Como montar o layout do email marketing

Dinamize EspecialistasCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Dicas do MKT2Easy, Marketing DigitalLeave a Comment

como corrigir os links no gmail
Como montar o layout do email marketing - Aprenda aqui

Você cumpriu a missão de criar um bom assunto e fazer com que seu cliente abrisse seu email marketing.
Nesse momento, é importante montar o Layout do Email Marketing para atrair a sua atenção e não perder a oportunidade de atingir seu objetivo, seja ele fluxo no site, vendas, responder uma pesquisa ou formulário, ou qualquer outro.

É essencial que seu conteúdo vá ao encontro de seu objetivo, por exemplo, se você deseja aumentar os acessos em seu blog, é necessário evidenciar um botão que encaminhe para o blog. Crie um conteúdo que desperte o interesse de seu contato em buscar mais informações.


Seja objetivo

Como montar o layout do email marketing: seja objetivo
Para definir qual o melhor design para o seu negócio, analise o comportamento de seus contatos e seus interesses. Normalmente, layouts simples e com atrativos, como promoções e call to actions chamativos, trazem melhores resultados.


Elabore o conteúdo mesclando imagens e textos. Textos são muito importantes, pois é através deles que os provedores e seus filtros antispam conseguem saber do que se trata a mensagem contida no email. Tenha o cuidado de inserir textos alternativos para as imagens, que não devem ser de má qualidade ou muito pesadas, pois isso afetará na compreensão de seu conteúdo.

Saiba mais sobre a proporção de texto e imagem

As imagens ajudam a ilustrar o email, além de trazer a identidade visual da empresa e atrair a atenção do usuário.


Desenvolva conteúdos responsivos

Como montar o layout do email marketing: responsividade nos emails
Em recente pesquisa divulgada pelo
Adobe Email Survey 2016, é possível avaliar o quanto o uso de dispositivos móveis para a abertura de email vem aumentando:

84% dos pesquisados usam o celular para checar a caixa de entrada diariamente.
Esse número nos mostra o quanto precisamos pensar em telas diferentes para abertura de email; sendo assim, o ideal é termos um layout responsivo que irá automaticamente se adaptar a cada tela, sem quebrar o conteúdo ou prejudicar sua mensagem.

A maioria das ferramentas de envio de email marketing já disponibiliza um editor (estilo drag and drop) para desenvolver emails responsivos. Dê preferência para utilizar essa funcionalidade, além de você não precisar fazer o HTML, ainda contará com a praticidade de arrastar os elementos para personalizar seu conteúdo.

Veja mais informações sobre as vantagens de se criar um Email Marketing responsivo


A importância do Call-to-action

Como montar o layout do email marketing: call to action
Um dos termos mais utilizados quando falamos em email marketing design é o
call-to-action (CTA), mas você sabe o que significa? Em tradução literal o termo significa “chamada para ação”, e esse é o objetivo: fazer com que o usuário efetue a ação esperada, por exemplo, visitar o site ou se responder um questionário.

Seja em formato de botão, banner ou texto, o call-to-action deve ser chamativo, atraente e persuasivo; a chamada deve convencer o cliente a efetuar a ação desejada. Alguns especialistas sugerem que a chamada principal já apareça no topo do email, no máximo no segundo scroll, mas tudo vai de acordo com seu layout e estratégia, ou mesmo seu público. Então vale testar se seus contatos visualizam o conteúdo inteiro ou não se sentem atraídos para usar a barra de rolagem.

Como fazer um CTA de impacto:

  • Use cores atraentes;
  • Ele deve estar em tamanho e posição de destaque;
  • Texto curto e direto;
  • Procure utilizar verbos no modo imperativo, por exemplo: “compre, corra, acesse, participe”. Se preferir, opte por verbos no infinitivo, por exemplo: “fazer, participar, testar”;
  • Atraia a atenção do leitor para a chamada;
  • Você pode ter mais de um CTA em seu email, porém tome cuidado para não confundir seu cliente;
  • Use fontes legíveis.

Como finalizar o Email Marketing

Como montar o layout do email marketing: aprenda a finalizar
Seu cliente utilizou a barra de rolagem e foi
até o fim de seu email, aproveite para criar uma relação com ele. Informe suas redes sociais, convide-o a conhecer seu blog, coloque outras chamadas que possam ser de interesse dele, ou ainda, informe sobre o que será seu próximo envio para criar a expectativa e o hábito de abrir seus emails.

Por fim, não existe uma fórmula mágica, como uma receita de bolo: cada base de clientes se comporta de uma maneira, por isso é válido observar as reações a cada envio, fazer testes A/B, segmentar a base, diferenciar conteúdos e traçar uma estratégia clara de relacionamento via email. Mesmo não tendo um modelo único de sucesso em email marketing, existem algumas dicas que podem ajudar com um layout mais atraente:



Gostou deste artigo?

Faça o download


Por Carolini Mayer – Especialista em Marketing Digital
Diagramação por Tamiris Arias e Francis Fussiger

Fontes:
https://designschool.canva.com/blog/best-email-designs/
https://www.cmo.com/adobe-digital-insights/articles/2016/9/30/adobe-email-survey-2016.html#gs.CTOpGUM
https://vilmanunez.com/estrategia-para-email-marketing/

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.