13 boas práticas para envios de email marketing

Por Automação de Marketing, Capa, Email Marketing, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing Digital

boas práticas email marketing

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Para criar os melhores envios de email marketing, é necessário seguir algumas orientações específicas, que ajudam você a ter um relacionamento bem-sucedido com os consumidores. É aí que entram as boas práticas para envios de email marketing.

Quer entender quais são as boas práticas e qual a importância delas para garantir uma boa taxa de abertura aos seus envios de email? Então, acompanhe!


boas práticas email marketingO que são as boas práticas de email marketing

Entende-se por boas práticas do email marketing tudo aquilo que representa a criação de envios de forma adequada, tanto em termos de formato do conteúdo quanto em relação aos interesses do público.

Criar um email marketing adequado às boas práticas é respeitar os interesses de cada consumidor, oferecer o melhor conteúdo possível e, como consequência, gerar bons resultados.


boas práticas email marketingConheça as boas práticas no email marketing

Quer entender como criar emails da forma adequada e qualificar suas vendas? Então, veja abaixo algumas das práticas recomendas para envios de email marketing!

1. Saiba qual público deseja impactar

Antes de partir para os envios de email, é importante entender quem é a sua buyer persona, ou seja, qual o perfil de cliente ideal para você.

A partir do momento que você compreende as preferências dos consumidores que já acompanham a sua marca e conhece o segmento em que atua, fazer bons envios de email torna-se algo mais simples.

2. Não compre listas de email

Algo me diz que você já ouviu por aí que “a pressa é inimiga da perfeição”. Por mais que seja uma frase amplamente utilizada, ela se encaixa perfeitamente quando o assunto são as boas práticas para envios de email marketing.

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Comprar listas de email pode até parecer um caminho mais curto, mas acaba saindo caro: uma lista comprada consiste em:

  • contatos que não estão interessados em receber seus emails, portanto você pode receber denúncias de spam;
  • endereços de email inválidos ou inativos, o que vai gerar uma taxa de entrega baixa e, por consequência, impactar negativamente sua reputação.

3. Qualifique a captação de leads

Entender onde estão os clientes em potencial e compreender que a construção da lista de emails é um processo orgânico são as primeiras etapas para melhorar seus processos de geração de leads. Ao qualificar o público que chega até a sua empresa, seja por ações de inbound marketing ou por outros meios, você está de acordo com as boas práticas do email marketing.

Insira formulários de cadastro em espaços como site e redes sociais para que os usuários possam informar seus emails e, com isso, participar das ações de marketing digital.

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4. Domínio devidamente configurado

Criar um domínio para seus envios e garantir que ele esteja configurado da maneira adequada também contribui positivamente para a entrega das suas mensagens. Caso você não saiba, o domínio é o endereço do seu site (dinamize.com, por exemplo, é um domínio da Dinamize).

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Configurações como as de SPF, CNAME e DKIM garantem a segurança do seu domínio e são essenciais para que os envios de email sejam vistos como autênticos pelos provedores.

5. Cuidados com o email de remetente utilizado

O email utilizado para enviar suas mensagens também deve estar de acordo com as boas práticas. Tenha cuidado para não utilizar termos como “vendas”, “compras”, entre outros que estejam relacionados à venda.

Outro ponto importante é que o endereço de remetente utilizado (ou o email de retorno), deve possuir uma caixa de email válida, pois isso vai permitir que os destinatários respondam suas mensagens.

6. Escolha o melhor assunto para seus emails

O assunto de email marketing é o primeiro contato que o público tem com a sua ação e, por isso, é indispensável dedicar um tempo para criar uma boa chamada.

No entanto, é preciso ter cuidado ao criar o assunto dos emails: assuntos como foco exagerado na venda ou com senso de urgência indevido podem ser classidicados como spam.

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Quando você faz um envio, os provedores analisam o conteúdo em texto em busca de termos que os ajudem a classificar a mensagem. Desta forma, se seu email tiver termos como “desconto”, “grátis”, “promoção” ou outros, ele pode ser indicado como spam. Outro fator que pontua negativamente é o excesso de caracteres especiais (como “!”) na mensagem.

Conheça algumas das palavras pontuadas como spam para evitar que a entrega das suas mensagens seja prejudicada.

8 dicas para criar o assunto de email marketing perfeito

7. Crie um bom preheader para complementar o assunto

O preheader serve como uma continuação da mensagem apresentada no assunto do email. Não incluir o preheader faz com que o usuário veja, logo após do assunto, a primeira informação do seu email – que em alguns casos pode ser a clássica “Caso não esteja visualizando, abra no navegador”.

Ao criar o preheader, evite repetir as informações que já estão no assunto. Além de complementar o conteúdo apresentado no assunto, lembre-se de dar o devido destaque aos benefícios apresentados no seu email marketing.

8. Monte peças de email responsivas

Um email responsivo é aquele que é exibido da maneira correta nos mais variados dispositivos. De acordo com estudo realizado pela Adobe, 85% dos consumidores conferem suas caixas de entrada por dispositivos móveis.

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Se uma parcela considerável da sua lista de leads vai visualizar a mensagem enviada pelo celular, criar um conteúdo responsivo é obrigação. Afinal de contas, uma boa experiência de leitura incentiva os consumidores a interagirem com a mensagem.

Veja como criar email marketing responsivo.

9. Boa proporção entre texto e imagem

Para garantir o sucesso das suas ações, elabore peças de email que contem com equilíbrio entre imagens e textos. Enquanto as imagens facilitam a compreensão do conteúdo apresentado no email e mostram aos destinatários mais detalhes sobre os produtos promovidos, o conteúdo em texto é essencial para que os provedores analisem a mensagem enviada.

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Uma das formas de equilibrar seu conteúdo é através da utilização de texto alternativo (ou Alt Text), que é exibido apenas quando as imagens da peça não são carregadas no dispositivo dos usuários. Boa parte das ferramentas de email oferecem editores que simplificam a criação de peças com imagens e textos. Isso vai ajudar você caso não tenha muito conhecimento em códigos HTML.

10. Segmentação de contatos

Além de construir sua base qualificada de consumidores, é preciso entender que eles possuem interesses específicos em relação aos produtos oferecidos. Outro ponto que deve ser destacado é que cada lead pode estar em um estágio diferente da jornada de compra.

Para respeitar as boas práticas para envios de email marketing, crie ações específicas para cada tipo de público inserido em sua lista. Critérios como engajamento com os envios e em outras ações de marketing, produtos de interesse e localização dos leads são apenas alguns dos exemplos que você consegue explorar para criar email marketing personalizado.

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Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

11. Ofereça aos usuários novos canais para contato

Todo envio de email precisa contar com bons call to action, ou seja, chamadas que estimulem os consumidores a tomarem uma decisão em relação ao seu conteúdo.

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Você pode direcionar seus leads para:

  • Site ou loja virtual, para que eles possam saber mais sobre os produtos oferecidos;
  • Conversa pelo WhatsApp, como uma alternativa para que eles sigam uma interação mais próxima;
  • Redes sociais, para que sigam acompanhando a sua marca e, caso necessário, entrem em contato mais rapidamente.

12. Faça automação de emails

A automação de marketing é fundamental para qualificar sua comunicação com a lista de contatos. Com esta ferramenta, é possível elaborar estratégias de email marketing com base em cada uma das etapas do funil de vendas, e tudo considerando o comportamento do público.

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Com a automação, você consegue criar email marketing de boas-vindas, ações com base no produto visitado na loja virtual, envios de carrinho abandonado, entre outras possibilidades!

Além disso, as automações de email marketing podem ajudar você a criar uma comunicação de pós-venda ainda mais eficaz. Para isso, basta saber quando os clientes compraram e qual item foi adquirido para elaborar as ações.

13. Teste A/B para criar o email ideal

Criar as melhores campanhas de email marketing e engajar sua base de contatos é mais possível quando você realiza todos os testes antes de enviar a mensagem em definitivo.

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O teste A/B é uma forma de identificar qual a estrutura ideal para sua mensagem, além de analisar fatores como assunto do email, preheader e remetente utilizado. Basta que você defina qual critério deseja analisar, criar mais de uma versão para a mesma mensagem e então enviá-la para uma parcela do público; por fim, a versão com mais engajamento (dentro do critério pré-definido) será enviada para o restante dos contatos.

Se você quiser saber como criar os melhores emails e fazer todos os testes antes de enviar em definitivo, nossa plataforma pode ajudar você. Solicite uma conta teste e saiba mais!


Mas e aí: quer saber tudo que envolve o universo do email marketing e qualificar suas vendas? Então, leia:

Glossário do email marketing: conheça o significado dos principais termos!

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