O que é um influencer digital e como se tornar um?

influencer digital Com o desenvolvimento da tecnologia e da Internet, passamos a viver sob novos paradigmas. Antigamente, os grandes produtores e as grandes corporações eram os que mantinham o monopólio das mídias. Além disso, tudo era voltado para as massas.

Hoje, as coisas mudaram. Pessoas comuns podem produzir conteúdo, e não apenas os executivos de cinema e da TV. Diversos cantores, atores, comediantes, blogueiras e produtores de conteúdo foram descobertos e ficaram famosos graças ao mundo incrível da Internet.

Desde então, surgiu o termo influencer digital, que define os profissionais que ganham seu pão influenciando pessoas. Quer entender como você pode se tornar um deles? Então, vamos explicar:

  • O que é um influencer digital;
  • Como um influencer digital pode ganhar dinheiro;
  • 5 dicas para se tornar um influencer digital de sucesso.

Chega mais!


influencer digital O que é um influencer digital?

Um influencer digital é alguém capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Boca Rosa, Camila Coutinho, Manu Gavassi e Whinderson Nunes, certo? Eles são ótimos exemplos de influenciadores.

Ao contrário do que muitos pensam, ser influencer digital é sim uma profissão. Com toda certeza, é possível ganhar dinheiro influenciando e impactando pessoas. Esse é um dos grandes poderes das redes sociais.

As marcas investem cada vez mais em marketing de influência e, por isso, ser um influenciador é uma grande oportunidade. Hoje, as pessoas se tornaram muito mais propícias a comprar quando recebem uma indicação de produto de alguém que confiam.

Com consumidores mais exigentes, a busca por vídeos de unboxing, reviews e indicações de marcas cresceu a toda velocidade.


influencer digital Como um influencer digital pode ganhar dinheiro?

Segundo pesquisas, 91% dos compradores confiam em avaliações online na mesma medida em que confiam na opinião de amigos e da família. Isso nos mostra que o cenário atual da influência digital é muito positivo. Mas além de participar de campanhas, como os influencers podem ganhar dinheiro online? Veja abaixo!

Posts patrocinados

Os posts patrocinados são um tipo de post onde o influencer digital indica um produto, ganhando um valor por aquela indicação. No entanto, é preciso ter cuidado para fazer esse tipo de monetização: indique apenas produtos e serviços nos quais confia e que estejam relacionados com o seu nicho e estilo de vida.

O anunciante orienta sobre as informações que devem ser escritas ou faladas no post e, na maior parte das vezes, o influencer participa ativamente da produção da campanha para que a indicação soe o mais autêntica e genuína possível.

Também é recomendado que você enfatize quando está fazendo um post patrocinado através de hashtags ou de uma nota no post.

Anúncios

Essa forma de monetização é muito comum em plataformas de vídeo como o Youtube, e até mesmo em blogs. Em resumo, os influenciadores se inscrevem no Google Adsense para veicular anúncios durante seus conteúdos, podendo ser em formato de banner ou vídeo. Toda a vez que alguém clicar no anúncio, o influencer recebe um valor.

A desvantagem é que você precisa ter um tráfego alto para que a quantia em dinheiro valha a pena.

Marketing de Afiliados

O influenciador que monetiza seu conteúdo através do marketing de afiliados ganha dinheiro se afiliando a um produto.

O objetivo é indicar o produto para que seus seguidores o comprem. Então, o influencer digital ganha uma comissão a cada venda feita

É claro que há outras formas de ganhar dinheiro sendo influencer digital, como a participação em eventos e em palestras. No entanto, essas 3 citadas acima são as mais comuns e rentáveis.


influencer digital 5 dicas para se tornar um influencer digital de sucesso

Se tornar influenciador não é tarefa fácil. Você precisa entender muito de marketing digital, estratégia e relacionamento. Apesar disso, nós estamos aqui para dar algumas dicas, justamente para encurtar e facilitar um pouco o seu caminho.

1. Escolha o seu nicho

Sem um nicho bem definido, seu público-alvo pode ficar confuso. E com o boom de influenciadores, fica mais fácil se destacar se você fala com um público mais específico e nichado. Então, evite nichos muito genéricos como lifestyle.

Um exemplo legal é a influenciadora Vic Gaibar, que ensina a produzir conteúdo com foco em vídeos e aplicativos.

como se tornar um influencer digital

2. Crie conteúdo de valor

Criar conteúdo de qualidade é indispensável se você quer se tornar digital influencer. Vá além das fotos bonitas com filtros: resolva a dor da sua persona, pense em como você pode ajudá-la.

Para isso, fique de olho em seus concorrentes e crie um conteúdo ainda mais rico. Por exemplo, se você é do nicho de moda, ao invés de apenas postar fotos com uma legenda genérica, por que não dar dicas de estilo e de combinações para quem te segue?

3. Interaja e incentive a interação

O influencer digital não é ninguém sem o seu público, certo? Então, não ignore seus seguidores ou ao menos tente responder uma boa parte deles. As pessoas gostam de acompanhar influenciadores justamente porque eles passam a sensação de ser “gente como a gente” e isso inclui responder mensagens.

Além disso, estimule seus seguidores a interagirem com você. No Instagram, aproveite todos os recursos interativos, como as enquetes, os quizzes e as caixinhas de perguntas. Fazer lives também é uma ótima maneira de incentivar esse relacionamento mais próximo entre você e seus fãs.

4. Tenha um mídia kit

No início, talvez você tenha que ir atrás das marcas. Então, é uma boa estar sempre preparado com um mídia kit em mãos, para que você passe uma imagem de profissionalismo.

Um mídia kit é um pacote com materiais e informações sobre o seu trabalho de produtor de conteúdo. Pense que ele é como se fosse um equivalente a uma apresentação comercial: você coloca dados sobre seu público, seu engajamento, cases de sucesso com outras marcas, orçamento, entre outras coisas.

Veja o exemplo abaixo:

como ser um influencer digital

5. Colabore com outros influencers

Muitos influencers digitais acabam conquistando mais seguidores através de parcerias e colaborações. É o caso do vídeo colaborativo de Giovanna Ferrarezi e Nath Araújo, duas influenciadoras de nichos similares que se juntaram para papear um pouco sobre suas histórias e inspirações.

parcerias entre influencers

Mas cuidado com essa prática: evite ser aquele influenciador chato que fica pedindo parceria sem nunca ter interagido na vida com a outra pessoa, ok?

Curtiu? Então, leia também:

Infoprodutos: como ganhar dinheiro online com conteúdo

Monetizze: como funciona essa plataforma para infoprodutores?

Email marketing para afiliados: aumente suas vendas com essa estratégia!

Tags no Youtube: como escolher para aparecer mais nas pesquisas?

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: