O que é newsletter e como fazer uma?

Por Automação de Marketing, Capa, Dicas, Email Marketing, Marketing Digital

O que é newsletter

O que é newsletter

Pode perguntar pra qualquer profissional de marketing por aí: ter uma lista de contatos é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Não sabe porquê? A resposta é mais simples do que parece. Peça-chave na estratégia de muitas empresas, as newsletters vêm abrindo cada vez mais espaço na captação e fidelização de clientes.

As redes sociais são ferramentas incríveis de conteúdo e de relacionamento. Contudo, já pensou o que aconteceria se seu perfil no Instagram fosse hackeado e você perdesse todo o seu conteúdo junto com seus seguidores?

Ter um canal de comunicação próprio, onde você pode controlar seu conteúdo e não depender de nenhum algoritmo, é importante não apenas para estreitar o relacionamento com seus leads, mas também para ter aquela garantia de que você não vai perder o contato com eles. Por meio de informativos periódicos, com um estilo de comunicação simples e direto, elas trazem uma proximidade e visibilidade do seu público, nutrindo seus contatos com conteúdo sobre sua marca e chamando atenção ao que realmente é necessário.

Hoje, nós vamos falar sobre o que é uma newsletter e como você pode usá-la para divulgar sua marca. Você vai saber:

  • O que é newsletter;
  • Tipos de conteúdo de newsletter;
  • A estrutura de uma newsletter perfeita.

Então, vem com a gente!


O que é newsletterO que é newsletter?

Newsletter é um tipo de boletim informativo que funciona como uma publicação periódica de uma empresa. Ela pode ser enviada quinzenalmente, semanalmente ou então mensalmente. Seu objetivo principal é trazer conteúdo relevante para os contatos de uma lista, atualizando-os com as novidades.

As newsletters não são usadas para fazer mala direta, estampando promoções na sua cara, mas sim para fidelizar clientes e construir um relacionamento entre empresa e consumidor.

Apesar de não serem focadas em vendas, as newsletters podem sim ajudar você a aumentar seus resultados e promover seus serviços, desde que isso seja feito de forma sutil, a partir de conteúdos de qualidade. Essas são algumas de suas vantagens:

  • Aumento de tráfego;
  • Brand awareness;
  • Aumento nas vendas;
  • Relacionamento mais próximo do cliente.

Em tempos de fácil acesso a informações na internet, estes envios são vistos de forma positiva, principalmente por serem solicitados de forma espontânea pelo próprio usuário. É uma maneira simples de impulsionar seu site e direcionar seu contato a páginas que possam complementar o assunto de seu interesse.

A partir destes envios, podemos identificar, por intermédio de ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, conteúdos que mais atraem seus clientes, melhor linguagem para abordagem e quais links foram os campeões de acesso.

Uma funcionalidade que agrega valor ao seu informativo, e que dispomos no Dinamize Mail e Dinamize Automation, é o acompanhamento do contato após o clique em links no seu email. Essa informação lhe guiará aos reais interesses do seu público através da análise de relatórios, e aliado a uma boa configuração de automação, os envios podem ser melhor direcionados ao que interessa ao contato, aproximando seu cliente e aumentando suas chances de fechar ótimos negócios.

Receba o conteúdo no email

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso


O que é newsletterTipos de conteúdo de newsletter

Bom, mas que tipos de conteúdo a sua empresa poderia enviar periodicamente para seus leads? Vejamos então alguns exemplos de conteúdos e novidades que poderiam interessar os seus leitores.

1. Atualizações do blog

Se você tem algum blog, encaminhe as atualizações semanais dele pela newsletter. Ou seja, você pode enviar os links para cada post do blog, junto do título do post e de uma pequena descrição para atrair mais leitores. Dessa maneira, seus contatos vão ficar a par das novidades sem precisar ficar se lembrando de acessar o seu blog toda semana.

Conteúdo frequente e relevante para sua base de contatos sempre mantém seu público mais engajado com sua marca. Assim, você aumenta a aceitação de promoções ou apresentação de seus produtos ou serviços.

2. Freebies e materiais ricos

Quem não ama receber materiais gratuitos e que agregam conhecimento? Pode ter certeza que seus contatos vão adorar esses presentes e, assim, a sua taxa de abertura vai disparar. Veja então algumas opções de materiais para download que você pode oferecer aos seus leads:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Fotografias para redes sociais;
  • Pesquisas;
  • Workbooks;
  • Planilhas de organização e produtividade;
  • Templates e outros elementos gráficos;
  • Webinars;
  • Videoaulas gratuitas.

3. Convite para eventos

Se sua empresa fizer um evento, seja ele online ou não, você pode aproveitar sua newsletter para convidar seus contatos para participarem. Afinal, essas pessoas se inscreveram na sua lista justamente para ficarem ligados nas novidades.

Dica extra: se você tem um canal no Telegram, por exemplo, convide seus contatos para participarem dele. Isso porque a possibilidade de abrir um chat de discussão nessa plataforma permite que você consiga se comunicar com essas pessoas em uma via dupla.

4. Lançamento de produtos

Quando você estiver para lançar o seu novo produto ou serviço, lembre-se sempre de notificar seus inscritos pela newsletter. Convide-os para um evento de lançamento, como alguma live ou alguma aula online de pré-lançamento.

A newsletter funciona como um ótimo lembrete, especialmente para aqueles contatos que vivem um dia a dia corrido. Então, não se incomode de notificá-los desses lançamentos.

Exemplos:

  • Dicas rápidas de utilização de seu produto ou serviço;
  • Cases de clientes utilizando seu produto e obtendo bons resultados;
  • Manuais e ebooks com instrutivos de funcionalidades;
  • Boas práticas do serviço para melhores resultados;
  • Webinars e eventos próximos;
  • Perguntas e respostas frequentes de seu suporte;
  • Convites para treinamentos online ou presenciais.

5. Pesquisa de satisfação

Um jeito legal de pedir feedback para seus clientes é através do email. Crie fluxos de automação para aqueles contatos que já fizeram uma compra recente e envie para eles uma pesquisa de satisfação.

Peça para que eles respondam algumas perguntas em um formulário sobre seu nível de satisfação com o produto/serviço comprado. Assim, fica fácil entender no que você precisa melhorar!

6. Informações sobre sua empresa

Manter seu público atualizado com todas as novas features e otimizações é uma ótima forma de consolidar seu negócio. Além disso, você pode combinar esse conteúdo com tutoriais de utilização de seu produto.

Sempre é bom manter seus contatos atualizados sobre novidades, eventos e premiações de sua empresa.

Exemplos:

  • Mudanças na sua área de atuação que podem afetar seu público;
  • Aniversário da sua empresa (trará maior confiança aos possíveis clientes);
  • Premiações recentes de sua empresa;
  • Avaliações positivas de seus clientes;
  • Informações sobre eventos que sua empresa participou e/ou teve seu patrocínio.

7. Comunicação mais personalizada

Comunicação mais personalizada

Através das informações que você possui de seus contatos, ou até de seu comportamento em suas campanhas anteriores, é possível manter uma comunicação personalizada e dinâmica através de emails como:

  • Uma mensagem de boas-vindas com explicação sobre o conteúdo que você irá disponibilizar através do email;
  • Parabenizando-o em seu aniversário ou até tempo de contrato com sua empresa;
  • Dirigir-se a ele utilizando seu nome (ou outras informações) em todos os envios;
  • Após a interação em um conteúdo específico é possível passar mais informações sobre o tema;
  • O cliente que comprou seu produto pode querer saber mais sobre as funcionalidades.

A estrutura de uma newsletter perfeita

O que é newsletter

Agora que você já tem algumas ideias de conteúdo para enviar para sua lista, vamos ver como criar uma newsletter. Comece a elaborar a estrutura dela lendo os passos abaixo.

Escolha um template

A escolha do template ideal é importante para que você saiba como estruturar sua newsletter e como organizar o conteúdo. No Dinamize Mail, você encontra diversas opções de templates responsivos que vão facilitar muito a sua vida na hora de criar.

Design da newsletter

Você deve adequar sua comunicação de email à sua identidade visual e sua identidade de marca. Portanto, as cores da sua paleta, os elementos gráficos, a tipografia e a linguagem da sua empresa precisam estar alinhados com o layout da newsletter.

E atenção: cuidado com o excesso de imagens nos emails. É importante que você mantenha um equilíbrio entre imagem e texto pois, do contrário, suas imagens podem ser bloqueadas pelos filtros de spam.

Copywriting

E agora vamos para uma parte muito importante: o texto, mais conhecido como copy. A maior parte do texto da sua newsletter deve focar em oferecer conteúdos de valor que eduquem o consumidor. Reduza promoções e o hard selling para 5% da mensagem.

Além disso, adicione um CTA ao final do texto caso você deseje que seu lead abra algum link ou baixe algum material. Você pode usar termos e expressões específicas do seu público para criar seus CTAs!

Assunto

O assunto do email é fundamental para que sua estratégia de marketing funcione. Afinal, essas são as primeiras palavras que o seu contato vai ler e elas vão definir se ele deve clicar ou não.

Procure escrever um assunto de email curto que não passe dos 50 caracteres. Instigue a curiosidade do leitor para que ele sinta vontade de clicar. Você pode fazer isso através de estratégias de gatilhos mentais ou pensando em títulos chamativos e criativos.

Link de cancelamento de subscrição na newsletter

É importante que você tenha um link de descadastro de email. Se algum contato quiser parar de receber seus emails e não conseguir cancelar a subscrição, ele pode te colocar na caixa de spam, o que é péssimo para a sua taxa de entrega.

Portanto, deixe essa opção disponível ao fim do email. E pergunte porque ele está cancelando! É bom saber os motivos para que você possa melhorar suas estratégias de email marketing, não é?

Abaixo um exemplo de newsletter de conteúdos do Blog da Dinamize:

newsletter exemplo

Esse conteúdo foi útil? Então, leia também:
Quais são os tipos de Newsletter para o seu público

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora