exemplo, analisar a navegação dos leads no seu site para entender quais tipos de página ele tem acessado e personalizar o conteúdo enviado considerando essa informação.

Mas e aí, curtiu as dicas compartilhadas por aqui? Se quiser mais dicas para qualificar suas vendas, leia:

Jornada de compra – Entenda o que é e suas etapas

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Autor


Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja conteúdos do Autor