Marketing Social: porque apoiar causas é importante no mundo das marcas

Por Ações Sociais, Capa, Dicas, Marketing Digital

marketing social

marketing social

Muitas pessoas pensam que o marketing tem, como único objetivo, gerar lucros para uma empresa. Pois saiba que, se você compartilha dessa visão, está muito enganado. E vamos explicar o porquê.

O marketing, como ferramenta de comunicação, também tem o papel de mudar a sociedade ao seu redor. Dessa forma, a propaganda influencia o dia a dia das pessoas, passando mensagens que ficam em nosso subconsciente. Portanto, por que ela deveria se eximir da responsabilidade social?

É nesse contexto que entra o marketing social. Com a conscientização social da população aumentando cada vez mais, é importante que as empresas sigam também esses passos.

Vamos ver a seguir o que é o marketing social e como você pode implementá-lo na sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos:

  • O que é marketing social?
  • Como implementar essa estratégia no seu negócio?
  • Cases de sucesso: o marketing social nas empresas.

Vamos lá!


mas então o que é marketing socialO que é marketing social?

O marketing social é uma junção de técnicas de marketing que tem o objetivo de difundir uma ideia ou mensagem com fins sociais. Então, sim: o propósito não é focar na venda de produtos e serviços, mas sim na imagem da empresa perante a sociedade.

No contexto global no qual nos encontramos, as pessoas não querem mais consumir somente por consumir. Elas se preocupam com os processos de produção e as políticas das empresas. Elas valorizam marcas que mostram preocupação com o meio ambiente, o transporte, a saúde pública, a educação, a inclusão social, dentre outros temas.

Mais do que passar uma imagem positiva da sua empresa, com o marketing social, você conscientiza o público, contribuindo para mudanças de comportamento positivas e eliminando problemas sociais. E essa é uma das grandes qualidades do marketing.

É por isso que vale a pena implementar o marketing social. Empresas não devem fazer vendas a qualquer custo, mas sim se comprometer com o bem da sociedade.

Leia também: Social CRM – O que é? Como posso utilizá-lo?


então, como implementar o marketing socialComo implementar essa estratégia no seu negócio?

Já vimos acima que o marketing social contribui com as mudanças sociais. Contudo, como instaurar essa política na sua empresa? Continue lendo, pois vamos dar algumas dicas úteis que vão te ajudar.

Escolha uma causa

O primeiro passo é escolher uma causa para apoiar. Você pode selecionar mais de uma, é claro, mas procure focar em causas que tenham alguma relação com sua empresa e nas quais realmente acredite.

Aqui, também pode entrar um outro tema: as crises nas empresas. Quando um negócio sofre uma crise, é importante que ele passe a apoiar causas que lutam contra esses problemas para reforçar seu posicionamento.

Por exemplo: as lojas Renner sofreram críticas nas redes sociais devido ao vazamento de um vídeo que mostrava um cliente homossexual sendo agredido. O público criticou a falta de ação dos seguranças da loja. Mais tarde, a marca se desculpou e, para reforçar seus valores, iniciou uma parceria com um fórum de empresas e de direitos LGBTQ+.

Outro é exemplo é a crise mundial do coronavírus, que afeta empresas, pessoas e a saúde pública. Diversas marcas estão fazendo doações para instituições nesse momento delicado.

Pense nas suas ações

Depois de escolher a causa, estabeleça suas ações. Você vai fazer doações em dinheiro, vai desenvolver um projeto social próprio ou vai apenas fazer uma campanha de conscientização?

Lembre-se que não adianta nada apoiar uma causa publicamente e não mudar seus processos internamente. Se você tem uma empresa de maquiagem que é contra os testes em animais, seus processos de produção devem seguir esse mesmo valor.

Faça campanhas de marketing social

Você desenvolveu um projeto social. E agora? Bem, ninguém vai ficar sabendo sobre isso se você não divulgá-lo. Então, use estratégias de marketing digital para que a sua audiência fique por dentro de tudo.

Esses são alguns tipos de campanhas que você pode fazer para divulgar suas ações sociais:

Tenha parceiros

Uma boa estratégia para agilizar suas ações de marketing social é fazer parcerias com outras empresas, instituições e figuras influentes. Afinal, quanto mais pessoas engajadas em uma causa, maior a probabilidade dela ser resolvida.

Além disso, suas ações terão mais visibilidade, já que, com a ajuda dos parceiros, elas chegarão aos olhos de um novo público.


Cases de sucesso: o marketing social nas empresas

Veja alguns exemplos de campanhas de marketing social que fizeram sucesso no Brasil e ao redor do mundo.

Salve o papel, salve o planeta

A organização World Wildlife Fund (WWF), que luta pela preservação do meio ambiente, realizou uma ação em banheiros públicos. Nesse sentido, eles implantaram um dispenser de papel toalha que mostra uma imagem da América do Sul.

Portanto, quanto mais os papéis são usados, menos verde a Amazônia se torna, o que reflete a relação entre o desmatamento e o uso indiscriminado de papel.

case de marketing social

O objetivo da campanha era conscientizar as pessoas a economizarem papel, o que foi feito com grande maestria.

McDia Feliz

O McDonald’s é uma rede de fastfood que apoia causas sociais frequentemente. A ação McDia Feliz é mais um exemplo de um projeto incrível de marketing social que ajuda crianças e adolescentes com câncer.

case de sucesso de marketing social

Todo valor arrecadado com a venda do sanduíche BigMac é encaminhado para organizações que lutam contra o câncer.

Dumb Ways to Die

A campanha Dumb Ways to Die ficou muito famosa ao redor do mundo, principalmente devido ao seu cativante jingle. Em resumo, a empresa Metro Trains, responsável pela campanha, tinha o propósito de conscientizar os jovens à respeito da importância da segurança nos metrôs.

Assista abaixo a campanha:

A campanha viralizou em pouco tempo, conseguindo atingir 30 milhões de views no Youtube em apenas duas semanas.

Dove Retratos da Real Beleza

A Dove lançou um projeto de marketing social para aumentar a autoestima de mulheres que se sentem inseguras e não se consideram bonitas. Na ação, um desenhista de retratos falados desenha essas mulheres de acordo com suas descrições de si mesmas e de acordo com as descrições de estranhos.

É muito interessante ver a comparação das duas versões do retrato e perceber como muitas mulheres se enxergam com uma dura autocrítica.

Assista à campanha:

O marketing social é uma ferramenta que gera mudanças positivas; portanto, independente da causa que você escolher, pode ter certeza de que sua empresa estará contribuindo para um mundo melhor e mais justo.

Gostou do conteúdo? Então, leia também:
5 técnicas de brainstorming para você ser mais criativo


Referências:

What is Social Marketing? How to Implement it?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!