Marketing de afiliados: como ganhar dinheiro com o seu blog

marketing afiliadosGanhar dinheiro através da Internet nunca foi tão fácil. Com os avanços da tecnologia, muitas pessoas começaram a trabalhar online e gerar sua renda por meio de e-commerce, dando aulas online e até mesmo com produção de conteúdo para blogs.

Você leu certo: é possível sim monetizar o seu blog e ganhar dinheiro com produção de conteúdo. Se o seu sonho é ser blogueiro ou redator web, você pode realizá-lo com a ajuda do marketing de afiliados.

Afinal, blogs são mídias e marcas pagam as mídias para que sua informação chegue até a audiência daquele canal. Portanto, se você quer saber como usar o marketing de afiliados para o seu benefício, nós vamos esclarecer:

  • O que é o marketing de afiliados?
  • Como se tornar um afiliado?
  • Onde divulgar os seus links?

Continue lendo para saber mais!


o que é marketing de afiliadosO que é o marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é uma vertente do marketing que visa gerar mais vendas para empresas através da indicação de produtos, sejam eles físicos ou não. Funciona assim: o afiliado promove produtos disponibilizados em plataformas de afiliados e ganha uma comissão por isso.

O afiliado pode divulgar o produto através de links no blog, por exemplo. A vantagem desse tipo de divulgação é que ela garante muita credibilidade para a marca, já que o afiliado vai escrever uma avaliação honesta do produto para sua audiência.

Geralmente, blogueiros e digital creators possuem grande influência sobre as pessoas. Por isso, as opiniões deles valem muito para aqueles que leem seu blog e os acompanham nas redes sociais. Foi assim que o marketing de afiliados cresceu e, hoje, existem até programas de afiliados específicos para isso.


como escolher os produtos afiliadosComo se tornar um afiliado?

Para se tornar um afiliado, você precisa estudar as melhores técnicas de marketing digital e de copywriting. Só assim você se tornará um expert nas vendas online. Mas, além disso, existem outras coisas que você deve fazer.

1. Escolha um nicho para atuar

Para você realizar vendas, é preciso escolher o nicho certo para se afiliar. Analise as tendências do mercado e pense em temas que tenham relação com o assunto do seu blog. Uma boa dica é pesquisar no Google Trends os assuntos que estão bombando na Internet.

Portanto, é importante escolher nichos sobre os quais você goste de escrever, já que será muito mais fácil divulgar um produto com o qual você já tenha familiaridade. Suas vendas dependerão estritamente de como você cria suas ações de marketing.


2. Escolha um programa de afiliados

Programas de afiliados são um ótimo recurso do marketing de afiliados, pois eles geralmente disponibilizam inúmeras opções de produtos para você escolher. Além disso, esses programas contam com ferramentas que ajudarão você a fazer as vendas.

Você consegue encontrar várias plataformas online de marcas que possuem programas de afiliados. Para se cadastrar, basta preencher um formulário ou entrar em contato.

Essas são algumas marcas que contém programas de afiliados que vale a pena conferir:

  1. Hotmart: especializados em infoprodutos, como e-books, cursos online e outros produtos digitais;
  2. Amazon: uma das melhores plataformas para produtos físicos de todos os nichos;
  3. Google Adsense: é um programa que exibe anúncios nos blogs e paga por clique;
  4. Awin: é uma ótima plataforma para produtos físicos, conhecida por abrigar muitas marcas famosas de vestuário;
  5. Monettize: especializados em infoprodutos, principalmente cursos e e-books;
  6. Udemy: uma plataforma voltada para cursos online.

Como escolher o produto3. Defina qual produto você irá vender

É necessário definir qual o melhor tipo de produto para fazer o seu marketing de afiliados e pensar se ele combina com o seu nicho. Além disso, leve em consideração os seguintes fatores:

Temperatura do produto

A temperatura de um produto tem o objetivo de informar como um produto está sendo aceito no mercado. No Hotmart, por exemplo, todos os produtos começam com uma temperatura baixa e se elevam conforme as compras aumentam.

Se você tem uma audiência consolidada, é interessante escolher produtos de temperatura elevada, já que suas chances de vender são maiores. No entanto, se você usa o Google Adsense, pode escolher por produtos com uma temperatura mais baixa.


Quantidade de materiais de divulgação

O produto possui um domínio cadastrado? Quais páginas são disponibilizadas pelo produtor? Analise isso antes de escolher um produto e fechar uma parceria.


Sazonalidade

Lembra que falamos de tendência anteriormente? Então, na hora de escolher o produto, também é preciso considerar quais os assuntos em alta no momento. Será que o período é propício para as vendas deste produto ou prejudicial? Vale verificar.


Comissões

Esclareça todas as dúvidas sobre comissões com o Produtor antes de fechar a parceria. Verifique se a comissão é por clique ou por venda, como ela será contada e como você vai receber o dinheiro.


Suporte ao Afiliado

E, por fim, um bom programa de marketing de afiliados sempre tem um bom suporte. Assim, não se esqueça de conferir se o Produtor disponibiliza esse recurso. Dessa forma, você conseguirá entrar em contato rapidamente com o responsável pelo produto para tirar todas as suas dúvidas.


onde divulgar os links de afiliadosOnde divulgar os seus links?

Os links de programas de afiliado funcionam como um rastreador que indica que um lead chegou ao produto, fez a compra ou realizou um cadastro através de uma indicação. Mas para que o marketing de afiliados surta resultado, é preciso divulgar seus links nos canais certos.

Vamos ver quais são eles:

Blog

Se você é autor de um blog, pode escrever sobre o produto durante um artigo e levar sua audiência até ele por meio de um hiperlink textual. Esse é o jeito mais comum para divulgação de links, já que é feito de maneira totalmente natural e confiável. Você também pode linkar para várias plataformas em um só artigo, o que aumenta suas chances de vendas.


Redes Sociais

Você pode aproveitar sua grande audiência nas redes sociais para divulgar seus links. No Instagram, por exemplo, é possível marcar empresas e produtos em vídeos, stories e nas fotos do feed. A vantagem é que você pode falar em vídeo sobre o produto, deixando a comunicação mais direta e pessoal.


Email marketing

Nem todos os programas de afiliados permitem que você divulgue seus links em emails, mas se você participar de um que aceita esse tipo de divulgação, você pode aproveitar a newsletter do seu blog para inserir o produto ali.


Anúncios pagos

Também é possível usar anúncios pagos, como Google Ads, para atingir seu público alvo e divulgar seu produto afiliado. No entanto, cuidado: essa técnica só traz bons resultados se você realmente dominar as ferramentas de criação de anúncio e de segmentação dos Ads. Caso contrário, você pode acabar perdendo dinheiro.

E aí, esse conteúdo foi útil?

Recomendamos a leitura: 9 segredos que ninguém vai te contar sobre email marketing

Leia também:

Monetizze: como funciona essa plataforma para infoprodutores?

Email marketing para afiliados: aumente suas vendas com essa estratégia!


Referências:

Como ganhar dinheiro com afiliado
Melhores lugares para divulgar seu link de afiliado

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: