Tutorial do WordPress: como criar um site na plataforma?

Como criar um site no WordPress? Veja nosso tutorial completo!

Precisa criar um site, mas não sabe como e nem por onde começar? Veja o nosso tutorial do WordPress com um passo a passo detalhado para iniciantes.

Ter um site próprio é indispensável para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Até porque não são apenas os ecommerces que funcionam como uma vitrine de uma marca.

É através de um site, seja ele um blog, ecommerce ou então um portfolio, que seus clientes vão te conhecer melhor e entender quais são seus valores, serviços e produtos.

Além disso tudo, é importante saber que o investimento para ter um site é mínimo. Hoje em dia, existem diversas plataformas de criação de sites totalmente gratuitas, como por exemplo o WordPress, o que resume os custos apenas ao domínio e à hospedagem. Então, o que você está esperando?

Nesse artigo, vamos te ensinar a criar um site no WordPress do zero, passando por todas as etapas essenciais do processo. Veja os próximos tópicos:

  • Qual a importância de um site para os negócios?
  • Como criar um site no WordPress: tutorial completo.

Vamos lá?


Qual a importância de um site para os negócios?

Se você está em dúvida sobre adquirir algo de uma empresa, não ficaria com o pé atrás ao perceber que essa marca não possui um site? Você não pensaria duas vezes antes de comprar?

Negócios na internetNegócios que possuem seus próprios sites geralmente são vistos com bons olhos pelos seus clientes, pois sites bem feitos demonstram profissionalismo e autoridade. Além disso, se seu cliente deseja conhecer sua empresa mais a fundo, é importante ter um local online onde você pode explicar com clareza quem é você, quais são seus serviços e produtos.

Sem falar, é claro, em todos os benefícios de marketing que o Google proporciona às empresas que têm site. Sem um blog ou site, as chances de você aparecer no topo dos buscadores são muito baixas, o que vai diminuir sua divulgação.

Leia também: Marketing Digital com Google Meu Negócio


Como criar um site no WordPress: tutorial completo

Agora, nós vamos te ensinar um passo a passo bem fácil para você criar seu site do zero sem precisar da ajuda de um profissional. O WordPress é a plataforma de CMS mais popular do mundo, a mais completa e mais intuitiva. Então, não tema. Você estará em boas mãos.

1. Escolha um domínio

Antes de instalar o WordPress, você precisa definir o seu domínio e a sua hospedagem. Esses são os únicos custos que você terá com a sua criação de sites, mas eles são tão pequenos que não deixa de valer a pena.

O domínio é o endereço eletrônico do seu site: “www.seudominio.com.br”. É recomendado que você defina um domínio com o nome da sua marca ou pelo menos alguma variação do nome, ou então o público terá dificuldade em achar o seu site no Google.

Antes de mais nada, verifique a disponibilidade do domínio que você deseja comprar. Você pode fazer isso através do site registro.br. Caso esteja disponível, realize a compra e passe para a próxima etapa.

2. Defina seu serviço de hospedagem

Depois de escolher o domínio, você precisará definir qual tipo de hospedagem contratar. Existem várias empresas que oferecem planos de hospedagem WordPress exclusivos, mas há a possibilidade de pagar por um plano geral também.

Essas são algumas das melhores empresas de hospedagem:

  • Hostgator;
  • GoDaddy;
  • Hostinger;
  • Locaweb;
  • Kinghost.

Leia nosso artigo sobre hospedagem para entender mais a fundo!

3. Instale o WordPress

Finalmente, chegamos na instalação. E ela não é nem um pouco complicada como você deve estar pensando. Você pode fazê-la manualmente ou automaticamente.


Instalação Manual

Instalação Manual

Para fazer a instalação manual, siga os seguintes passos:

  1. Baixe o instalador acessando wordpress.org;
  2. Acesse o painel de controle da sua hospedagem e procure o Gerenciador de Arquivos;
  3. Dentro dele, você deve achar a pasta public_html. Suba o instalador zipado nessa pasta e faça a extração dos arquivos;
  4. Crie uma base de dados por meio do cPanel ou do phpMyAdmin e finalize a instalação.

Instalação Automática

AutomáticoAlguns serviços de hospedagem para WordPress disponibilizam uma ferramenta que facilita muito o processo de instalação, realizando tudo no automático. Ela se chama Quick Install. Ou seja: basta clicar em instalar e tudo é feito em poucos passos!


Personalize seu site

Depois da instalação, é hora de “dar uma cara” para o seu site. No WordPress, existem inúmeros temas e templates que você pode personalizar de acordo com sua identidade visual. É super simples e fácil!

Alguns temas são gratuitos, mas outros são pagos. Para definir a melhor opção pra você, tudo vai depender do tipo de negócio que você tem. Há temas específicos para e-commerces, por exemplo.

Lembre-se de verificar se o tema que você deseja possui design responsivoPara instalar o seu tema, faça o seguinte:

  1. Acesse sua Dashboard do WordPress. Na aba Aparência, clique no botão Temas;
  2. Selecione Adicionar Novo. Escolha o tema de sua preferência e clique em Instalar.

Como criar um site no WordPress: temas

Para customizar seu tema, mudar cores, fontes e inserir o seu logotipo, é só voltar na aba Aparência e então clicar em Customizar. Assim, para configurar os menus do seu site, vá novamente na aba Aparência>Menus.

É importante destacar aqui que quanto mais personalizado seu site for, melhor. Afinal, você não vai querer que ele seja igual ao de todo mundo, não é? Por isso, aplique a identidade visual e a paleta de cores da sua marca.

conteúdo do emailPara saber mais sobre Layout, leia também: Flat Design no layout de email marketing

Instale Plugins

Uma das vantagens do WordPress é que ele oferece novos recursos o tempo todo. A plataforma atualiza constantemente seus plugins e widgets. E são eles que você vai usar para otimizar seu site e personalizá-lo ainda mais.

Assim, para adicionar botões de compartilhamento nas redes sociais, formulários de contato, caixas de inscrição na newsletter e outros recursos, instale plugins específicos para essas funções.

Os plugins também são essenciais se você deseja otimizar seu site para SEO. Com o Yoast SEO, por exemplo, você pode escrever artigos mais otimizados.

Em primeiro lugar, veja como instalar os plugins:

  1. Na Dashboard, vá na aba Plugins>Adicionar Novo;
  2. Na aba de pesquisas, procure o plugin que você deseja;
  3. Depois, é só clicar em Instalar. E não se esqueça de ativar o plugin!

Como criar um site no WordPress - instalação de plugins

Pronto! Agora, você já sabe tudo sobre WordPress e, portanto, está preparado para dar o start necessário na jornada do seu negócio. Mas lembre-se: para obter bons resultados com o seu site, continue estudando sobre SEO sempre.

conteúdo do emailEsse conteúdo te ajudou? Então, leia também:
O que é Sitemap XML e como criar um para impulsionar seu site?

Referências:

Como criar um site no WordPress em 2020
Saiba como criar site WordPress para a sua empresa

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: