Formulários: como aumentar a conversão

DinamizeCapa, Dica, Dicas do MKT2Easy

 width=

Todo mundo que trabalha com marketing digital precisa de contatos, especialmente quem trabalha com Email Marketing.

Segundo a Kissmetrics, o Email Marketing gera 174% mais conversões do que social media e cria 40 vezes mais leads que o Facebook e o Twitter combinados. Com tanto poder, como conseguir os contatos para começar a desenhar campanhas e fazer disparos de email?

Usando formulários!

O formulário vem acompanhado de um call-to-action, e é a parte mais importante de uma landing page. Sabe por quê?

Porque ele é o ponto em que se efetiva uma conversão; é a confirmação do interesse do seu cliente pela informação, produto ou serviço que você oferece. Ele lhe fornece as informações que você precisa para manter um relacionamento com seu prospect, lead ou cliente.


O que é um formulário, afinal?

Exemplo de formulário de newsletter

Um formulário é um código HTML que você pode colocar em seus Sites, Blogs ou Landing Pages, com campos a serem preenchidos com dados do contato, a fim de realizar uma inscrição.

Se você se interessa por HTML, aqui você pode ver vários exemplos de como um formulário é feito do zero: https://www.w3schools.com/howto/howto_css_newsletter.asp


Dicas de implementação dos formulários:

1) Ofereça algo em troca:

A melhor maneira de aumentar as taxas de conversão é oferecer um incentivo, como um e-book, cupons de desconto ou vídeo aulas.


2) Não peça muita informação:

Você sabia que cada campo a mais reduz a conversão em 11%? Isso mesmo, formulários muito grandes convertem muito pouco.

O gráfico abaixo mostra quantos campos, em média, os sites de e-commerce costumam usar em seus formulários. Estes dados fazem parte da pesquisa 2015 Ascend2 Email List Growth. Esta pesquisa foi oferecida a um público em sua maioria B2B – 71% dos entrevistados.

Pesquisa da Ascend2 sobre uso de formulários

Pesquisa da Ascend2 sobre uso de formulários

Após o e-mail, a informação mais comum de se pedir é o nome de alguém. Isso significa que você pode usar o nome do seu lead, cliente ou prospect no corpo do e-mail, como uma saudação, por exemplo (Olá, João!). Ter mais informações permite que você personalize os seus envios – como utilizar o nome da pessoa no assunto do email, que demostrou aumentar as taxas de abertura.


Logotipo MKT2EasyVocê sabia que é possível integrar todos os formulários existentes no seu site com o MKT2Easy?
Agora fica mais fácil de trabalhar suas estratégias de marketing digital sem se preocupar em criar tudo do zero.
Veja como é facil no MKT2EASY Conheça o MKT2EASY

3) Diga algo mais atraente do que “Inscreva-se”

Frases como “Quero assinar” ou “Ver meu e-book agora” são bem melhores do que um simples “Inscreva-se”. Realize testes e veja o que funciona melhor com a sua base.

A Empire Flippers fez um teste A/B comparando um call-to-action com a frase “Join us – (Junte-se a nós!)” a uma cópia dele com a frase “Make Money Flipping Websites (Ganhe dinheiro lançando sites)”, e descobriu que usar a segunda frase proporcionaria um aumento de 33,1% na conversão do formulário!

33% é muito significativo

33% é muito significativo


4) Sempre que possível, use um formulário e não um link para um:

Ao trocar links para um formulário pelo próprio formulário, observa-se aumento de 20 a 50% na taxa de conversão. Isso porque as pessoas são resistentes ao clique, então “encurtar distâncias” faz toda a diferença!

Comparativo de call to action sozinho x Formulário

Comparativo de call to action sozinho x Formulário

Formulários são excelentes aliados a estratégias de marketing, pois a partir dos dados coletados, você pode segmentar sua base, realizar ações específicas ao público alvo e criar uma régua de relacionamento com os leads conquistados para convertê-los em clientes.

Agora que você já sabe a importância dos formulários e como usá-los, quais as suas ideias de campanhas usando as informações obtidas através do formulário? Além disso, quais estratégias você usaria para segmentar ainda mais a sua base de contatos? Se você quiser, comente logo abaixo!


Gostou deste artigo?

Faça o download


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital
Eduardo Tavares – Designer


Fontes:
http://www.verticalresponse.com/blog/everything-you-wanted-to-know-about-email-sign-up-forms/
https://www.bitcatcha.com/blog/2016/email-marketing-guide-highest-converting-sign-up-forms/
https://www.pinpointe.com/blog/best-practices-for-killer-email-opt-in-forms
https://conversionxl.com/blog/ab-testing-forms/
https://blog.kissmetrics.com/the-social-email/


Conteúdo relacionado

Deixe um comentário