O que é newsletter e como fazer uma?

Por Capa, Dicas, Email Marketing, Marketing Digital

O que é newsletter

O que é newsletter

Pode perguntar pra qualquer profissional de marketing por aí: ter uma lista de contatos é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Não sabe porquê? A resposta é mais simples do que parece.

As redes sociais são ferramentas incríveis de conteúdo e de relacionamento. Contudo, já pensou o que aconteceria se seu perfil no Instagram fosse hackeado e você perdesse todo o seu conteúdo junto com seus seguidores?

Ter um canal de comunicação próprio, onde você pode controlar seu conteúdo e não depender de nenhum algoritmo, é importante não apenas para estreitar o relacionamento com seus leads, mas também para ter aquela garantia de que você não vai perder o contato com eles.

É aí que entra a newsletter. Hoje, nós vamos falar sobre o que é uma newsletter e como você pode usá-la para divulgar sua marca. Você vai saber:

  • O que é newsletter;
  • Tipos de conteúdo de newsletter;
  • A estrutura de uma newsletter perfeita.

Então, vem com a gente!


O que é newsletterO que é newsletter?

Newsletter é um tipo de boletim informativo que funciona como uma publicação periódica de uma empresa. Ela pode ser enviada quinzenalmente, semanalmente ou então mensalmente. Seu objetivo principal é trazer conteúdo relevante para os contatos de uma lista, atualizando-os com as novidades.

As newsletters não são usadas para fazer mala direta, estampando promoções na sua cara, mas sim para fidelizar clientes e construir um relacionamento entre empresa e consumidor.

Apesar de não serem focadas em vendas, as newsletters podem sim ajudar você a aumentar seus resultados e promover seus serviços, desde que isso seja feito de forma sutil, a partir de conteúdos de qualidade. Essas são algumas de suas vantagens:

  • Aumento de tráfego;
  • Brand awareness;
  • Aumento nas vendas;
  • Relacionamento mais próximo do cliente.
Receba o conteúdo no email

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O que é newsletterTipos de conteúdo de newsletter

Bom, mas que tipos de conteúdo a sua empresa poderia enviar periodicamente para seus leads? Vejamos então alguns exemplos de conteúdos e novidades que poderiam interessar os seus leitores.

1. Atualizações do blog

Se você tem algum blog, encaminhe as atualizações semanais dele pela newsletter. Ou seja, você pode enviar os links para cada post do blog, junto do título do post e de uma pequena descrição para atrair mais leitores. Dessa maneira, seus contatos vão ficar a par das novidades sem precisar ficar se lembrando de acessar o seu blog toda semana.

2. Freebies e materiais ricos

Quem não ama receber materiais gratuitos e que agregam conhecimento? Pode ter certeza que seus contatos vão adorar esses presentes e, assim, a sua taxa de abertura vai disparar. Veja então algumas opções de materiais para download que você pode oferecer aos seus leads:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Fotografias para redes sociais;
  • Pesquisas;
  • Workbooks;
  • Planilhas de organização e produtividade;
  • Templates e outros elementos gráficos;
  • Webinars;
  • Videoaulas gratuitas.

3. Convite para eventos

Se sua empresa fizer um evento, seja ele online ou não, você pode aproveitar sua newsletter para convidar seus contatos para participarem. Afinal, essas pessoas se inscreveram na sua lista justamente para ficarem ligados nas novidades.

Dica extra: se você tem um canal no Telegram, por exemplo, convide seus contatos para participarem dele. Isso porque a possibilidade de abrir um chat de discussão nessa plataforma permite que você consiga se comunicar com essas pessoas em uma via dupla.

4. Lançamento de produtos

Quando você estiver para lançar o seu novo produto ou serviço, lembre-se sempre de notificar seus inscritos pela newsletter. Convide-os para um evento de lançamento, como alguma live ou alguma aula online de pré-lançamento.

A newsletter funciona como um ótimo lembrete, especialmente para aqueles contatos que vivem um dia a dia corrido. Então, não se incomode de notificá-los desses lançamentos.

5. Pesquisa de satisfação

Um jeito legal de pedir feedback para seus clientes é através do email. Crie fluxos de automação para aqueles contatos que já fizeram uma compra recente e envie para eles uma pesquisa de satisfação.

Peça para que eles respondam algumas perguntas em um formulário sobre seu nível de satisfação com o produto/serviço comprado. Assim, fica fácil entender no que você precisa melhorar!


A estrutura de uma newsletter perfeita

O que é newsletter

Agora que você já tem algumas ideias de conteúdo para enviar para sua lista, vamos ver como criar uma newsletter. Comece a elaborar a estrutura dela lendo os passos abaixo.

Escolha um template

A escolha do template ideal é importante para que você saiba como estruturar sua newsletter e como organizar o conteúdo. No Dinamize Mail, você encontra diversas opções de templates responsivos que vão facilitar muito a sua vida na hora de criar.

Design da newsletter

Você deve adequar sua comunicação de email à sua identidade visual e sua identidade de marca. Portanto, as cores da sua paleta, os elementos gráficos, a tipografia e a linguagem da sua empresa precisam estar alinhados com o layout da newsletter.

E atenção: cuidado com o excesso de imagens nos emails. É importante que você mantenha um equilíbrio entre imagem e texto pois, do contrário, suas imagens podem ser bloqueadas pelos filtros de spam.

Copywriting

E agora vamos para uma parte muito importante: o texto, mais conhecido como copy. A maior parte do texto da sua newsletter deve focar em oferecer conteúdos de valor que eduquem o consumidor. Reduza promoções e o hard selling para 5% da mensagem.

Além disso, adicione um CTA ao final do texto caso você deseje que seu lead abra algum link ou baixe algum material. Você pode usar termos e expressões específicas do seu público para criar seus CTAs!

Assunto

O assunto do email é fundamental para que sua estratégia de marketing funcione. Afinal, essas são as primeiras palavras que o seu contato vai ler e elas vão definir se ele deve clicar ou não.

Procure escrever um assunto de email curto que não passe dos 50 caracteres. Instigue a curiosidade do leitor para que ele sinta vontade de clicar. Você pode fazer isso através de estratégias de gatilhos mentais ou pensando em títulos chamativos e criativos.

Link de cancelamento de subscrição na newsletter

É importante que você tenha um link de descadastro de email. Se algum contato quiser parar de receber seus emails e não conseguir cancelar a subscrição, ele pode te colocar na caixa de spam, o que é péssimo para a sua taxa de entrega.

Portanto, deixe essa opção disponível ao fim do email. E pergunte porque ele está cancelando! É bom saber os motivos para que você possa melhorar suas estratégias de email marketing, não é?

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