Como usar o Guias do Instagram para organizar o seu conteúdo?

Guias do InstagramO Guias do Instagram é uma das maiores novidades lançadas em 2020. O novo recurso da rede social iniciou como uma ideia de curadoria de conteúdos sobre saúde e bem-estar, visando ajudar na conscientização do COVID-19.

Diversos criadores de conteúdo fizeram parcerias com organizações de saúde para difundir informações sobre como lidar com a ansiedade e o luto decorrentes da pandemia. Contudo, devido ao sucesso do Guias, o Instagram anunciou que liberaria o formato oficialmente para todos os perfis. Segundo a plataforma, o objetivo é “facilitar a descoberta, a organização e o compartilhamento de produtos, lugares e publicações das suas contas favoritas no Instagram”.

Quer saber o que é o Guias do Instagram e como ele pode ser usado tanto por influenciadores quanto por empresas? Então, vamos explicar:

  • O que é o Guias do Instagram;
  • Como usar o Guias do Instagram;
  • 4 formas de criar conteúdo no Guias do Instagram.

Vamos lá?


Guias do InstagramO que é o Guias do Instagram?

O Guias do Instagram é uma funcionalidade que permite a reunião de diversos conteúdos de mesmo tema em um só lugar. Acima de tudo, ele serve como uma curadoria de conteúdo que o seu público pode acessar de forma mais organizada e prática, diferente do feed que funciona como uma mistura de conteúdos espalhados.

Tente pensar no Guias como várias pastas categorizadas onde você acha conteúdos relacionados. Ele é como uma lista de leitura onde todas as postagens se conectam e se complementam.

Lá, é possível inserir os seus melhores posts e ainda adicionar informações extra para complementá-los. Ele é similar a um blog, pois permite que as marcas e criadores possam desenvolver um conteúdo mais denso.

No Guias do Instagram, você também pode reunir conteúdos gerados por outros usuários, além dos seus. Nós falaremos mais sobre isso depois.


Como usar o Guias do Instagram?

Agora, vamos ver um passo a passo para você aprender a usar o Guias. Ele é muito fácil e intuitivo, então você dificilmente terá problemas. Siga as etapas abaixo para saber mais!

1. Acesse o Guias

Há duas maneiras de visualizar o Guias do Instagram. A primeira é através do feed de um usuário. Acesse o feed e clique em uma aba similar a uma revista. Você pode vê-la ao lado das abas do IGTV e do Reels. Ao clicar na aba, você encontra todas as pastas do Guias daquele usuário.

como acessar o Guias do InstagramComo acessar o Guias do Instagram

A outra opção é através das Guias de Produto que ficam dentro do Instagram Shopping. Para acessá-las, clique na aba do Shopping e, abaixo da barra de pesquisa, arraste para o lado para encontrar o botão “Explorar Guias”. Assim, você verá diversos Guias relacionados a produtos, nesse recurso que é muito parecido com o “Explorar” do Instagram.

Guias de Produto no InstagramGuias de Produto no Instagram

2. Crie e compartilhe um Guia

Para criar o seu primeiro Guia do Instagram, clique na aba do Guias em seu feed e selecione o ícone “+”. O Instagram vai te perguntar se você quer criar um Guia de Local, Produto ou Publicação. Entenda abaixo as diferenças de cada uma das categorias!

Guia de Local

Com esse tipo de guia, você pode recomendar locais para os seus seguidores, como restaurantes, bares, praias, locais turísticos, entre outros. É ótimo para marcas e criadores de conteúdo do nicho de viagens ou gastronomia.

Guia de Locais

Guia de Produtos

Com o Guia de Produtos, você pode indicar as suas marcas e produtos favoritos, desde que eles estejam vinculados ao Instagram Shopping. Essa opção é perfeita para criadores de conteúdo e influenciadores que fazem parcerias pagas ou não. Atualmente, as marcas investem muito em marketing de indicação devido ao alto retorno financeiro.

Guia de Produtos

Guia de Publicações

Esse guia permite que você selecione conteúdos e publicações postados ou salvos por você. Portanto, você pode sim fazer uma curadoria de conteúdos de outros usuários. Como você pode ver abaixo, o perfil @vitaalere criou um Guia de Publicações com uma pequena introdução em texto e um título para cada conteúdo.

Guia de Publicações


Guias do Instagram4 formas de criar conteúdo no Guias do Instagram

O Guias do Instagram pode ser usado de diversas maneiras estratégicas. Por se parecer com um blog interno da rede social, suas possibilidades são infinitas. Veja então alguns exemplos de criação de conteúdo para o Guias:

1. Curadoria para plataformas de notícias

Ao contrário do que muitos pensam, jornais e sites de notícias também podem usar o Guias de forma natural, pois é possível reunir várias notícias sobre um mesmo tema em um Guia, o que qualifica a experiência do cliente. Por exemplo, um jornal poderia juntar todas as notícias relevantes sobre COVID-19 em um só Guia.

2. Curadoria para marcas

Para marcas que usam o Instagram Shopping, é possível fazer uma curadoria de seus próprios produtos, como se fosse um catálogo. Além disso, se você usar a Guia de Produtos, ganha mais chances de aparecer no Explorar, gerando mais visibilidade para seu perfil e, consequentemente, mais compradores.

Contudo, não deixe de criar Guias de Publicações, especialmente se você posta conteúdos e dicas relevantes. O ideal é que as marcas não foquem apenas em seus produtos, mas também em produzir conteúdos de valor. Por isso, aproveite o Guias para reunir os seus melhores posts.

3. Curadoria para influencers

O legal do Guias do Instagram é que ele se tornou uma ótima oportunidade para influencers e creators. Ao criar os seus Guias, você pode indicar marcas e produtos parceiros, outra forma de monetizar o seu Instagram.

No entanto, também não deixe de publicar Guias com os seus conteúdos mais relevantes. Se você é do nicho fitness, por exemplo, é possível compartilhar todos os seus posts relacionados a receitas próprias, exercícios e rotina fit em um só Guia.

4. Curadoria para ONGs

Por fim, não vamos nos esquecer dos primeiros perfis que tiveram acesso ao Guias: as instituições beneficentes. Isso porque elas podem usar o recurso para compartilhar dicas próprias e de outros perfis relacionados a bem-estar, saúde e causas sociais. Ao fazer essa curadoria, portanto, você apoia profissionais da área e ainda ajuda a conscientizar as pessoas.


Conclusão

Enfim, o Guias do Instagram veio para ficar. Afinal, com tantas informações difundidas nas redes sociais e na Internet, é importante que haja uma certa organização de conteúdos. Além disso, através do Guias, você pode acabar sendo descoberto pela indicação de alguém. Então, não hesite em usar essa funcionalidade incrível!

Mas e aí, curtiu a dica? Então, leia também:

8 dicas para atrair novos seguidores no Instagram do jeito certo

6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita

Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?


Referências:

Tudo sobre o Guias do Instagram 

Supporting well-being with Guides on Instagram

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: