Como usar o roadmap para chegar onde você quiser com a sua empresa

 

Se alguma vez você já sentiu um frio na barriga ao imaginar o caminho que lhe separa dos seus objetivos, saiba que não é o único. É comum ver casos de pessoas que se perdem no meio das etapas e acabam se distanciando do que querem. É justamente para guiar esse caminho e evitar dispersões que existe o roadmap.

Esse artigo vai explicar como essa ferramenta surgiu, quais são os seus diferenciais e como ela pode ser usada para reduzir, facilitar e aprimorar a jornada de empresas e profissionais no mercado. Essa é uma leitura estratégica para profissionais de marketing, gerentes de vendas e empresários interessados em melhorar suas campanhas de vendas, bem como pessoas interessadas em planejamentos estratégicos.

Lembre-se de anotar os pontos mais importantes e salvar esse material para consultá-lo sempre que necessário. Combinado? Então vamos lá e boa leitura.

O que é e como surgiu o roadmap?

Quando você precisa ir até um lugar, traça um caminho mental que resume a melhor rota possível. O roadmap é uma técnica que faz uma referência a essa prática, adaptando-a para o segmento do marketing e das vendas e materializando a jornada de pessoas e empresas até um determinado ponto.

Apesar de ter sido criado para a área de informática, esse conceito foi acolhido por outros setores que viram um enorme potencial nele. E eles estavam certos: hoje, essa estratégia é muito bem vista pelos profissionais do planejamento e faz parte dos projetos de empresas multinacionais.

Trata-se de uma representação visual ou de um documento que vai descrever metas, marcos e atividades, tornando-se uma espécie de estrutura para alcançar metas.

 Como criar um roadmap?

A esse ponto, você deve estar se perguntando o que diferencia o roadmap de produto de um planejamento comum. Não se preocupe, essa dúvida é bem normal. Mas a verdade é que a forma como cada um desses documentos é feito e interpretado pode variar bastante.

Aqui vai um resumo de como funciona o roadmap para que você consiga visualizá-lo com mais precisão e entender o motivo dele ser tão valioso para líderes e gestores.

    • Definição de objetivos e metas:
      Antes de criar um mapa, você precisa saber quais são os seus pontos de partida e de chegada. É importante definir metas com clareza e transparência, para evitar que a jornada acabe se perdendo e chegando em pontos que não são tão interessantes. Identifique o que você quer e siga firme até chegar lá.

    • Priorização de requisitos e recursos:
      Imagine que você tem uma loja de equipamentos de surf e quer conseguir comercializar para todo o litoral brasileiro. É evidente que você precisará contar com recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais. Tudo isso precisa ser calculado para que as etapas do processo sejam encaradas com realismo. Do contrário, seu roadmap pode virar uma utopia.

    • Priorização de cada tarefa e atividade:
      Todas as etapas de um roadmap são importantes, mas algumas delas merecem mais atenção ou esforço. Determine a ordem das atividades e a relevância de tudo o que precisa ser feito.

    • Criação da linha do tempo:
      Chegamos ao ponto em que as tarefas serão divididas em uma linha do tempo. Nessas horas, vale buscar referências em calendários, infográficos, gráficos de Gantt ou outras representações visuais do seu gosto.

    • Inclusão de marcos e milestones:
      Alguns momentos da sua jornada vão ser considerados excepcionalmente críticos. Eles são conhecidos como marcos ou milestones e devem ser sinalizados com antecedência.

    • Comunicação e alinhamento:
      O roadmap não deve ficar esquecido em uma gaveta. Divulgue-o entre seus colaboradores, gerentes, investidores ou stakeholders que devem ver o valor do seu planejamento e contribuir com ações estratégicas de desenvolvimento pessoal ou profissional.

    • Gestão de mudanças:
      As circunstâncias mudam o tempo todo, e o seu roadmap deve estar alinhado à essa realidade. Faça atualizações constantes e trabalhe com adaptações sempre que necessário.

    • Acompanhamento e avaliação:
      Fique de olho no progresso do roadmap. Veja se as datas estão sendo respeitadas e se as milestones foram atendidas.

    • Feedback:
      Peça por feedbacks e mantenha sua cabeça aberta para sugestões que podem lhe ajudar a alcançar metas com a mesma eficiência, mas de forma mais rápida ou prática. Do desenvolvimento de produto até a sua distribuição, sempre há formas de melhorar.

Dicas para ter sucesso no roadmap

Se você está interessado no tema “roadmap”, provavelmente visa o sucesso da sua companhia ou dos seus projetos pessoais. Pensando nisso, nós trouxemos 10 dicas para aumentar suas chances de ter bons resultados e alcançar as suas metas.

  • Antes de começar, verifique se os objetivos estratégicos e requisitos são condizentes com os recursos disponíveis;
  • Envolva diversas partes interessadas para garantir que as expectativas estejam alinhadas desde o começo;
  • Evite adicionar muitos elementos no roadmap, pois isso vai diluir os seus esforços;
  • Seja realista com prazos para gerir melhor as etapas e diminuir as frustrações;
  • Celebre conquistas sempre que elas forem alcançadas. Isso vai dar um senso de que a dedicação está sendo recompensada e aumentar a força de vontade da equipe;
  • Comunique-se com respeito e clareza, mostrando exatamente quais são os próximos passos e como eles podem ser alcançados;
  • Esteja pronto para se flexibilizar e acolher as mudanças que estão por vir;
  • Integre metodologias ágeis à sua programação para criar fluxos mais eficientes e dinâmicos.

Como automatizar sua comunicação para melhorar seu roadmap?

Quando o seu roadmap estratégico estiver pronto, é possível que você o olhe e pense que nunca vai conseguir fazer tudo a tempo. E se você estiver sozinho nessa jornada, é possível que esteja certo. No entanto, é sempre válido lembrar que existem muitas alternativas para te ajudar.

Com uma plataforma de automação, você não precisa criar tantos emails pontuais e elabora ações personalizadas para manter seu relacionamento com o público. Assim, vai sobrar mais tempo para gerenciar o progresso das ações indicadas no seu roadmap.

A Dinamize conta com diversos recursos para quem tem a mente focada em alcançar grandes objetivos – seja na geração de leads qualificados, nas vendas ou na retenção de clientes. Caso tenha interesse, faça um teste gratuito e ver se as soluções apresentadas funcionam para o seu estilo de trabalho.

Sendo assim, temos certeza de que o seu roadmap vai ter muito sucesso e de que você vai atingir suas metas conforme o planejado.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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