Tipografia para e-mail marketing: como escolher a fonte certa para suas mensagens?

tipografia para e-mail marketingO design de templates é sempre algo que levanta dúvidas, mas a tipografia para e-mail marketing nem sempre é tratada com a devida relevância. Entretanto, esse é um elemento extremamente importante na comunicação, inclusive na identidade visual e branding de uma empresa.
Uma campanha de e-mail marketing precisa ser definida em detalhes. Por mais que não pareça, eles fazem diferença, como o tipo de fonte, o tamanho, a cor, espaçamento e outros elementos. Além disso, é preciso considerar a tipografia no HTML do e-mail. Afinal, você não quer que suas mensagens sejam bloqueadas ou enviadas para a caixa de spam dos leads.

As regras do marketing de conteúdo também valem para o e-mail marketing, entre elas criar textos com frases e parágrafos curtos, dividir em intertítulos e outros padrões. Entretanto, a tipografia tem seu destaque.

Agora, veja como escolher a tipografia certa para seus e-mails neste post!


tipografia para e-mail marketingO que é a tipografia para e-mail marketing?

A forma como você apresenta seu e-mail é tão valiosa quanto o conteúdo entregue. A apresentação da mensagem diz muito sobre seu negócio, e isso é essencial para captar a atenção dos leads e incentivá-los a interagir.

Nesse contexto, a tipografia para e-mail marketing diz respeito aos aspectos da criação e composição do texto na mensagem — e uma das principais características é aplicação de fontes, estilos e formatos.

Além de garantir o equilíbrio entre texto e imagens, a tipografia escolhida pode facilitar a leitura. Desse modo, é preciso escolher algo que é chamado de “fonte segura” para garantir que o leitor entenda o que está escrito e a conversão aconteça.


tipografia para e-mail marketingO que são fontes seguras para e-mail?

Por mais que existam muitas fontes diferentes e extravagantes que você pense serem boas opções para que seus e-mails sejam únicos, na realidade isso não é uma boa ideia.

Mesmo que você queira dar destaque ao conteúdo, fontes diferentes podem não ser exibidas de forma correta para todos os seus leads. O resultado disso é que a legibilidade do e-mail fica comprometida e, obviamente, a sua mensagem não é entregue como esperado.

Diante disso, é mais eficaz recorrer às fontes seguras, que são aquelas legíveis e escaneáveis. Pode até parecer meio entediante, mas optar pelas fontes mais comuns é uma boa escolha para melhorar sua taxa de conversão.

Nos primeiros segundos de leitura, o usuário já pode decidir se continuará acompanhando a mensagem ou não. Por outro lado, para ler as letras mais extravagantes os leitores podem levar até o dobro desse tempo. Ou seja, a desistência para ler os e-mails com essas fontes também poderá dobrar.

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tipografia para e-mail marketingComo escolher a tipografia certa para seus e-mails?

Agora que você já sabe o que são e a importância das fontes seguras, é hora de aprender outras dicas para escolher uma boa tipografia para suas campanhas de e-mail marketing.

Existem alguns elementos que precisam ser avaliados antes de escolher entre uma fonte ou outra. São mais de 200.000 opções disponíveis e isso pode deixar a decisão bem difícil.

A tipografia é bem importante e é o que define como será a aparência do seu e-mail. Por isso, confira essas dicas de como escolher a tipografia para e-mail marketing.

Evite utilizar fontes muito pequenas

Abrir um e-mail e ter que forçar a vista para ler não é nada legal. Pense no seu leitor e sempre dê preferência por fontes que sejam um pouco maiores e que deixem a leitura mais fácil. O ideal é utilizar o mínimo de 12pt.

Nunca use mais de duas fontes

Misturar mais de uma fonte no e-mail pode deixar a estética bem confusa e acaba por complicar a leitura, na melhor das hipóteses. Mas no pior dos cenários, utilizar duas fontes ou mais será bastante irritante para o leitor.

Evite esse tipo de problema optando por usar apenas uma fonte. Isso é mais do que suficiente para passar a sua mensagem de forma clara.

Utilize contrastes no texto

Caso precise, você pode destacar algumas partes do texto em negrito, ou até mesmo aplicar tamanhos diferentes: como em títulos e intertítulos. Essas técnicas de marketing de conteúdo são efetivas para deixar o conteúdo mais escaneável e cria uma espécie de contraste — destacando trechos e dividindo o texto em partes.

Faça bom uso dos intervalos entre textos

A escaneabilidade é outro fator que faz toda diferença. A distância entre uma palavra e outra, entre os parágrafos e o espaço entre linhas interferem diretamente na dinâmica de leitura. Isso funciona como uma margem de “respiro”, sem deixar o texto acumulado e entroncado.

Os afastamentos são importantes, mas a distância também não precisa ser exagerada. Apenas deixe uma medida confortável, sem comprometer a leitura.


tipografia para e-mail marketingQuais são as fontes mais usadas e e-mail marketing?

As ferramentas de e-mail marketing costumam ter algumas fontes que são consideradas padrões. Além disso, boa parte delas são as chamadas “fontes seguras”, aquelas que você pode usar sem medo de que sejam renderizadas e mudem ao chegar na caixa de entrada dos seus leads.

É fundamental conferir a capacidade de leitura, a clareza e qual dessas fontes atende ao conceito da sua marca e à mensagem que você deseja transmitir. Dessa maneira, conheça quais são as fontes seguras mais comuns e escolha a adequada para seu e-mail:

  • Arial
  • Times New Roman
  • Helvetica
  • tahoma
  • Verdana
  • Georgia
  • Palatino
  • Courier/Courier New
  • Geneva
  • Trebuchet MS

Uma das possibilidades é fazer testes A/B para verificar quais das fontes têm melhor desempenho. Assim, a sua tipografia para e-mail marketing combina com o design do template e evita que a mensagem fique “sufocada” ou “sobrecarregada”.

Assim que você entende como passar sua mensagem de forma mais clara, fica mais simples escrever e-mails que realmente convertem. Para isso, conte com o auxílio de nossa ferramenta Dinamize Mail!

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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