Referral Marketing – o poder do marketing de indicação nas empresas

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Referral Marketing

Que tipo de propaganda mais te influencia a comprar? Aquela em formato de anúncio nas redes sociais, na TV ou aquela feita espontaneamente pelo seu amigo que já usou o produto?

Se você é mais influenciável pelas indicações e recomendações de pessoas conhecidas, isso não é por acaso. Segundo pesquisas, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um produto quando o descobrem através do boca a boca.

O referral marketing ou marketing de indicação tem tudo a ver com isso. Essa estratégia é uma das mais eficientes dentro do marketing, afinal, é natural que o ser humano deposite mais confiança naquelas pessoas que ele já conhece.

Quer saber o que é referral marketing e como usar o seu poder para alavancar suas vendas? Então, vamos explicar:

  • O que é referral marketing;
  • Por que o boca a boca funciona tão bem;
  • 5 estratégias de referral marketing para você usar na sua empresa.

Vem com a gente!


Referral MarketingO que é referral marketing?

O referral marketing é uma técnica que incentiva e motiva os clientes, colaboradores e parceiros de uma determinada empresa a recomendarem seus serviços e produtos a outras pessoas. Nessa estratégia, muitas vezes são oferecidos benefícios para quem indica.

Você já deve ter ouvido falar do marketing boca a boca, não é? Ele é uma vertente dessa área que se encaixa dentro do referral marketing. E ele nem sempre acontece pessoalmente: as redes sociais, por exemplo, se tornaram ferramentas muito poderosas para quem trabalha com o boca a boca.


Referral MarketingPor que o boca a boca funciona tão bem?

O marketing boca a boca, especialmente aquele que vem de maneira totalmente espontânea, sem pagamentos nem benefícios, funciona muito porque as pessoas levam muito mais em conta a opinião dos amigos do que anúncios que divulgam uma promoção.

Afinal, pense comigo: você confiaria mais em uma marca da qual nunca ouviu falar ou em uma marca da qual seus amigos e familiares já compraram e já tiveram uma experiência positiva?

Recomendações de clientes podem ser muito valiosas, pois elas indicam que você tem clientes satisfeitos de tal forma com o produto que eles fizeram questão de espalhar para outras pessoas.

É nesse contexto que surgem os embaixadores de marcas e influencers. Quando a sua empresa possui clientes que são fãs da sua marca, você precisa aproveitar essa oportunidade e nomeá-los como embaixadores. Mas nós vamos falar mais sobre isso a seguir!

Leia também: O papel do email marketing na retenção e aquisição de clientes


5 estratégias de referral marketing para você usar na sua empresa

Referral Marketing

Bom, para ter mais indicações e recomendações, você precisa primeiramente ter bons produtos e um ótimo atendimento. Do contrário, seus esforços serão em vão. Além disso, existem algumas estratégias que você pode usar para incentivar o referral marketing. Veja abaixo!

1. Dê uma experiência compartilhável aos clientes

Como já falamos anteriormente, as redes sociais servem como ferramentas poderosas para potencializar o marketing de indicação. Muitas marcas conquistam novos clientes porque eles simplesmente viram alguém falando sobre o produto nos stories ou no feed do Instagram. Por isso, é importante fazer o seguinte:

  • Unboxing: incentive o compartilhamento de fotos e vídeos do seu produto. Você pode fazer isso enviando produtos com pacotes personalizados e instagramáveis para que os clientes se filmem abrindo e mostrando o produto;
  • Mimos: outra forma legal de impressionar o cliente é presenteá-lo com algo que ele não esperaria. Envie mimos de surpresa junto com o seu pacote e escreva uma mensagem em um cartãozinho!
  • Capriche na estética: não é novidade que as pessoas gostam de compartilhar coisas bonitas e diferentes. Portanto, capriche no design da embalagem, e se você vende um serviço, procure propiciar uma experiência bonita e agradável.

Leia também: Como vender produtos no Instagram Shopping

2. Crie um programa de indicações

Às vezes, para impulsionar o boca a boca, basta oferecer alguns benefícios aos seus clientes. Você pode fazer isso criando um programa de incentivo que dê brindes, descontos ou pontos para os consumidores que compartilharem um link do produto/serviço com um amigo.

O benefício pode começar a valer se o amigo realiza uma compra ou se ele se cadastra no site, por exemplo.

Vamos ver o exemplo do TikTok: a rede social estava presenteando os usuários que encaminharam um link para um amigo baixar o app. Esses usuários recebiam pontos do Tik Tok, os quais eles podiam trocar por gift cards do Starbucks e de outras marcas legais.

3. Invista em marketing de afiliados

O marketing de afiliados é outra forma de marketing de indicação e ele não deixa de ser também um programa de incentivo. Contudo, o benefício concedido aos usuários nesse caso vem em forma de comissão, ou seja, cash.

Geralmente, criadores de conteúdo, influencers e blogueiros fazem marketing de afiliados, pois eles possuem uma alta visibilidade e influenciam muitas pessoas. Através de um link exclusivo, eles indicam um produto para seu próprio público e recebem uma comissão a cada conversão.

4. Construa relacionamentos

Relacionamentos são a base para qualquer troca. Então, como esperar que um cliente recomende sua empresa se você não investe em construir um relacionamento verdadeiro com ele? Aqui, entra também o atendimento, que deve ser excepcional.

Um bom relacionamento vai além da resolução de problemas padrão que as marcas fazem. Marcas que cultivam relacionamentos entendem as necessidades do cliente e o ajudam de maneira honesta, ou seja, reconhecem que nem sempre o seu produto vai beneficiá-lo. É dessa forma que você vai fidelizar os consumidores.

5. Tenha embaixadores da marca

O embaixador ou defensor de marca é aquele cliente que, por ser tão fã da sua empresa se torna uma espécie de porta voz dela. Investir em uma estratégia de embaixador é ótimo porque essas pessoas acreditam tanto na marca que saberão exatamente como influenciar outros consumidores.

Os defensores da marca podem ser pagos ou não. Geralmente, embaixadores pagos são formados por influencers, blogueiras, youtubers e celebridades que já possuem um grande público. Contudo, é importante ressaltar que ao escolher um influencer, é preciso realmente verificar se ele acredita na sua marca e se o nicho está relacionado ao seu.

O referral marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação e, considerando que muitas pessoas usam adblockers hoje em dia e pulam as propagandas com frequência, ele pode ser a salvação da sua empresa.

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